18 dezembro 2009

MARKETING - Guitarras feitas só para garotas.

Fonte: Portal PEGN

Empresa oferece designs femininos e produtos leves para mulheres de todas as idades

 Divulgação

A Daisy Rock é uma empresa fundada em 2000 que desenvolve guitarras, baixos elétricos e acessórios destinados ao público feminino. Até o final de 2008, 25 mil unidades já haviam sido vendidas. A fundadora epresidente da empresa, a norte-americana Tish Ciravolo, é uma pioneira na produção de instrumentose envolve-se no mundo musical. Hoje, os produtos daDaisy Rock Guitars estão disponíveis em mais de 20 países, inclusive no Brasil. Inspirada por suas duas filhas, a ideia de Tish é que mulheres de todas as idades possam experimentar o mundo musical e encontrar produtos que tenham sido feitos especificamente para elas.

Atualmente, a Daisy Rock oferece uma série de guitarras diferentes para garotas de todas as idades. As mais novas podem aproveitar a linha Debutante, que possui formatos como borboleta, margarida, estrela e coração. Mulheres mais velhas podem utilizar as outras linhas da empresa, que pregam por qualidade de som e pelaleveza. Entre algumas artistas famosas que utilizam os produtos da Daisy Rock estão sucessos femininos demúsica pop como Avril Lavigne, Miley Cyrus, Hilary Duff e Cansei de Ser Sexy (CSS).

16 dezembro 2009

COMPORTAMENTO - Bom atendimento é mais importante para consumidor do que qualidade, revela pesquisa.

Fonte: Portal PEGN

Estudo ouviu 1350 brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Ao comprar um produto, o bom atendimento é mais importante para os consumidores do que o preço ou a qualidade. É o que mostra a pesquisa “As empresas que mais respeitam os consumidores”, realizada pelo Grupo Padrão em parceria com a consultoria Shopper Experience. O estudo ouviu 1350 brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmam que ser bem atendido é o fator principal quando consomem, 26% se preocupam primeiro com a qualidade e 24% compram de acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% acham o preço importante na hora de decidir o que comprar. Roberto Meir, especialista em relações de consumo, diz que o resultado já era previsível. “Os brasileiros estão cada vez mais exigentes porque conhecem seus direitos e cobram das corporações que eles sejam cumpridos”, afirma.

Opinião por Regiões
A pesquisa verificou também que os consumidores paulistas são os mais exigentes em relação ao atendimento e 76% deles acham fundamental ser bem recebidos nas lojas, seguidos pelos mineiros (74%) e gaúchos (61%). Quanto à qualidade, os moradores de Porto Alegre são os mais atentos e 43% levam este fator em consideração. Em São Paulo o índice foi de 27% e em Belo Horizonte, 25%.

Os cariocas acham que preço justo é essencial e para 21% dos entrevistados este é o critério que determina a compra. Os moradores de São Paulo são os que menos se importam com os preços e apenas 5% dizem que dão importância a quanto vão pagar.

15 dezembro 2009

TECNOLOGIA - Google anuncia sistema de busca baseado em imagens.

Fonte: Veja Online

O Google anunciou no início desta semana um novo serviço de buscas chamado Goggles. O mecanismo, exclusivo para celular, permite que os usuários façam pesquisas na web por meio de fotografias produzidas com o auxílio de um aparelho móvel.

A infra-estrutura do sistema, baseada em um banco de dados com bilhões de imagens, analisa e reconhece a fotografia pesquisada. Segundo Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, o mecanismo pode reconhecer capas de livros, CDs, lugares, pontos turísticos e logotipos.

"Nosso objetivo é reconhecer qualquer imagem", disse Gundotra. "O Goggle representa nossos primeiros esforços no campo da computação visual. Você pode tirar fotos de qualquer coisa e utilizar essa imagem para fazer uma pergunta", completou o engenheiro.

De acordo com os desenvolvedores, o Google Goggles trabalha muito bem com certos tipos de imagens - ainda não funciona perfeitamente com todas. A nova ferramenta foi anunciada junto do sistema de buscas em tempo real, divulgado durante um evento realizado no Museu da História do Computador, na Califórnia, EUA.

Gundotra demonstrou um exemplo de como o serviço funciona por meio de uma foto tirada do templo de Itsukushima, uma importante referência turística do Japão, capaz de ser reconhecida pelo sistema mesmo que o mecanismo não leia informações no idioma japonês.

