30 julho 2010

MARKETING - Uma aula de marketing e comportamento.

Fonte: TED

Bem interessante o TED com Malcolm Gladwell, que fala sobre diversidade, customização de produto e indústria alimentícia. Uma aula de marketing e comportamento.
Vale a pena conferir (coloque legenda em "View Subtitles"):


TENDÊNCIAS - Dez tendências da classe C.

Fonte: Batedeira

cEm uma apresentação informal da pesquisa doDataPopular sobre a baixa renda. Liderada por Renato Meirelles que estuda esse target desde 2001 e ainda tem uma parceria com o DataFolha que já faz mais de 100 mil entrevistas em 180 cidades, foi possível conhecer quais são as 10 tendências da classe C traçadas por meio de drivers do futuro e pistas comportamentais . E é bom ficar de olhos bem abertos, pois essa turma – que ganha menos de 10 salários mínimos – representa 90% da população brasileira, é responsável por 79% do consumo, atinge 69% do mercado de cartões de créditos, são 86% dos total de internautas no Brasil e movimentam mais de 760 bilhões por ano. “São milhões de consumidores com bolso de classse média e cabeça de baixa renda”, segundo Meirelles. Ficou interessado? Então, vamos lá:

1. Consumo de inclusão: todos querem comprar, mas o alvo é a qualidade e não o status. Aqui vale a abundância e não a exclusividade como na classe A
2. Acesso e qualidade: valoriza o dinheiro. Uma compra é um investimento. Portanto, a margem de erro deve ser pequena. Não dá para testar um produto e depois não gostar e ter que usar até acabar.
3. Capilaridade, aval e segmentação: o ponto de venda deve ser próximo pois fazem compras a pé e se não tiverem dinheiro sempre pode apelar para o mercadinho que vende fiado.
4. Redes, dicas e boca a boca: são mais colaborativos e dividem a informação com a família e os vizinhos. Todos dão dicas de descontos, bons produtos, atendimento. E o melhor, uma vez conquistados, se mantêm fiéis.
5. Tecnologia, família e invstimento: o computador ocupa o lugar na sala que antes era só da TV. Representa uma forma maior de conhecimento, entretenimento e lazer.
6. Educação e cultura: caminho para a ascensão social. Estudar funciona como um plano de previdência familiar pois melhora a qualidade de vida de todos.
7. Juventude geração C: esse é o nosso futuro. Seremos um Brasil com a cara dos jovens da atual classe C. Esse jovem tem voz ativa dentro da família. 68% deles estudou mais que os pais e são super pé-no-chão. Não acreditam em horóscopo, alma gêmea, ET de Varginha. Não tem tempo para pensar nessas “bobagens”.
8. Identidade e autoestima: valoriza a conquista e enaltece a origem. Aqui vale a pena prestar atenção na regionalidade, na comunidade e na igreja.
9. Vaidade e beleza: estar bem arrumada é uma forma de diminuir as barreiras étnicas e sociais. As mulheres gastam em média 50 reais por mês no salão. 89% afirmam que os cuidados pessoais a fazem se sentir melhores. (ver reportagem abaixo)
10. Novos papéis e nova família: a relação homem e mulher ganha maiores contornos nesta faixa de renda. 30% das familias da classe C são chefiadas por mulheres. A tão desejada igualdade de direitos chega primeiro aqui.

29 julho 2010

COMUNICAÇÃO - Máquinas emitem `dinheiro´ de graça em shoppings.

Fonte: Portal Exame

Ação da Veris Faculdades distribuirá R$ 3.700.000,00 em cópias sem valor monetário em quatro cidades do estado


Campanha coloca máquinas que emitem dinheiro em shoppings


Uma ação de marketing de guerrilha para divulgar o vestibular 2010 da Veris Faculdades está instalando máquinas que emitem dinheiro em shoppings de quatro cidades do estado. Em São Paulo, a campanha começou hoje, oferecendo cópias de notas sem valor monetário nos valores de 100, 50, 20, 10 e 5 reais no shopping Santa Cruz.

De acordo com Daniel Pedrino, gerente de marketing da Veris Faculdades, a ideia é oferecer uma experiência de choque com a realidade utilizando uma máquina que faz parte do imaginário popular. O objetivo seria confrontar um mundo de expectativas irreais com o "mundo de verdade" e fazer com que as pessoas entendam que elas precisam se preparar de verdade para os desafios da vida.

As máquinas, semelhantes às de salgadinho, também estão expostas nos shoppings Esplanada, em Sorocaba, Dom Pedro, em Campinas e Center Vale, em São José dos Campos. Com o slogan "Se a vida fosse assim, seria fácil. Na vida real a história é outra", a ação distribuirá em um mês R$ 3.700.000,00 em 100.000 notas.

Para que as cédulas não sejam confundidas com notas verdadeiras, todas têm um tamanho 25% maior e são 25% mais escuras do que as originais. Em São Paulo, a ação vai até o dia dia 7 de junho

26 julho 2010

MARCAS - McDonald’s cria playland para adultos em Sydney


Quando as crianças vão ao McDonald’s , na maioria das vezes, elas gastam um tempo se divertindo no playland construído em cada restaurante da rede e geralmente são acompanhadas dos pais enquanto se divertem. 

É provável que os adultos ficam com vontade de estar no lugar da criançada, apenas por um momento e mergulhar, literalmente, de cabeça na piscina de bolinhas. 

