31 julho 2012

INTERNET - Silp faz todo o esforço pelo emprego dos sonhos

Quem é assíduo do Facebook, ou nem tanto, já recebeu uma (no mínimo..) solicitação para participar do Silp.


E a perguntou-se: o que raios é isso???


Nada que um vídeo não possa explicar..




Uma troca nos papéis de busca de talentos/empregos. Mais que nunca a empregabilidade fica em alta, com as empresas utilizando, profundamente, as redes sociais para buscar talentos que encaixem a elas.


Fonte: Ponto Eletronico

INTERNET - Plataforma social em prol da ajuda para entes querido

O nome da tal plataforma inglesa é Cura - que apesar de não ter significado no idioma inglês, é claro o propósito para nós.


A ideia é bem legal, prática, e une amor, generosidade e tecnologia. 




É o seguinte: Cura é uma rede social, na qual qualquer um pode se cadastrar - com o intuito de obter ajuda para cuidar de um ente querido, um parente mais velho ou adoecido. Primeiro, a pessoa cria uma comunidade virtual (privada e segura) focada na pessoa necessitada de ajuda. Depois, pode convidar familiares, amigos, vizinhos, enfim..., para juntar-se à rede e acompanhar atividades que podem ser feitas - essas atividades são atualizadas pelo administrador da conta.
Os participantes da comunidade podem ver instantaneamente quais atividades estão pendentes, como ir até a farmácia ou fazer compras no supermercado. 


Segundo o próprio site, Cura se propões a 


"
unir familiares, amigos e comunidades para cuidar das pessoas ao seu redor.
"


Fonte: Springwise

EMPREENDEDORISMO - A pequena empresa no páreo com as grandes


"

“Trabalhar localmente, atuar globalmente”.
Comunicação e conectividade facilitadas tornaram a capacidade de atuação das empresas abranger o globo, com colaboradores, fornecedores e clientes espalhados no mundo. Esse cenário possibilita um diálogo de igual para igual entre pequena e grande empresa.
"


Na íntegra, do Boas Novas:



Nos últimos 30 anos o mundo passou por transformações drásticas. Avanços tecnológicos e produtivos intensificaram a comunicação e a conectividade no cenário internacional, gerando um modelo econômico mais interdependente. As barreiras que existiam dentro e entre as corporações estão desaparecendo. Novas ferramentas de negócios estão capacitando indivíduos e organizações a compartilhar recursos, conhecimentos e serviços de qualquer lugar com qualquer pessoa.


E sabe quem está tirando maior proveito disso tudo? A pequena empresa, que já pode dialogar de igual para igual com as grandes corporações. Hoje, vivemos em um mundo onde podemos capitalizar o talento, experiência e conhecimento de vários indivíduos; um mundo onde é possível trabalhar localmente, mas agir globalmente; um mundo em que não importa da onde você vem ou onde você está.


Uma start-up na Cidade do Cabo pode se conectar com um fornecedor na China sem maiores complicações. Uma agência de marketing em Nova York pode colaborar instantaneamente com um cliente em Beirute. Uma empresa de serviços na França pode aumentar sua equipe por ter desenvolvido um software na Índia.


Considere a Comvita – uma companhia neozelandesa que vende produtos de sáude. Há 10 anos a fornecedora tinha menos de 20 funcionários. Mas, através de facilidades de transporte e comunicação, hoje, 80% das vendas da empresa e mais de metade dos seus 250 funcionários estão espalhados pela Austrália, Japão, Taiwan, Hong Kong e Reino Unido. Outro exemplo é a Tekelec, uma companhia de serviços de banda larga que estabeleceu escritórios em 20 países em menos de uma década.





A verdade é que isso sempre foi visto como o futuro, mas está rapidamente se tornando o presente. Bem-vindo a era da mini-multinacional.


SUSTENTABILIDADE - Realocação de árvores

E quem disse que as árvores não podem mudar de lugar?


Na necessidade de retirada de algumas árvores, para mudança no trânsito, por exemplo, é possível retirá-las e realocá-las sem grandes perigos. O vídeo abaixo fala por si só.




