26 janeiro 2010

COMUNICAÇÃO - É melhor fazer você mesmo.

Por Guilherme Soares

Essa campanha da agência Leo Burnett de SP é daquelas que deixa o "cabra" pensativo! A Leroy Merlin, que está entre as duas maiores redes varejistas na área da construção civil no país, abraçou a campanha "You´d better do it yourself" (tradução: é melhor fazer você mesmo). As cenas da campanha mostram o marido chegando em casa e sendo surpreendidos pelo encanador, eletricista, paisagista... e por ae vai.

Confiram:



22 janeiro 2010

COMUNICAÇÃO - Campanha publicitária para time de futebol

Por Guilherme Soares

Campanha publicitária para time de futebol não é uma coisa muito comum. Ainda mais se o time for da segunda divisão. No entanto, o time Haltern, da segunda divisão de futebol da Alemanha, investiu na sua imagem e pôs a agência Scholz&Friends para trabalhar.

A conclusão do trabalho é essa que você pode ver logo abaixo, muito boa. Gostaria de ver meu time com uma campanha deste tipo, bem bolada!


"Existe um lago em Haltern. Feito pelas lágrimas de nossos oponentes."

"Haltern não é um SPA. Mas lhe daremos um banho de lama de qualquer jeito."

"Você pode ir embora de Haltern com presentes. Mas sem nenhum ponto."

"Não existem indústrias em Haltern. Exceto pela nossa máquina de gols."

"Haltern tem uma ponte para Münsterland. Mas não deixaremos ninguém passar."

21 janeiro 2010

MARKETING - Estudo sobre perfil de consumo da geração Y de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Fonte: Portal PEGN

Poder aquisitivo e nível social trazem diferenças na hora de comprar e escolher marcas; apesar de viverem na internet, ainda preferem o telefone na hora de fazer reclamações


Um estudo conduzido pela empresa de pesquisa Bridge Research revelou o perfil da geração Y – jovens nascidos entre 1978 e 1990 -, o que pensam em relação a assuntos como política, comunicação, dinheiro e seus hábitos de consumo. O trabalho foi baseado em entrevistas pessoais com uma amostra de 672 pessoas na Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro e Grande Porto Alegre, universo estimado em cerca de oito milhões de indivíduos, sendo 48% de homens e 52% de mulheres das classes A, B e C com idades entre 18 e 30 anos.

“Características como valorização do jovem e da juventude, além de forte influência da cultura do hedonismo estão presentes nos jovens Geração Y, que são autores da maioria dos blogs e gestores de comunidades nas redes sociais”, afirma Renato Trindade, presidente da empresa.

A pesquisa mostra que embora existam semelhanças comportamentais entre seu integrantes, há diferenças que são determinadas pelo poder aquisitivo e o nível social. Isso pode ser verificado nos resultados da pesquisa, na análise dos locais de compra, frequência das viagens e de consumo, posse de itens de conforto e velocidade de acesso a novidades.

O executivo detalha que a idade também traz grandes diferenças. Os nascidos entre 1978 e 1980 apresentam mais responsabilidade, maior estrutura de gastos, valores da Geração Y menos cristalizados, dão maior valor à visão da família e aos estudos. Os que nasceram entre 1990 e 1995, estão mais atrelados aos valores da Geração Y, têm menor estrutura de gastos e maior envolvimento com tecnologia e inovação.

Veja abaixo alguns destaques da pesquisa:

Vida profissional
O trabalho é para a Geração Y sinônimo de dinheiro, estabilidade financeira. O sentir-se ativo e feliz é parte importante, mas tem que ter um propósito maior – crescer financeiramente é uma meta que deve ser alcançada rapidamente na percepção dos Y’s. No universo de desejos profissionais, o estudo aponta palavras-chave: prazer no que faz; fazer o que gosta; saber realizar; produzir; desenvolver; executar; ter benefícios; ser remunerado; ter dinheiro; se sustentar; ativo; útil; fazer parte da sociedade e evoluir.