Foi pensando nos adultos que, em Sydney, eles decidiram construir um playland gigante, somente para os "marmanjos" poderem brincar antes ou depois do trabalho e reviver por alguns momentos a sua fase de criança.

Além de conseguir fazer com que os adultos saíssem da rotina cansativa de trabalho, colaborou positivamente para engajar esse target de uma maneira bem descontraída com a marca.

Confira o vídeo:

23 julho 2010

MARCA - Lista de Empresas com Maior Reputação no Mundo.

Fonte: Jornal Zero Hora

Aos olhos do público, as empresas Google e Sony estão mesmo bem na foto. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pelo Reputation Institute, que aponta as duas companhias como as marcas de maior reputação no mundo.




O levantamento avaliou multinacionais em 24 países, com base no grau de estima, empatia, admiração e confiança que o público tem com cada uma delas. Na primeira fase do estudo, avaliou-se a reputação de 600 das maiores empresas do mundo em seus países de origem. Depois, as multinacionais melhor consideradas tiveram a reputação avaliada nessas 24 nações.

Embora nenhuma empresa do Brasil apareça no ranking do estudo por não atingir pontuação suficiente em escala global – o ranking elencou 30 companhias mundiais –, a Sadia foi a companhia brasileira que apresentou melhor reputação corporativa.

22 julho 2010

INSPIRAÇÃO - Capas de revista que chocaram o mundo.

Fonte: MyPix

"Talvez vocês não achem que essas capas são chocantes agora, mas todas elas causaram mega estardalhaço quando foram publicadas. Algumas lançaram moda, como a da Demi Moore grávida, outras marcaram tragédias ou simplesmente quebraram padrões, e todas são ainda mais memoráveis por causa disso…"


Beth Ditto na NME, 2007 – Cantora do the Gossip
capa1
Janet Jackson, Rolling Stone 1993 – As mãos eram anônimas na época, mas eram do marido dela René Elizondo, Jr.
capa2
Camelos em momento de ‘fusão’ – The Economist, 1994
capa3
Mulher = pedaço de carne? – Hustler, 1978
capa4
E o seu cérebro fica aonde? – Eliot Spitzer, governador de Nova Iorque, que tinha se envolvido com uma prostituta…
capa5
Essa é uma das mais famosas da história! – John Lennon e Yoko Ono, fotografados horas antes de ele ser assassinado (08/12/1980) - Foi eleita uma das melhores capas dos últimos 40 anos pela Sociedade Americana de Publishers
capa6
Demi Moore levemente grávida – Vanity Fair, 1991 – antes dessa foto, o pessoal não tirava foto das mulheres grávidas… agora é super in, né!??
capa7
Paul Schutzers tirou essa foto de um prisioneiro VietCong em 1965 – Fotos assim ajudaram a pôr os americanos contra a Guerra do Vietnã
capa8
George W. Bush como Alfred E. Neuman, mascote da revista Mad – A revista discutia o que poderia acontecer caso ele fosse presidente. (2000)
capa9
Essa foi uma edição especial da Time sobre o massacre das Torres Gêmeas, em Setembro de 2001 - Havia ainda mais fotos das torres durante e depois do ataque e depoimentos de sobreviventes.
capa10
Quantas convérsias tem aqui!??! – The New Yorker, 2008
capa11
Britney em áureos tempos de virgindade – Rolling Stone, 1999
capa12

14 julho 2010

MARCA - Coca-Cola cria linha de esmaltes.

Fonte: Portal Exame

Edição especial possui quatro cores inspiradas em cidades do circuito de moda
Coca-Cola cria linha de esmaltes
Cores são inspiradas em cidades importantes para o mundo da moda


São Paulo - A Coca-Cola acaba de dar mais um passo em direção à diversificação de produtos. Além de ter sua própria marca de roupas, a companhia criou uma coleção de esmaltes em parceria com a Nails Inc.
Os cosméticos estão disponíveis no mercado inglês em quatro cores, cada uma inspirada em uma cidade representativa para o grande circuito de moda: Londres (nude), Nova Iorque (pink), Milão (vermelho) e Paris (violeta). Até o dia 30 de junho, quem comprar um litro de Diet Coke na rede de cosméticos Boot, em Londres, ganha um vidro do produto.

Por enquanto, a linha de esmaltes está disponível apenas na Inglaterra, como uma edição especial. Não há previsão de lançamento no Brasil.

06 julho 2010

SUSTENTABILIDADE - Jogo online estimula construção de bairros sustentáveis


Jogador escolhe materiais, lâmpadas e até posicionamento de cômodos

A Even, construtora e incorporadora de São Paulo, lançou um jogo online que une entretenimento com educação para a sustentabilidade.O objetivo do Construtor Verde é construir um bairro ecologicamente responsável. Para isso, o jogador escolhe edificações com aspectos sustentáveis, como material, posicionamento dos cômodos e fontes de energia.
Quanto mais pontos tiver, o jogador recebe bônus para aplicar nas próximas construções. Além disso, ainda pode construir escolas e bibliotecas para incentivar a educação ambiental.
“A ideia é difundir as práticas sustentáveis para que as pessoas possam ser mais conscientes com aspectos de preservação ambiental ao comprar um novo apartamento”, conta Valéria Fernandes, diretora de Recursos Humanos da Even.
O jogo é destinado a crianças a partir de 11 anos e também para adultos. Para jogar basta fazer um cadastro gratuito no site do Construtor Verde.

Confira o Jogo: AQUI

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br