30 junho 2010

MARKETNG - Coca-Cola cria linha de esmaltes.

Fonte: Portal EXAME

Edição especial possui quatro cores inspiradas em cidades do circuito de moda

Coca-Cola cria linha de esmaltes
Cores são inspiradas em cidades importantes para o mundo da moda

São Paulo - A Coca-Cola acaba de dar mais um passo em direção à diversificação de produtos. Além de ter sua própria marca de roupas, a companhia criou uma coleção de esmaltes em parceria com a Nails Inc.
Os cosméticos estão disponíveis no mercado inglês em quatro cores, cada uma inspirada em uma cidade representativa para o grande circuito de moda: Londres (nude), Nova Iorque (pink), Milão (vermelho) e Paris (violeta). Até o dia 30 de junho, quem comprar um litro de Diet Coke na rede de cosméticos Boot, em Londres, ganha um vidro do produto.
Por enquanto, a linha de esmaltes está disponível apenas na Inglaterra, como uma edição especial. Não há previsão de lançamento no Brasil.

28 junho 2010

TECNOLOGIA / TI - Caixa sensorial da ALCATEL-LUCENT

Por Guilherme Soares

Este vídeo foi feito de dentro de um cubo, onde os clientes da ALCATEL-LUCENT tiveram uma experiência diferente para entender o conceito do novo projeto da empresa, para Transformar a Experiência de Mobile.

Bom interessante!

23 junho 2010

COMUNICAÇÃO - Empresa aérea divulga vantagens dentro do avião da concorrência.

Por Guilherme Soares

Para anunciar as vantagens em relação ao concorrente, a Germanwings contratou algumas pessoas para fazerem propaganda dentro do avião do seu rival, o resultado foi o vídeo abaixo:

22 junho 2010

EDUCAÇÃO - Escola apoiada pelo Google forma líderes

Fonte: Você S/A

Turma da Singularity: robótica e nanotecnologia no currículo

SÃO PAULO - Uma instituição que ensina os líderes do futuro a encontrar soluções para os problemas mais complexos, como a gripe suína, o aquecimento global ou a crise financeira internacional.
Essa é a missão da Singularity University, criada no ano passado nos Estados Unidos com o apoio do Google e de outras empresas do Vale do Silício.
“Hoje, as lideranças empresariais e governamentais não sabem lidar com esses fenômenos”, diz Salim Ismail, diretor executivo da escola e ex-vice-presidente de inovação do Yahoo.
Com o DNA das companhias de tecnologia da Califórnia — ainda hoje o maior celeiro de inovação do planeta —, a Singularity quer atacar as grandes questões usando o que existe de mais futurista: nanotecnologia, biotecnologia, robótica e inteligência artificial.
O plano da escola é encontrar e selecionar jovens com alto potencial de todas as partes do mundo para colocá-los em sala de aula, trabalhando em equipe para desenvolver projetos que cumpram o requisito de melhorar a vida de pelo menos 1 milhão de pessoas.
Metade da turma deve ter formação em tecnologia de ponta; o restante deve ter formação variada, como designers, engenheiros, biólogos. “É uma forma de pensar criativamente, mas assegurando que as respostas sejam viáveis tecnologicamente”, conta Salim.
O objetivo é formar os líderes e os empreendedores que estarão à frente das empresas nas próximas décadas. “Os negócios são o principal motivo desse curso”, diz Salim. O maior dilema das companhias é estar calcificada num modelo de negócios do qual não conseguem escapar.
“As evoluções tecnológicas mudarão a maneira como o mundo funciona e os negócios serão impactados”, afirma Salim. “Daí a importância de haver gente capaz de acompanhar essas transformações.”
Apesar do nome, a Singularity é uma escola que oferece cursos de verão de dez semanas para universitários e também ministra um curso de nove dias para CEOs. O nome da escola deriva do livro The Singularity Is Near (em português, “A singularidade está próxima”), do futurólogo americano Ray Kurzweil, cofundador da instituição.
No Brasil, a instituição formou uma parceria com a Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), que selecionará um de seus alunos para fazer o curso em julho.


INOVAÇÃO - Coca investe em refrigerante customizado

Fonte: Portal Exame

A empresa vai fazer uma grande instalação de equipamentos que permitem misturar sabores da bebida.