Comunicação
O estudo mostrou que, pouco a pouco, a Geração Y está se afastando do hábito de comprar e ler jornais – substituídos sumariamente pela tevê e internet por “entregar” a informação com rapidez e qualidade. O rádio não é o preferido, mas foi apontado como útil e prático.

Dinheiro
O dinheiro é resultado do trabalho e significa independência e estabilidade. Com essa percepção, a Geração Y acredita que dinheiro e estabilidade são mecanismos para a obtenção de prazer. Máximas como: “poder sobre as pessoas”, “estabilidade financeira”, “mal/bem necessário”, “futuro e possibilidade de planejar”, “progresso e realização pessoal”, “oportunidade de fazer e comprar mais” e “trabalhar para ganhar” estão presentes nos resultados da pesquisa.

Consumo
Uma outra especialidade da Geração Y – além de ser veloz – é ir às compras. As associações com a prática são positivas e emocionais. Não são apegados à marcas e têm foco no resultado que a compra produz.

- Roupas
As classes A e B apontam a vitrine como responsável pelo impulso de compra; na classe C, as lojas de rua dividem espaço com as de departamento, sendo que o foco é se a roupa “caiu bem” e se há facilidade de pagamento.

- Eletroeletrônicos
Ao contrário do comportamento adotado no consumo de roupas, a Geração Y mostra maior preocupação na hora de adquirir eletroeletrônicos.

- Bancos
Os grandes bancos são associados à visibilidade – quanto mais propaganda, maior a sensação de que se trata de um banco grande –, quantidade de agências espalhadas pela cidade e número de caixas eletrônicos.

Atendimento
A Geração Y se comporta de maneira similar às demais gerações quando o tema é atendimento. A demora é a principal reclamação desses jovens. As expectativas com relação ao atendimento são similares – esperam atendentes bem treinados e capacitados; com boa vontade; eficientes; atenciosos e simpáticos; pró-ativos e com raciocínio rápido. Preferem não falar com mais de um atendente; não ter a ligação derrubada; ter respostas diretas e objetivas; e conseguir resolver o problema. Uma das contradições é que a Geração Y não prefere a internet na hora do atendimento, porque não tem paciência para escrever, enviar e aguardar a solução por e-mail.

20 janeiro 2010

MARCA - Alguns dos melhores logotipos de 2009

Por Guilherme Soares

O logotipo é uma das partes mais importantes da identidade visual de uma empresa. Normalmente eles são pequenos e precisam ser simples e memoráveis. Algumas empresas conseguem criar logos que são realmente marcantes, simples e ao mesmo tempo transmitem várias mensagens ao mercado. Já conhecemos alguns bem manjados, como: Coca-Cola, MacDonald´s e Apple.

Vejamos alguns logotipos criados em 2009, encontrados no site da CreativeFan:

animal m The 20 Best Logos from 2009

onwine m The 20 Best Logos from 2009

cf m The 20 Best Logos from 2009

wd m The 20 Best Logos from 2009

coffee m The 20 Best Logos from 2009

bridges m The 20 Best Logos from 2009

mc m The 20 Best Logos from 2009

antartica m The 20 Best Logos from 2009

tony m The 20 Best Logos from 2009

evol m The 20 Best Logos from 2009

db m The 20 Best Logos from 2009

act m The 20 Best Logos from 2009

note m The 20 Best Logos from 2009

ankor r The 20 Best Logos from 2009

ele m The 20 Best Logos from 2009

8fish m The 20 Best Logos from 2009

get m The 20 Best Logos from 2009

gulp m The 20 Best Logos from 2009

horror m The 20 Best Logos from 2009

music m The 20 Best Logos from 2009

19 janeiro 2010

TECNOLOGIA - Casa do Futuro

Por Guilherme Soares

Pra começar bem o ano, vamos ver um pouco de tecnologia de ponta. O que você acha de automatizar a sua casa, deixando-a altamente interativa e conectada a você? Hoje em dia já existem muitas soluções tecnológicas para tornar isso realidade. Algumas destas inovadoras soluções, você pode ver nos vídeos abaixo:

Vídeo 1:


Vídeo 2:

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br