Praticamente uma jardinagem em escala maior. :)

30 julho 2012

TEDx - Jesus Delgado no TEDxValedosVinhedos

Como poderemos ter futuros possíveis se continuarmos cometendo os erros que estamos cometendo?


Com essa pergunta, básica, Jesus Delgado explica que, sim, devemos ser otimistas, mas sem esquecer nossa realidade. 


A realidade começa dentro de nós. Da consciência de fazer a própria parte.

ESTRATÉGIA - Neurociência entra pesado nas estratégias das empresas

Neurociência é uma disciplina que estuda o sistema nervoso humano e, consequentemente, objetos e estímulos que o fazem reagir de determinada forma.


Apesar de não ser uma novidade para especialistas das áreas de marketing, por exemplo, o uso de estímulos sensoriais no trabalho das marcas está ganhando espaço e, principalmente, reconhecimento dos empreendedores. A dificuldade deste reconhecimento reside no fato dos resultados provenientes de tais investimentos serem, em parte, subjetivos e difíceis de medir. 
São investimentos em identidades olfativas e sonoras, além das gráficas, e sistemas interativos de estímulo ao tato nos pontos de venda, por exemplo. Ressaltando-se a importância do alinhamento desses trabalhos, para manter uma identidade única à marca, condizente com os interesses de seu público e à estratégia traçada.


Representa influência dos sentidos

O resultado não se mede por meio de métricas objetivas. Essas ações promovem a construção e valorização da marca do empreendimento. Mesmo assim, comerciantes contam que o número de frequentadores, em alguns casos, dobra após a implementação de algumas dessas estratégias, antes vistas apenas em filmes de ficção científica.


É o caso de Marcelo Chiaparini. Ele é proprietário de uma loja de artigos para jovens da marca Billabong no Shopping Iguatemi de Alphaville. O empresário investiu pesado no negócio, cerca de R$ 800 mil, no começo do ano passado.
Mas a loja, como tantas outras, era convencional. Até agosto daquele ano, quando Chiaparini recebeu a visita da engenheira Regiane Relva. Ela apresentou-se e, sem rodeios, convidou o empreendedor a ser dono do primeiro comércio inteligente da América Latina.
Chiaparini aceitou na hora. “Ela tinha esse projeto de ponto de venda tecnológico e precisava de alguém que topasse. Como eu não precisaria colocar a mão no bolso, topei”, afirma o comerciante.


O resultado da parceria transformou o ponto de venda, que conta por exemplo com uma tela sensível ao toque instalada dentro do provador. Por meio dele, o cliente chama o vendedor e indica qual produto deseja experimentar. Até o pagamento ficou diferente. Os produtos carregam um chip e, dessa forma, não precisam ser retirados da sacola de compras para que o caixa registre a venda e informe o valor ao consumidor.




Segundo Chiaparini, após as mudanças, o número de visitas aumentou de 210 para 420 clientes por mês, com reflexo natural nas vendas. “Alguns clientes, principalmente as crianças, entram aqui apenas para brincar com os joguinhos que temos nos monitores. Depois, eles voltam com o pai e a mãe para comprar”, afirma. “Incentivar a interatividade e os sentidos do consumidor é uma boa ideia”, afirma Beto Almeida, diretor da Interbrand.


Segundo Almeida, 80% da motivação da compra surge exatamente no instante em que a pessoa está no ponto de venda. Assim, criar artifícios que agreguem experiências inovadoras pode ser uma boa estratégia. Mas qualquer ferramenta precisa, efetivamente, estar associada aos atributos da marca.


“Tem de ser algo duradouro. O importante é procurar atingir todos os sentidos possíveis, mas embaixo de estratégias que tragam benefícios para o consumidor e também para a marca em questão”, destaca Pedro Calabrez Furtado, professor do curso de ciências do consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


O empresário Rony Meisler, fundador da Reserva, marca carioca especializada em vender roupas é formado em engenharia de produção, ele gosta de dizer que tem a neurociência como hobby. Não à toa, aplica em suas 26 lojas os conceitos que toma contato por meio de cursos e livros sobre o assunto. “A técnica vai desde uma mesa colocada na frente do estabelecimento com uma peça de roupa dobrada de maneira bacana, o que induz ao tato, até uma decoração que faça o cliente sentir-se em casa”, afirma Meisler.
Se você entrar nas minhas lojas, vai perceber que a trilha sonora é de 10 anos atrás. Isso porque o nosso público tem 30, 35 anos e sabemos que o gosto musical deles se forma com as bandas que escutou quando tinha 20, 25 anos”, ensina.