Embora a novidade do Google seja capaz de reconhecer faces, essa opção não foi disponibilizada ao público. Por questões de segurança, a empresa decidiu não permitir buscas baseadas na tecnologia de reconhecimento facial.

11 dezembro 2009

ARIQUITETURA - Aqua Tower, prédio com design de rocha do mar.

Fonte: www.studiogang.net

Bem interessante o projeto da Studio Gang Architects, que, baseando-se no visual da natureza, criou o Aqua Tower. Um prédio com mais de 250 metros de altura, que usa o jogo de concreto e espelhos para representar o mar e as erosões nas pedras.

Em meio a vários prédios tradicionais de Chicago, o Aqua Tower surgirá como uma nova perspectiva para o visual da cidade. Esse tipo de arquitetura é legal pois quebra o paradigma de que prédios devem ser sempre quadrados e retos, adicionando curvas e um design inusitado.

Parece que ainda está em construção, mas quero só ver quando ficar pronto!!

Veja algumas fotos:

08 dezembro 2009

TENDÊNCIAS - Empresa londrina divulga as principais tendências de consumo para 2010

Fonte: Portal PEGN

A cultura urbana ganhará força e os consumidores estarão mais sofisticados e exigentes

A trendwatching.com, empresa londrina especializada em tendências, divulgou nesta segunda-feira (7) um estudo sobre as principais tendências de consumo para 2010 em diversos segmentos. A cultura urbana ganhará força e os consumidores estarão mais sofisticados e exigentes. Qualquer produto ou serviço lançado será testado em tempo real devido à maior interligação entre os indivíduos.

A pesquisa constatou que a vida online tem estimulado encontros no mundo real, o que contraria todas as previsões de um futuro virtual e isolado. As pessoas estão mais conectadas e a oportunidade de negócios na internet é extensa, mas ainda haverá espaço para quem souber inovar e fazer a ligação entre o real e o virtual.

Com os símbolos de status cada vez mais fragmentados, o que é luxo será ditado pelos consumidores e não imposto pelas empresas do segmento como vinha ocorrendo há alguns anos. Rastreamento e alertas são as novas buscas e o consumidor vai expandir a esfera de controle.

Produtos ecologicamente corretos continuam em alta. Corporações e governos estão mais conscientes e vão incentivar as populações a serem verdes. A legislação se tornará, aos poucos, rigorosa para quem agredir o meio ambiente. Projetos de generosidade também são vistos com bons olhos.

02 dezembro 2009

COMPORTAMENTO - Retrospectiva de busca na internet em 2009, pelo Google.

Fonte: http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2009/regional.html#brazil

Apesar de o ano de 2009 ter sido marcado por notícias da crise financeira internacional, gripe suína, disputa pelas olimpíadas, escândalos políticos e grande catástrofes, os brasileiros em 2009 tocaram a vida como de costume. Pelo menos na internet! Entre os termos mais buscados deste ano, destacam-se os ligados às redes sociais, entretenimento e diversão. Mas nem tudo é diversão, a busca por termos relacionados ao comércio eletrônico, home banking, serviços públicos e economia em geral também tiveram presença expressiva nas buscas. A internet já não é mais um meio de nicho e faz parte da vida cotidiana de cerca de um terço da população, e reflete seus hábitos e preferencias. Um contingente que busca na plataforma assuntos de interesses individuais ao mesmo tempo em que se ocupam dos grandes temas, e reflete os principais interesses dos brasileiros. Do ponto de vista das buscas no Google, os brasileiros interagem via web sobre um tripé: redes sociais (e diversão), serviços e consumo, mas essencialmente por um viés otimista.

2009: gripe suína e futebol

Emergentes

  1. twitter
  2. enem 2009
  3. controlar
  4. lady gaga
  5. emprega sp
  6. BBB9
  7. youtube videos
  8. concursos 2009
  9. lua nova
  10. vagalume ouvir musica

Esportes

  1. globo esporte
  2. jogos de futebol
  3. corinthians
  4. lancenet
  5. palmeiras
  6. flamengo
  7. gazeta esportiva
  8. sporTV
  9. esporte interativo
  10. futebol ao vivo

Entretenimento

  1. orkut
  2. youtube
  3. jogos
  4. jogos de meninas
  5. vagalume
  6. kboing
  7. habbo
  8. meebo
  9. ebuddy
  10. frases de amor