Coca-Cola Freestyle
Design da máquina Freestyle foi criado pelos projetistas dos carros da Ferrari

São Paulo - Depois de cair 2,1% nas vendas de refrigerantes em 2009, nos Estados Unidos, a Coca-Cola Company resolveu ampliar sua experiência em refrigerantes a partir de combinações feitas pelo consumidor.

O projeto da máquina Freestyle, como foi batizada, teve início há cinco anos e, por enquanto, 69 estão instaladas nos EUA, ainda em fase de testes. Segundo informações do The Wall Street Journal, ainda neste mês, a Coca pretende instalar mais 500 aparelhos no país. As máquinas vão ser distribuídas aos poucos para garantir que cada região terá técnicos bem treinados.

Ao contrário das máquinas tradicionais, que têm vários bocais de onde sai o produto já pronto, a Freestyle tem um único orifício que libera a água carbonatada e os outros "ingredientes" escolhidos pelo cliente, que são misturados ao ar livre. São 104 sabores disponíveis, que podem ser selecionados por meio de um menu numa tela de toque.

O projeto da nova máquina da Coca rendeu à empresa o 19º lugar no ranking de empresas mais inovadoras do mundo, divulgado neste ano pela revista Bloomberg BusinessWeek. Até agora, a companhia registrou 34 patentes para a Freestyle, uma delas, considerada pela Coca como a mais importante, é a tecnologia Perfect Pour, que impede que o refrigerante "montado" por um cliente fique com o gosto do escolhido pelo consumidor anterior.

A tecnologia usada para medir as quantidades de sabor concentrado e armazenado em dezenas de cartuchos plásticos é a mesma aplicada geralmente na manipulação de medicamentos. Para cuidar do design, a Coca contratou projetistas dos carros de corrida da Ferrari, que deram um aspecto mais moderno ao aparelho.

Outro diferencial é que a Freestyle é conectada à internet para enviar informações sobre as preferências dos consumidores em determinados locais e horários e, ainda, avisar a Coca sobre a necessidade de novos carregamentos de ingredientes.

21 junho 2010

CRIATIVIDADE - Arranjando vaga de emprego pelo Google.

Por Guilherme Soares

Interessante a maneira como o cara conseguiu um emprego na Y&R. Ele patrocinou, na busca do Google, os nomes dos principais executivos de algumas agências de publicidade para conseguir uma vaga de emprego. No mínimo criativo! Veja:

INTERNET - Ibope começa a medir Orkut e Twitter

Fonte: ADNews

Marcas presentes nas redes sociais agora têm um aliado de peso para comprovar eficácia do mundo online. O Ibope Nielsen Online, anunciou na manhã desta quarta-feira (12) ferramentas de monitoramento do comportamento em redes como Orkut, Twitter e Facebook.
Batizadas de BuzzMetrics - Insights e VídeoCensus, respectivamente, elas chegam para auxiliar agências de publicidades e empresas na compreensão da relação entre o consumidor e a marca.
A primeira delas monitora o comportamento dos usuários nas redes sociais e acompanha o conteúdo online gerado pelo consumidor, como, por exemplo, opiniões publicadas no Twitter. Só no Orkut serão acompanhados mais de 1 milhão de mensagens, diariamente.
O VídeoCensus, por sua vez, faz um trabalho semelhante ao BuzzMetrics, mas é voltado especificamente aos vídeos da web. Seu principal alvo não é a quantidade, mas sim o comportamento e a forma como o usuário consome o conteúdo deste tipo de mídia e quanto tempo ele dedica a isso.
"Trata-se de uma ferramenta com uma interface de utilização muito fácil por parte das empresas. Ela foi desenvolvida justamente com o propósito de facilitar o trabalho de profissionais que não são de tecnologia".
A cobertura em língua portuguesa do BuzzMetrics é de cerca de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e 50 milhões de comentários, segundo o Ibope.
Pesquisa recente do Ibope comprovou a importância das redes sociais em termos de audiência na internet. Segundoos os dados, 24,2 milhões de brasileiros acessaram regularmente comunidades online.