Sem dúvida uma gama de possibilidades emergentes.


Fonte: Estadão

TEDx - O que é possível fazer com uma viola

Realmente não é o que se ouve todos os dias.


Preston Reed é um mestre no violão. Usman Riaz, um aprendiz (ou mestre.. como preferir) de 21 anos. 
Nesse encontro, no TED Global 2012, os caras se reúnem, fazendo apresentações solo e uma improvisação conjunta.


Belo jeito de começar a semana!

27 julho 2012

INTERNET - Do you remember... by Loku

Mais uma plataforma social. 
Mais uma mistura das já existentes.


Além de abranger características de Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest, a remember.loku é um website com o cabeçalho "do you remember when...". Com essa frase na cabeça, a pessoa pode fazer um upload de fotografia e lembrar tal momento - bem como compartilhar e marcar amigos.






Foi eleito o melhor website de hoje pela Design Taxi.

Abertura das Olimpíadas, Berlim

E a de Berlim, no auge nazista? Estranho imaginar a diferença de percepção ao ver o vídeo hoje e na época.


Abertura das Olimpíadas, Los Angeles

O homem voador de Los Angeles.


Abertura das olimpíadas, Beijing

Hoje é dia de festa: acontecerá a cerimônia de abertura das Olimpíadas em Londres.


Por enquanto, o que nos resta é recordar. Então, vamos lembrando de algumas marcantes cerimônias, como a passada, em Beijing, com o showzaço dos tambores, uma exibição da sincronicidade que os chineses são capazes.


26 julho 2012

DESIGN - Fontes para desenhar rostos

Tiago Pinto é um publicitário português, trabalhando, atualmente, em Amsterdam.


Quando da sua mudança de Lisboa para Amsterdam, ele começou a brincar com tipografias e fontes, formando retratos divertidos. Agora ele compartilha no seu site os resultados.










Uma demonstração da confusão de trabalho vs lazer (e bem casadinho com o work and play).


Fonte: Fubiz

25 julho 2012

ARQUITETURA - Mini cozinha, Kitchoo

A Kitchoo é mais que uma mini cozinha.


O cômodo, fácil de instalar, aparentemente é um armário comum. Ao longo do vídeo, no entanto, vão sendo mostradas as funcionalidades, com fogão, pia, exaustor, geladeira, secadora e lixo. Tudo que uma cozinha precisa, né?




Pra completar, tudo com um design simples, porém eclético e elegante.
Totalmente em sintonia com os mais frequentes imóveis pequenos.


Fonte: Hypeness

24 julho 2012

CRIATIVIDADE - Animação do Mario com post its

O diretor de filmes Zach King fez uma animação divertida do Mario Bros com post it. O filme tem até participação especial do Pack Man.



Com uma mensagem subliminar, King convida a entrar em seu site e tentar bater seu recorde no jogo.


Ócio criativo ou não, vale assistir.


Fonte: Design Taxi

23 julho 2012

INTERNET - Descontos escondidos com a Daily Gobble

Que tal ser premiado por ter ido jantar em um restaurante na noite certa?


O Daily Gobble tem um "q" de compras coletivas, mas bem pouco. A ideia é permitir que clientes ganhem descontos em restaurantes em períodos específicos, mas sem precisar carregar cupons, passar pelo "constrangimento" do desconto no final da janta ou arriscar um serviço ruim por ser "cliente da compra coletiva".



Funciona assim: a pessoa vai no restaurante, tem o seu jantar e paga normalmente. Depois, tira uma foto da nota fiscal (com a data...) e posta no site. Com isso, o cliente ganha o valor proporcional ao desconto em créditos no PayPal.



