29 fevereiro 2012

DESIGN - Telefone projetado na palma da mão

Ainda um conceito, o Rollerphone é um relógio/telefone. Ok, nada de diferente, não fosse como ele funciona.

Usado como um relógio de pulso, ele desempenha as duas funções de formas diferentes: o relógio é projetado no pulso do usuário, através de um mini projetor. O celular aparece na palma da mão, puxando um dispositivo da alça metálica e formando uma tela flexível.






Sabe-se que grandes companhias de eletrônicos têm trabalhado há anos para desenvolver esse tipo de tecnologia. Agora é só esperar.

Fonte: Hypeness, Coolest Gadgets

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28 fevereiro 2012

ESTRATÉGIA - Site oferece luxo com 70% menos


O DayUse Hotels é um site com uma proposta bem interessante: oferecer até 70% de desconto em estadias de hotéis de luxo no Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Mas calma: as estadias são de períodos curtos (de 3 a 7 horas) e pretende atingir o público corporativo, com longas conexões ou à procura de uma reunião intimista.



Fonte: PEGN

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27 fevereiro 2012

TEDx - Benjamin Zander sobre música e paixão

"Começar o ano" então com muita inspiração.

Benjamin Zander é um dos melhores intérpretes de Beethoven no mundo e conhecido por seu bom humor. Neste TED Talk ele conversa com o público sobre a real capacidade do público em "se deixar levar" pela música.




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17 fevereiro 2012

A INEX deseja um carnaval com menos, bem menos.


Desejamos um carnaval bem menos pra você.

Menos "tenho que"
e
mais "quero".



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TENDÊNCIAS - Para 2012, o que vai ser?



Se o ano realmente começa em março, ainda há tempo de se preparar conhecendo as tendências traçadas pela Trendwatching para 2012. Essas tendências de consumo servem para empresas do mundo todo, em qualquer segmento (proposta da Trendwatching).



1. Red Carpet: os empreendedores deverão voltar-se para o público chinês, desenvolvendo produtos e serviços especialmente para satisfazer suas peculiaridades.

2. Diy Health: diy para "do it yourself", ou seja, os consumidores estão buscando ferramentas para cuidarem da própria saúde. Gadgets e aplicativos que permitam isso.

3. Dealer Chic: pedir e compartilhar desconto é chic. Os descontos dão uma sensação de "um bom negócio feito" e as empresas podem beneficiar-se ganhando fama de boas negociadoras.

4. Eco-Cycology: a transparência no ciclo de vida de seus produtos, bem como o auxílio em recolhê-los e reciclá-los, com "ajuda" dos próprios consumidores.

5. Cash-Less: já uma tendência "antiga", esse ano a probabilidade de realmente o uso do dinheiro diminuir é devido a especulações sobre investimentos na áres pelo Google e Mastercard.

6. Bottom of the urban pyramid: aumento da influência e poder dos consumidores de baixa renda que vivem nas cidades.

7. Idle Sourcing: a contribuição por um bem maior, sem esforço. É o que buscarão os consumidores, no caso de aplicativos que mapeiam e monitoram o trânsito em grandes cidades por exemplo (com envio de dados automaticamente).

8. Flawsome: trocadilho que inclui "falha" ("flaw") em "demais" ("awesome"). Isso porque os consumidores estão preparados para a transparência das marcas, inclusive sobre suas falhas (e são bem vistas por isso, provavelmente pelo tom "humano" da situação).

9. Screen Culture: a interação pelas telas, do computador, do celular, da televisão, do tablet. Telas, e preferencialmente touch-screen.

10. Recommerce: retribuição aos consumidores que trocarem seus itens antigos por novos, inclusive da mesma marca.

11. Emerging Maturialism: maturidade global em relação ao relacionamento com as marcas, permitindo ao marketing emergir com ações diferentes e inovadoras.

12. Point & Know: a ideia de poder obter informações sobre produtos, como reviews, preços, qualidade apenas interagindo com eles. Um exemplo é a tecnologia QR.

E bom carnaval.