Audiência
O Ibope divulgou que 85,6% dos internautas brasileiros acessaram algum tipo de rede social durante o mês de março. Na média, os usuários daqui passaram 7h03 conectados em sites como Facebook, Twitter e Orkut. De acordo com dados da ferramenta online NetView, o Brasil foi o campeão de penetração dos sites desse segmento.
Em segundo lugar vem a Itália, onde 78,7% dos usuários passam em média 7h10 conectados nas ferramentas.

A relação dos brasileiros com as redes sociais
Em fevereiro, a AgênciaClick elaborou um vídeo que reúne os principais dados sobre a vida digital do brasileiro. A ideia do material surgiu da necessidade da agência de explicar aos seus clientes o verdadeiro poder das redes sociais. Confira:


17 junho 2010

INOVAÇÃO - Cennarium exibe peças de teatro pela internet.

Fonte: Portal PEGN

Com apenas um mês no mercado, o site Cennarium conquistou mais de 13 mil usuários.
  Divulgação

Mais de 90% das companhias de teatro não possuem site próprio. Foi o que descobriu o presidente da empresa de mídias sociais Nortik, Ari Fernandes, quando resolveu entender melhor o mercado teatral. Outro dado que o impressionou veio do Ministério da Cultura: 95% dos brasileiros não têm acesso a espetáculos teatrais.

Ao analisar tais números, Fernandes encontrou um nicho de mercado e desenvolveu o site Cennarium, que exibe peças de teatro completas pela internet e ajuda a divulgar os grupos teatrais. Antes de começar o negócio, no entanto, Fernandes procurou quem está por trás das cortinas, os artistas, e os questionou por que havia tão poucos vídeos de espetáculos disponíveis na internet. “A maioria acreditava que fazer esse tipo de filmagem era muito amador e que o processo de gravação interferia na produção”, afirma Roberto de Lima, 46 anos, diretor-geral da Nortik.

Como convencê-los de que a empreitada poderia dar certo? Primeiro, muitas reuniões e a oferta de benefícios. Todas as companhias que cedem suas peças para gravação e comercialização no site Cennarium ganham um espaço na página como forma de divulgação e também podem usar o site para colocar anúncios de seus patrocinadores. Além disso, cada companhia recebe 50% do faturamento obtido com a venda de ingressos virtuais. “No começo do projeto foi duro. Hoje só temos problemas com os grandes grupos de teatro”, afirma Lima. Algumas companhias oferecem exclusividade para a Cennarium e, portanto, não é possível encontrar vídeos das peças em outros sites.

É hora do espetáculo... online
Para ganhar a confiança das companhias de teatro, a Cennarium precisou investir no primor técnico das gravações, que são feitas com no mínimo cinco câmeras de alta definição e algumas câmeras móveis, que percorrem as laterais do palco em trilhos. Para manter a qualidade do áudio, microfones como os usados nos campos de futebol, de alta captação.

Toda a parafernália possibilita que o espetáculo seja gravado sem interrupções e sem interferências na obra original. “Não colocamos luz de televisão e não atrapalhamos os atores com microfones de lapela”, afirma Lima. A empresa gastou, logo no começo, R$ 10 milhões com equipamentos, desenvolvimento e manutenção do site.

09 junho 2010

ESTRATÉGIA - Ferramenta ajuda investidor a identificar oportunidades

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Objetivo é auxiliar possíveis investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis.