Uma nova perspectiva de uma ideia que alguns já duvidavam de seu poder sustentável.

TEDx - Sir Ken Robinson fala sobre o (velho) sistema educacional

Neste TEDx, animado, Sir Ken Robinson aponta as características do nosso sistema educacional, as quais são condizentes com uma época totalmente diferente da atual, e coloca as possibilidades de mudança (e necessidades).


Desenhado pelo modelo mental do iluminismo e o contexto econômico da Revolução Industrial, o sistema educacional coloca escolas estruturadas como fábricas e a capacidade intelectual dos estudantes dividida em "capazes" e "não capazes", ponto.
Mais adiante, Robinson ainda comprova o poder desse sistema, utilizando um conceito de capacidade inerente à criatividade que todos nós temos, e a qual decresce ao longo dos anos escolares.




Um Talk revelador e instigante. 

20 julho 2012

TECNOLOGIA - Dispositivo transforma imagem em som


Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram um novo dispositivo que pode ajudar pessoas com deficiência visual a interagirem com objetos de uma maneira diferente. 


A invenção é chamada de “EyeMusice faz algo bem ousado: escaneia o ambiente e converte as imagens em áudio por meio de um óculos equipado com câmera e fones de ouvido. O objetivo é auxiliar pessoas cegas a realizar tarefas cotidianas, como compras no supermercado.




O site MedGadget explica que o truque para criar um bom dispositivo de substituição sensorial como esse é encontrar uma forma de relacionar imagens e sons que seja fácil de interpretar. O “EyeMusic” faz isso assim: cada cor é representada por um som diferente. Por exemplo, quando a câmera do dispositivo reconhece a cor azul, é produzido o som de uma corneta. Se for reconhecida a cor branca, o que se ouve é um som feito por um vocal. Além disso, quanto mais brilhante um objeto for, mais alto é o som. Aqui você consegue ouvir algumas demonstrações. A experiência é bem diferente, e fica a dúvida se a questão é habituar-se ao sistema.


A diferença desse dispositivo de substituição sensorial, segundo o estudo publicado no jornal “Restorative Neurology and Neuroscience”, é que o “EyeMusic” é um sistema de fácil compreensão para os novos usuários e que pode ajudar na criação de uma interface definitiva para pessoas cegas.


Fonte: Superinteressante

19 julho 2012

INSPIRAÇÃO - Nice to meet you, Dominic Giamo

Esse é um RAK genuíno de verdade!


O programa "o que você faria?" cria situações complicadas para ver qual será a reação das pessoas (bem interessante, diga-se de passagem). Em uma delas, eles colocam dois atores, em momentos diferentes, com dificuldades para trocar um pneu. Primeiro, uma atriz loira bonitona. O segundo, um rapaz, aparentemente muçulmano (o programa se passa nos EUA).

A loira recebeu ajuda. O rapaz, também, mas com bem mais demora.


O grande lance?
Bem, uma das pessoas que ajudou o ator foi o Dominic Giamo, que acredita em alquimia mental, ou seja, transformar o positivo em negativo.




U.ma.li.ção.

COMUNICAÇÃO - Propaganda politicamente incorreta

Encontramos na Erros de Marketing, mas o que você acha?




A propaganda coloca (várias) atitudes politicamente incorretas sendo feitas com primazia pelo cara usando as molas que podem ser acopladas aos tênis. A pergunta é: qual a mensagem que ela realmente está passando, não só para os futuros compradores/usuários, mas aqueles que irão presenciar o uso das peças na rua.


Será que vão ser bem vistos?
-Será que isso importa?

18 julho 2012

INSPIRAÇÃO - The future is ours

Inspire-se.


Um tributo aos que passaram e aos que estão por vir.



-compartilhe.


Fonte: Fubiz

TEDx - O (baita) poder do X

Quem nos acompanha sabe que somos, além de fãs do TED, patronos do TEDx Vale dos Vinhedos, junto com a Mazah.


Ficamos impressionados com essa peça do TEDx Summit, no Qatar.




Direção: Komer Union
Trilha: Yasmine Handam


Se quiser ver vídeos interessantes dos TEDx, toda segunda publicamos um! Olha aqui.


