29 janeiro 2013

PESQUISA - Alto potencial para indústria de suplementos alimentares e afins


A indústria de alimentos tende a ampliar seu mix, para atender demandas por suplementos e vitaminas específicas. A linha divisória, no entanto, entre alimentos e bebidas funcionais e vitaminas e suplementos está se tornando tênue e confusa. Ainda assim, a procura por esses suplementos aumenta, criando um mercado de nicho, e, além da indústria de alimentos, farmacêuticas também procuram atendê-lo.

Unido a isso, a transição de marcas globais para locais e de nicho fortalecem essa tendência para este ano e, segundo o post no Euromonitor, os mercados que mais buscam este tipo de produto são Ásia, África e América Latina. 

E não só os alimentos: rotinas saudáveis, exercícios físicos, substituição de hábitos sedentários, todos estes movimentos fortalecem a previsão do potencial deste mercado.

25 janeiro 2013

COMPORTAMENTO - Dinheiro compra felicidade?

Sim, compra.

Na verdade, o que "compra" a felicidade é justamente gastar o seu dinheiro.
Calma lá...

Não se trata de sair por aí alucinadamente comprando zilhares de coisas.. O vídeo abaixo mostra, com embasamento em pesquisas realizada, que a forma com que se gasta o dinheiro influencia o quanto feliz uma pessoa é. Gastá-lo com os outros e com experiências, por exemplo, aumentam a felicidade do individuo muito mais que comprando um bem material para si.




Fonte: Ponto Eletrônico

24 janeiro 2013

SUSTENTABILIDADE - Reciclagem automática de garrafas PET



Enquanto quase todo lixo descartado em São Paulo vai para aterros, na Holanda apenas 3% do lixo tem esse destino. Quase metade do lixo doméstico é incinerado. A energia gerada da combustão aquece as casas e ilumina parte da capital holandesa, Amsterdã.

Além disso, há várias outras iniciativas que motivam a reciclagem no país, como a Recycling Automatic Machine, uma máquina que troca garrafas PET vazias por dinheiro. Ela existe em alguns supermercados e funciona da seguinte forma: a pessoa chega, coloca a garrafa de plástico, a máquina pesa e no fim de tudo a pessoa recebe um cupom, que vale dinheiro.

Em Amsterdã, três garrafas pet devolvidas para a máquina valem o equivalente a R$ 3.

Fonte: Catracalivre

23 janeiro 2013

CRIATIVIDADE - Por dentro d´As aventuras de Pi

Tudo bem, sabemos de toda polêmica que o vídeo de Moacyr Scliar falando sobre As aventuras de Pi gerou.

Mas.
Essa ação realizada na Piscine Pailleron, na França, é simplesmente demais.



A história é a seguinte: No início de dezembro, o filme “As Aventuras de Pi” de Ang Lee ganhou uma pré-estréia especial na França. A ideia da agência Ubi Bene foi criar uma verdadeira experiência para os espectadores, que poderiam se sentir um pouco na pele do protagonista.

Uma piscina – que também tem tudo a ver com o contexto do filme – foi transformada em cinema, com diversos botes servindo de poltronas, incluindo coletes salva-vidas.

Isso sim pode ser chamado de cinema 4D, só resta torcer para não ter vontade de ir ao banheiro no meio do filme.




Fonte: Exame

22 janeiro 2013

TENDÊNCIAS - O que esperar do futuro do trabalho?

Todas essas transformações, era de Aquário, a disseminação do "compartilhamento", da "colaboração", do conceito de sustentabilidade, da inteligência artificial (para mais, conheça o Federico). Por vezes temos a pretensão de pensar conhecer o futuro, que seja o futuro próximo, que podemos imaginar como será a nossa vida e de nosso filhos - e netos. Mas... será?

PSFK divulgou o que esperar:

Espaços de co-criação 


Tecnologia mais e mais compacta e prática


Espaços pop up de trabalho


União com a atividade física


Co-criação e edição em grupo de imagens


Tele-transporte (calma, é a presença digital que pode unir-se à física através de robôs)


Sistemas (automáticas) de avaliação de desempenho


Empregado como um stakeholder 


Redes sociais de trabalho


Modelo mental de start-up : aprender fazendo


Sistemas de IA para recrutamento e seleção (de acordo com perfil profissional e social)


Cultura do feedback


Conhecimento em rede


Dá pra tirar umas palavras chave daí: colaboração, onipresença, imagem. Baseado no report da PSFK, algumas agências pensaram no que pode vir a surgir. Só conferir o final do material, disponível aqui.