O governo do Estado de São Paulo lançou na manhã desta segunda-feira (10) o Potencialidades SP, ferramenta on-line de análise de potencialidades econômicas regionais do estado. O objetivo é auxiliar possíveis investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis para a instalação de novas empresas na região. A ferramenta pode ser conferida no site da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe SP.
"O sistema é um instrumento para trazer investidores do Brasil e de outros países para o Estado de São Paulo. Ele também permite clareza nas informações para uma postura ativa do governo no desenvolvimento das condições de atratividade da economia", ressaltou o governador Alberto Goldman.
Uma ferramenta semelhante ao Potencialidades SP é a Bússola Sebrae, uma solução que integra dados geográficos (mapas digitais) a dados geodemográficos, permitindo que o usuário faça um estudo de geomarketing de qualquer lugar conectado à Internet, acessando as informações por meio de login e senha.
Em São Paulo, os dados são coletados de fontes do governo e do setor produtivo. O sistema é capaz de combinar os interesses dos empreendedores relacionados à infraestrutura logística e energética, recursos naturais, capital intelectual, meio-ambiente e configurações do município, além de gerar relatórios que detalham a viabilidade das atividades econômicas nessas cidades.
“ O empreendedor pode visualizar toda a cadeia produtiva na qual ele tem interesse. A ferramenta trará informações sobre a necessidade real de quem quer investir. Os produtos e soluções do Sebrae em São Paulo terão um papel importante na capacitação dos empreendedores de pequenos negócios para uma completa integração nesse ambiente de negócios”, afirmou o superintendente da instituição, Ricardo Tortorella, na cerimônia de lançamento no Palácio dos Bandeirantes.
Os relatórios do Potencialidades SP utilizam mapas interativos e infográficos com uma escala de potencialidade (maior, menor e intermediária) para facilitar o entendimento do usuário sobre os dados técnicos. O empreendedor pode, por exemplo, identificar por meio do sistema quais municípios contam com incentivos fiscais e restrições ambientais para a implantação de empresas; quais as principais demandas para o desenvolvimento de determinada cidade; e quais regiões do estado são mais ou menos atrativas para a atividade de interesse do empreendedor.
O Projeto de Potencialidades Regionais / Sistema de Informações para Investidores foi desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas para a Agência Investe São Paulo, a pedido das Secretarias estaduais da Fazenda, Desenvolvimento, e Economia e Planejamento, além da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Imprensa Oficial.
A Investe São Paulo será responsável pela divulgação do Potencialidades SP para investidores, no atendimento aos usuários do sistema e pelo esclarecimento de dúvidas sobre a metodologia e os resultados obtidos.

Bússola

A Bússola Sebrae é um produto que auxilia na análise de mercado do empreendimento que se deseja pesquisar, indicando a localização sócio-demográfica do público potencial, a localização geográfica dos concorrentes e dos fornecedores.
A Bússola utiliza seis diferentes bases de dados como fonte de informação para geração de relatórios e mapas. O software agrupa todas as informações seguindo o critério de localização do empreendimento (endereço). Esse trabalho é chamado de geomarketing e consiste em associar informações de mercado ao território ou espaço ocupado por uma empresa.
Os dados são extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Banco Central do Brasil; Fundação Getúlio Vargas (FGV); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese); e Multiespectral – fornecedor privado de mapas digitais.
A Bússola Sebrae reúne informações sobre mais de 126 milhões de pessoas, 5,3 milhões de empresas e 1.061 municípios em todo o Brasil.

08 junho 2010

CRIATIVIDADE - Comunicação criativa nas ruas.


Fonte: MyPix


Esse foi inteiro feito com grampos!

propaganda multi1
Nosso peixe é o mais fresco!
propaganda multi2


Haja paciência! Demorou mais de 4 semanas pra montar esse quebra-cabeça (e mais de 6000 pecinhas!)
propaganda multi3

Esse é feito com fotos de 8000 mulheres
propaganda multi4
Painel feito com areia e pedras pra promover um off-road
propaganda multi5
propaganda multi6
Esse detergente não desbota as cores! Olha as meias enroladas!
propaganda multi7
Ó lá a compania de seguros querendo evitar preju! Distrbuindo laranja pro pessoal!
propaganda multi8
Pontilismo da melhor qualidade! Tem muito furo aqui!
propaganda multi9
Não tá usando seus CDs?
propaganda multi10
Fazer a grama crescer em forma de foto é só pra gênio, né?!?!
propaganda multi11
Bem bolado esse! Só aparece quando tá sol…
propaganda multi12