Fonte: Fubiz

COMUNICAÇÃO - Drogas para quê?

Para as Olimpíadas de Londres 2012, o laboratório GlaxoSmithKline criou, com a agência TBWA London, uma peça de comunicação arrepiante. 


Com o atleta Marlon Devonish como protagonista, eles mostraram, visual e sonoramente, o efeito da maior droga de todas no metabolismo de um atleta: o apoio do público.




Fonte: B9


Sensacional!

17 julho 2012

DESIGN - Coca Cola com a arte da Pepsi

E outras mais...


O designer Graham Smith, especialista em logos, criou um projeto (um tanto confuso e) divertido: ele trocou os logos de conhecidas rivais como Coca e Pepsi, ou Bing e Google. 


Dá uma olhada:















Fonte: Exame

TENDÊNCIAS - Hackear é cool

Na semana passada publicamos umas das macro tendências colocadas pela WGSN para 2013, a Living Design.


Outra exposta foi a Hack-tivate, que significa a inversão do conceito de "hackear" do ilegal para o cool. Foi percebido que as pessoas estão buscando personalizar objetos, fazer os DIY, encontrar novas utilidades (casado também com a ideia do Estilo Local, que apareceu para 2011).
No vídeo abaixo, a WGSN apresenta vários exemplos de ações e spots que demonstram essa macro.



Um outro também pode ser o Learnist, que seria um "pinterest" do "how to make it". Nessa plataforma são compartilhados ensinamentos e conhecimentos, basicamente. Bem legal!



16 julho 2012

COMUNICAÇÃO - O sistema "soneca" da Volkswagen

Já postamos várias ações das DDB´s espalhadas pelo mundo, como de Paris e de Berlim.


Essa, da Volkswagen, é da DDB Argentina, faz uma brincadeira com o conhecido "soneca", para divulgar o sistema de "reconhecimento de sonolência" do veículo.




Divertida.

TEDx - Lisa Harouni sobre impressoras 3D

Falamos ano passado sobre as impressionantes impressoras 3D.


Neste TED, Lisa Harouni demonstra a complexidade de possibilidades de criação e produção com essas máquinas e expressa seu otimismo sobre as mudanças que as impressoras 3D podem trazes na forma que encaramos manufatura.

13 julho 2012

COMUNICAÇÃO - Governo proíbe aumento de volume em comerciais de TV


Os canais digitais da TV aberta não poderão mais aumentar deliberadamente o volume dos intervalos comerciais durante suas programações. De acordo com portaria do Ministério das Comunicações que será publicada amanhã no Diário Oficial da União, o limite máximo de variação de som aceita será de 2 decibéis (dB), praticamente imperceptível ao ouvido humano. 
- para ter um parâmetro, uma conversa sussurrada alcança um patamar entre 30 e 40 dB.


Segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica da pasta, Genildo Lins, as emissoras que descumprirem a portaria e continuarem aumentando o volume da transmissão dos intervalos comerciais serão notificadas e podem até mesmo terem seu sinal suspenso temporariamente.


Na verdade a determinação existe desde 2001, mas devido à falta de tecnologia para implementá-la, só ficou pronta agora. Foi formado um comitê com membros da Anatel e representantes de radiodifusores, para avaliar transmissões em um prazo de 12 meses. A portaria também atende um pedido da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), para que a norma seja aplicada somente às transmissões digitais.



– Embora o limite de 2 decibéis seja aplicado apenas aos canais digitais, para o analógico iremos usar as regras de modulação de som que já existem no âmbito da Anatel, mas que também nunca foram devidamente fiscalizadas. Para esse grupo, as normas valem para a programação completa, e não apenas para os intervalos comerciais – acrescentou.


Fonte: Caderno ZH

DESIGN - Uma cafeteria parisiense dentro de um saquinho

The "Coffeebrewer" é o nome de batismo do produto da Grower´s Cup, descrito como uma mistura de filtro de café e cafeteria francesa. Isso porque a embalagem foi desenhada para preparar o café na hora, de forma muito prática:




O café já vem dentro da embalagem, a qual tem uma divisão feita por um filtro. Ao abrir, o consumidor acrescenta 500 ml de água quente e aguarda 5 minutos. Pronto, só servir o café fresquinho.