Mais Populares

  1. orkut
  2. youtube
  3. hotmail
  4. baixaki
  5. yahoo
  6. globo
  7. uol
  8. tradutor
  9. jogos
  10. msn

Personalidades mais buscadas

  1. michael jackson
  2. sandrinha
  3. barbie
  4. ana maria braga
  5. joao bidu
  6. victor e leo
  7. robert pattinson
  8. mulher melancia
  9. marcelinha
  10. lady gaga

Google Maps mais buscados

  1. campinas
  2. sao paulo
  3. santa maria
  4. belo horizonte
  5. curitiba
  6. cuiaba
  7. porto alegre
  8. joinville
  9. brasilia
  10. vitória

Para quem tiver interesse, a home do Zeitgeist de Fim de Ano do Google é http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2009/ Lá é possível ver um retrsospecto das buscas na Internet de vários países.

01 dezembro 2009

MARKETING - Perspectivas para o Marketing Digital em 2010

Fonte: HSM Online

Enquanto observamos uma queda nos investimentos publicitários online em 2009 nos EUA, no Brasil o que temos visto é exatamente o contrário: uma expansão rápida e aparentemente irreversível, com perspectivas de crescimento no volume total em torno de 30%. Dentre os setores da economia que mais têm ampliado esses investimentos, podemos destacar o automobilístico, da construção civil, de eletro-eletrônicos, entre outros.

Há também um crescimento observado nos investimentos para implantação ou expansão de negócios online, em que se destaca a participação das micro e pequenas empresas. Esse fenômeno tem sido observado ao longo de 2009, o que tem ocasionado uma redução na enorme concentração de faturamento que ainda persiste em poucos e grandes players.

Um dos setores com grandes perspectivas de expansão no e-commerce está o de conveniência, como farmácias e produtos para presentes. Um segmento que ainda é muito incipiente e pode vir a crescer no futuro é o de vestuário e acessórios, pois apresenta baixa adesão no Brasil, em comparação aos outros países, em que a resistência a essa modalidade de compra é menor.

O crescimento no volume de investimentos será visto também na aquisição de ferramentas de suporte ou “retaguarda”. Esses investimentos se referem à necessidade de monitoramento de redes sociais, com a contratação de equipes dedicadas ou empresas terceirizadas para acompanhar a situação das marcas na web, bem como estruturar a melhor forma de interação. Esse tipo de serviço é fundamental para as empresas que desejam entender e aprimorar o relacionamento com seus diversos públicos na web.

Outro serviço de retaguarda que também crescerá está relacionado às ferramentas de mensuração de resultados. Afinal, as empresas vêm percebendo cada vez mais a importância de avaliar os investimentos realizados e aperfeiçoar continuamente suas ações por meio de um trabalho empírico, pois os resultados são absolutamente diferentes de empresa para empresa, de segmento para segmento e essa variação faz com que seja necessário desenvolver ferramentas próprias.

Outra tendência é a busca por mais conhecimento, por parte das empresas, sobre o funcionamento das ferramentas de busca. O que se observa ainda é que muitos investimentos são feitos no desenvolvimento de sites corporativos, mas sem grande preocupação com uma efetiva “presença digital”, que é o fator primordial para contribuir com a localização, ou “encontrabilidade”, da empresa na web. Afinal, como se sabe, cada vez mais esse é um fator de sucesso ou fracasso para as instituições, dado o hábito de uso dos buscadores de todos os tipos, por palavras-chave, como Bing, Google e Yahoo!, de vídeos, de preços, entre outros.

Esse movimento de migração das verbas para o marketing digital também está relacionado ao fato de se poder chegar mais próximo do marketing one-to-one, idealizado pelos profissionais de marketing direto há 20 anos e que agora se torna realidade por meio do uso inteligente dos dados, sobre os consumidores. Esse uso inteligente dos dados pode ser observado no exemplo da Amazon, que aprimora continuamente sua operação.

A busca de conhecimento, que vem ocorrendo nas empresas, impacta também os profissionais de marketing, publicidade, imprensa, enfim de todas as áreas, de forma tão frenética como nunca foi visto antes. Isso porque a internet imprime uma velocidade alucinante, que faz com as pessoas se sintam completamente alienadas em questão de pouco tempo.


Por Sandra Turchi para o Mundo do Martketing (Sandra é superintendente de Marketing da ACSP - Associação Comercial de São Paulo – e professora e palestrantes sobre Estratégias de Marketing Digital – ESPM)

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br