01 junho 2010

INSPIRAÇÃO - O Trabalho e a Arte de Viver

Fonte: ResultsOn / Escrito por: Keid Sammour

Há alguns anos tenho desenvolvido uma insônia irritante. Em parte pelo meu amor à cafeína, por outro lado, pelo fato de teimar em ler e/ou ver filmes antes de dormir, já que é o único momento do dia que tenho livre. Porém, há duas semanas, é um humilde livro de bolso de 64 páginas que tem me tirado o sono. E isso me tem feito feliz.
O livro é de um autor que até então me era desconhecido, o australiano Roman Krznaric. Nome estranho, mas um escritor pragmático, com uma prosa muito simpática, que consegue a proeza de ser ao mesmo tempo leve enquanto cutuca feridas. O livrinho em questão chama-se Work and the Art of Living, cuja tradução em português é o título desse artigo. Nele o autor questiona a máxima de Mark Twain, que afirma ser o trabalho um mal necessário a ser evitado. Krznaric afirma, por meio de um mergulho em reflexões culturais, históricas e psicológicas, justamente o contrário – trabalho pode sim ser prazeroso. E mais: pode enriquecer nossa alma.
Ele sabe que não é fácil, mas nos leva à consciência do quanto podemos nos contaminar pela variável “acomodação”, como no seguinte trecho:

“Às vezes pode parecer impossível mudarmos nossas vidas profissionais, especialmente quando nos sentimos imobilizados por qualificações limitadas e a necessidade de pagarmos nossas contas. Simultaneamente, jogados na turbulência de uma crise econômica global, mudar pode parecer não apenas arriscado, mas até mesmo uma indulgência. Ainda assim, são exatamente nesses momentos de impasse ou crise que novas oportunidades podem surgir – não apenas na sociedade como um todo, mas em nossas próprias vidas”.

O restante desse livrinho ajuda a humanizar o trabalho, e faz refletir sobre questões existenciais maiores, relativas à vida profissional: faço um trabalho que realmente amplia meus horizontes e é grande o suficiente para minha alma? Será que trabalho demais – e será que pelos motivos errados? O que devo buscar por meio do trabalho – dinheiro, status ou uma consciência mais profunda de sentido e significado? Como supero meus medos e desenvolvo minha confiança para mudar?
Não temos mais que perseguir o modelo de vida de nossos pais. Ao contrário deles, o que não nos faltam são opções, mas no fundo, ainda queremos os valores de épocas que não existem mais. Embora o Brasil ainda se apegue a conceitos como estabilidade e segurança, conheci e tive a honra de trabalhar no desenvolvimento da comunicação de um projeto de pessoas que, sem querer, seguem a lógica do livro. A verdade é que eles foram além, e trazem os atributos essenciais do papel de uma empresa contemporânea. Acredito também que esse projeto pode ser um antídoto para a insônia de muita gente.
Falo do AREA, um hub empreendedor que já existe e dá seus primeiros passos em São Paulo, mas que muito em breve vai ser uma outra definição para a palavra mudança. Não são daqueles grupos de investimento tradicionais e míopes, muito pelo contrário. Nas palavras deles, a missão do AREA “é capacitar jovens a transformarem boasidéias em empresas lucrativas e com forte impacto positivo na sociedade, utilizando para isso soluções de conhecimento, tecnologias e conexões para jovens empreendedores alcançarem a realização pessoal e o sucesso de seus negócios.” Do plano de negócios aos investidores, passando por suporte intelectual, o AREA acompanha a realização do sonho.
Isso significa trazer definitivamente para o Brasil a noção de que empresas e suas marcas têm que ir além na relação de consumo. AREA traz uma perspectiva que já é realidade em outros países: o consumidor não quer apenas a troca de seu dinheiro por benefícios emocionais/funcionais de produto – quer saber o que a empresa faz para tornar o mundo um lugar melhor. Isso é impacto positivo, onde todos ganham pois se preservam. Por si mesmo, o AREA é a materialização dessa ideia, e nos ajuda a acreditar que isso é possível.
Sinto que muitos de nós têm medo de abrir mão do que o senso comum chama de conquistas profissionais. Mas olhando bem de perto, parece mais uma realidade miserável e sem criatividade, onde a única recompensa é o salário certo todos os meses (uma indenização por não se fazer o que quer?). O mundo corporativo não foi concebido para dar espaço à sua individualidade, já que empresas pedem por características que caibam em caixinhas predeterminadas. Assim, nesse círculo vicioso, o cinismo paralisa, o medo torna-se a norma, e a alma morre aos poucos.
O fato é que a vida de todos nós é 100% feita de incertezas. Mas acreditar que uma mudança é possível e agir para fazer acontecer, já acena que se tem no mínimo 50% de chance de sucesso. Seja como for, você já ganha muito.

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br