Isso é pensar em uma demanda e criar uma embalagem inovadora para atender. Demais.


Fonte: Design Taxi

12 julho 2012

INOVAÇÃO - Impressora permite compartilhamento físico de conteúdo

Alex Zhulin criou uma impressora que permite o conhecido compartilhamento de conteúdo (digital) ser compartilhado fisicamente!




A impressora batizada de OKSU não utiliza tinta (sim...): ela utiliza uma tecnologia em que a tinta já está no papel e apenas precisa ser ativada. Além disso, o papel possui um chip NFC, o que possibilita abrir o mesmo arquivo digitalmente em qualquer dispositivo com a mesma tecnologia. 



Uma ótima futura ferramenta de comunicação.


Fonte: Design Taxi

COMUNICAÇÃO - O quão longe você iria por um Delites?

Quase quase um RAK (ainda semana passada postamos um na Austrália) essa ação da Delites acontece com uma pergunta básica:


"
O quão longe você iria?
"

E colocam à prova a perseverança do público.




No mínimo divertida!

TECNOLOGIA - Ouya é um vídeo game "crowd" do começo ao fim


A indústria de jogos movimenta, hoje, mais de US$ 30 bilhões anualmente. 


Desenvolvedores lançaram na Kickstarter um produto contra essa corrente.


Tentando resgatar o público que cada vez mais utiliza aparelhos portáteis para jogar, apostaram em um vídeo game de baixíssimo custo, open-source, com um sistema operacional Android, para reverter esse quadro.
Com recursos equivalentes a qualquer PS3 ou Xbox 360, o OUYA chegará ao mercado com o preço de US$ 100,00.



Segundo a presidente da empresa, eles querem fazer frente a uma indústria bilionária com uma empresa com uma dezena de funcionários. O projeto é ousado e tenta transformar-se em uma tendência para os próximos lançamentos.


por André Pituco

11 julho 2012

CRIATIVIDADE - Esburacando paredes (Street Art)

Falar em inovação e criatividade em arte de rua remete a maioria de nós (provavelmente) ao Banksy, mais conhecido ainda depois do filme (genial, diga-se de passagem) Exit through the gift shop.


No entanto... Encontramos no 9GAG uma arte bem diferente e feita com primor: Vhils. Artista português, a técnica do cara é, basicamente, fazer buracos nos muros. 
O resultado é surpreendente.


 







Fazer o melhor com os recursos que se tem.

TENDÊNCIAS - Macro tendência Living Design 2013 WGSN

A WGSN já publicou as macro tendências para o outono.inverno 2012/2013 e uma delas é a Living Design.


Muito forte a "humanização" de objetos. Ou além: animalização, trazendo muitas peles e texturas para acessórios da casa e do dia a dia, como capinhas de celular com pelos. 
Dá uma olhada no vídeo:



Living Design - WGSN from Mindset on Vimeo.






10 julho 2012

DESIGN - Design Thinking, o filme

Livros, palestras, histórias. De tudo sobre o milagroso design thinking.


Está para ser lançado um documentário bem interessante sobre o assunto, e um tanto parcial (para o lado bom!). 
O designthinkingmovie mostra o que é realmente este modelo mental (na verdade), como é o processo criativo, de construção, desconstrução, tentativa, erro, acerto e inovação. Parece que vai ser interessante, uma fonte de insights, no mínimo.






INTERNET - Google abre programa Engage no Brasil

O Google Engage é um programa feito para pequenas agências, web designers, profissionais de marketing online e desenvolvedores. Com ele, é possível ter acesso a diversos treinamentos e ferramentas potencialmente capazes de alavancar negócios.




Na verdade, qualquer pessoa com uma conta Google (e CPF) pode ter acesso, pois há a opção de cadastro para pessoas físicas também.
É possível montar uma espécie de escritório virtual, preenchido de acordo com a evolução da pessoa dentro do programa. Ainda, os participantes ganharão 10 cupons de R$ 150 para utilizar em novas contas do Google Ads.