Fonte: HSM, Trendwatching
Fotografia: ClarkLittle

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15 fevereiro 2012

CRIATIVIDADE - 125 anos da Coca Cola em 270 graus

Na Turquia, a agência Boogy e produtora Antilop produziram uma comemoração aos 125 anos da Coca Cola de uma forma beeeeem legal. Em um espaço de 90 m², eles desenharam uma projeção de 270° contando a história da Sempre Coca Cola, utilizando forte estímulo visual e sonoro.

Dá uma olhada no resultado. Nesse vídeo, primeiro eles explicam bem rapidamente como é o conceito. E, depois, mostram os efeitos.

Coca Cola - 125th Year Exhibition from Antilop on Vimeo.

13 fevereiro 2012

TEDx - As "peculiaridades" da copa no Brasil



Já que o carnaval se aproxima, que tal falarmos de futebol, o outro grande amor do brasileiro?

Juca Kfouri faz uma reflexão bastante interessante (e em pró) do futebol no Brasil. Ao invés de uma alienação, uma mobilização social.
Com bastante humor, em seguida inicia uma pontuação sobre as "peculiaridades" da organização dos grandes eventos esportivos no país.

Um baque.



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10 fevereiro 2012

COMPORTAMENTO - As diferenças entre Babyboomers, X e Millenials

Entender o público é esencial.

Entender os anseios e comportamento daqueles que ditam as regras, hoje, então, nem se fala.
Eles são os famosos Y e Z, ou Millenials, e ficaram bastante conhecidos com aquele vídeo, We all want to be young, lembra?

A Ponto Eletronico publicou um infográfico bem legal sobre eles. O interessante é o paralelo traçado entre as duas gerações anteriores, X e babyboomers. O pensamento evoluiu para desejos comuns, globais e colaborativos.



Fonte: Ponto Eletronico

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09 fevereiro 2012

ESTRATÉGIA - O que é essencial para uma empresa de serviços


Craig LaRosa é um dos diretores da Continuum, uma empresa de consultoria de inovação em design, nos Estados Unidos (ou seja, uma empresa de serviços).

Em entrevista a FastCompany, LaRosa falou de alguns princípios essenciais que eles tem na Continuum. Considerando que vivemos um contexto mundial em que os serviços tomam uma posição importante, de destaque e de volume, é interessante conhecer alguns pontos de vista sobre o que seriam, até, competências organizacionais (ou as core competences, do Prahalad e Hamel) para empresas prestadoras de serviços.

Para a Continuum são essas:

1. Esclareça as expectativas
Vender o que não vai entregar não é uma boa ideia. Melhor colocar expectativas viáveis e superá-las.

2. Tenha as pessoas certas, em todos os níveis
Para a prestação de serviços, é necessário ter todas funções na empresa (marketing, comercial, financeiro, operação, etc). Normalmente, elas estão apenas no "topo" da pirâmide, o que dificulta a comunicação com os pontos de contato dos clientes. Assim, mantenha pessoas de funções diferentes em todos os níveis da empresa (e dos projetos).

3. Projete para a flexibilidade
Ao propor uma solução, é necessário que ela seja valiosa no contexto atual, porém considerando comportamentos e tecnologias emergentes, de forma a adaptar-se no futuro.

4. Faça acontecer
Não basta apenas colocar uma ideia no "colo" do cliente. Tem que trabalhar junto, para fazer acontecer.

Claro que não é possível aplicar esses princípios em todas empresas de serviços (eles estão bastante voltados para o negócio da Continuum, que é consultoria em design). Mas, com certeza, podem servir de insight para outras empresas.

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07 fevereiro 2012

INTERNET - O comportamento dos usuários de Facebook

A Mashable apresentou um infográfico muito interessante sobre os likes e comments do Facebook!

Eles perceberam que, por exemplo, pessoas mais populares no Face (com mais amigos) escrevem status mais longos, usando a palavra "você". Já os menos populares escrevem frases mais negativas, e usam o "eu".

Outra coisa legal foi a sazonalidade do humor durante o dia. Das 6 as 7 da manhã, as pessoas estão mais animadas. Ao longo dia, vai diminuindo a "felicidade", dando lugar ao mau humor, que prevalece à noite.

Sobre os likes, a impressão que dá é: quando os comentários tem "opinião", eles recebem mais likes do que quando a pessoa "descreve" uma atividade, como "dormindo", por exemplo.

Sério. Tem que conferir essas informações, podem surgir alguns insights.


Fonte: Mashable

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