Fonte: Exame

09 julho 2012

TEDx - Pattie Maes sobre Minority Report

Informação realmente acessível e a um preço também acessível.


Pattie Maes apresenta um dispositivo que literalmente se veste na pessoa para funcionar. Intuitivo e relevante de acordo com o contexto, traz a inovação do Minority Report à realidade.



06 julho 2012

COMUNICAÇÃO - A honestidade não deve passar despercebida

NAB é a sigla para National Australian Bank.


Os caras fizeram uma ação bem legal na Austrália, pois acreditam que a honestidade deve ser premiada, sim. Um exemplo do RAK (Random Acts of Kindness), muito bem trabalhado pela Coca Cola, por exemplo.


REFLEXÃO - Um novo "american way of life"?

Será?


Sensacionalista ou não, certo ou não... O vídeo mostra a cultura do consumo sob um prisma crítico, como ela acontece e como poderia ser.




INTERNET - O ICQ está de volta

Alguém ainda lembra do ICQ?





Pois que o ICQ voltou, para Applenianos e Googlenianos. Quem quiser pode baixar o aplicativo (Apple ou Google) gratuitamente e é compatível com qualquer mobile ou tablet. Além disso, a versão é integrada às redes sociais, o que traz o app vintage adaptado aos novos tempos.




Fonte: Caderno Digital ZH, 4 de julho de 2012

05 julho 2012

COMUNICAÇÃO - A Coca Cola Bag

A Coca Cola é uma das marcas mais facilmente reconhecidas no mundo, e um dos facilitadores é justamente o formato de seu logo e sua garrafa. Devido ao custo da garrafa de vidro retornável, é costume em alguns países servirem o refrigerante em sacos plásticos, para que o consumidor não precise desembolsar a quantia para a embalagem.


Percebendo a possível perda de comunicação e uma necessidade de seu consumidor, a Coca Cola resolveu criar embalagens específicas, em plástico ecologicamente correto, para substituir os saquinhos. Além de eco friendly, evita uma possível confusão com outros refrigerantes...



04 julho 2012

RECURSOS HUMANOS - O ponto da virada da ClearSale

Pedro Chiamulera é ex esportista e atual CEO da Clear Sale, empresa de validação de compradores no e-commerce (eles verificam se a pessoa que está fazendo a compra é ela mesmo).


O Pedro fundou a empresa em 2000, mas foi em 2005, quando teve 23 dos 25 funcionários fora da empresa (saíram em busca de melhores oportunidades) que ele percebeu que deveria mudar algumas coisas em relação às pessoas.


Deu início, então, a processos de criação de relacionamentos e auto estima interna, com dinâmicas e conversas. À medida que a empresa foi crescendo, criaram plano de carreira e grupos de afinidade.


Os resultados foram incríveis:
- Eleita em 2011 a melhor empresa de TI para se trabalhar
- Em 3 anos o crescimento foi de 1000%
- Faturamento atual de R$ 52 milhões


Se quiser conferir a entrevista, clica aqui.


03 julho 2012

SAÚDE - Sabonetes inspirados em drinks

A empresa de cosméticos EOS, de Mariângela Bordon, tem um conceito de pureza utilizando insumos minerais buscando trazer sensações de bem estar para corpo, cabelos e ambientes (discurso retirado do site da marca).


Chamou a atenção, no entanto, por sua linha de sabonetes líquidos, inspirados em drinks como Mojito e Ginger Ale. São produtos da linha Bioliquid, enriquecidos com oligoelementos (essenciais para organismos vivos) e agentes umectantes (os quais mantém a pele umidecida.










Gostou? Eles vendem os produtos no site, além de drogarias.


Fonte: Exame

02 julho 2012

TEDx - A simplicidade vende, por David Pogues

Talvez hoje isso já não seja novidade, mas David Pogues explora nesse TED talk como a magia da simplicidade acontece - e como é verdadeira.


Fazendo comparações básicas entre Microsoft e Apple, entre uma música e outra, ele conclui que as empresas já entenderam que a questão não é colocar mais nos gadgets, mas menos.




INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br