21 janeiro 2013

TEDx - Ramesh Raskar apresenta a fotografia femto

Ramesh Raskar apresenta a femto fotografia, um novo tipo de imagem tão rápida, que mostra o mundo em um trilhão de quadros por segundo, tão detalhada, que mostra a própria luz em movimento. 
O legal é imaginar como será o consumo dessa tecnologia do futuro, para procedimentos médicos, socorro de vítimas e, até, compras no supermercado.



18 janeiro 2013

MARKETING - Loja que simula os ambientes para uso de seus produtos

Logo ao entrar na Globetrotter, há um vasto átrio com uma cúpula que simula uma floresta tropical, onde fica uma piscina que faz o papel de lagoa. Nela, é possível testar caiaques, canoas, roupas e equipamentos mergulho à venda na loja.









A possibilidade de experimentar e experienciar o ambiente, os produtos, a filosofia da loja.

Fonte: Hypeness

17 janeiro 2013

INOVAÇÃO - Tablet com teclado retrátil


Uma empresa californiana Tactus criou um protótipo que tem um dispositivo que transforma uma tela plana sensível ao toque em um teclado com teclas em forma de bolha nos momentos de necessidade.
Quando a digitação não é mais necessária, as teclas-bolha se retraem e a tela volta a ser totalmente plana.
A empresa espera começar a produzir a tela em escala comercial até o fim do ano.
Em princípio, a tecnologia deve ser aplicada a celulares e tablets, mas a companhia diz que o teclado móvel poderia ser usado para outros dispositivos com telas sensíveis ao toque, incluindo controladores de games ou computadores de bordo em carros.


Confere o vídeo!


Fonte: BBC


COMUNICAÇÃO - Axe leva brasileiros para o espaço



AXE lançou dia 14 uma das campanhas mais ousadas de sua história: oferece aos seus consumidores a chance de ganhar uma viagem ao espaço. Apenas um brasileiro terá a oportunidade de se unir aos 22 recrutados pela A.A.S.A. (AXE Apollo Space Academy) para esta experiência única, e fazer parte de um fato histórico para o país que, até hoje, teve apenas um representante no espaço. Os interessados deverão, a partir de 10 de janeiro, inscrever-se na A.A.S.A. pelo site www.axeapollo.com e competir por uma das 22 vagas da viagem a ser realizada pela agência espacial internacional Space Expedition Corporation (SXC).

AXE Apollo é o maior lançamento de produto em 30 anos da marca e está sendo divulgada simultaneamente em 60 países e em 45 línguas por todo o mundo. A campanha conta com a participação de quem mais entende do assunto: Buzz Aldrin, um dos primeiros astronautas a pisar na lua, que lançou a A.A.S.A. nos Estados Unidos e Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, representante do lançamento no Brasil.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos irão passar por etapas de recrutamento: Na primeira, eles deverão inscrever seu perfil de astronauta no site www.axeapollo.com e dizer ao mundo porque merecem ir ao espaço. Os mais votados participarão de uma segunda etapa, um desafio nacional, a ser realizado em cada um dos países participantes, que definirá os classificados para a fase final. Na terceira e última etapa, os 22 finalistas serão selecionados por meio de desafios competitivos e simulações realizados no Global Space Camp em Orlando, Flórida.  "A viagem espacial disponível para todos é a próxima fronteira a ser ultrapassada pela espécie humana", disse Buzz Aldrin, astronauta e lendário piloto da espaçonave Apollo 11, que pousou na Lua em 1969. "Estou muito feliz por AXE oferecer aos jovens esta oportunidade extraordinária de experimentar um pouco do que eu vivi no espaço", acrescenta.


Fonte: AdOnline

11 janeiro 2013

DESIGN - Interruptor inteligente


Existem aqueles interruptores three way, com vários botões em um só. Não é surpresa ver alguém fazer uma sequência de tentativas para acertar qual apaga/acende a lâmpada desejada.

O designer Taewon Hwang propôs uma solução: um interruptor com a imagem da planta-baixa, onde cada botão corresponde a um ambiente.

Fonte: B9

10 janeiro 2013

TURISMO - We Hostel, em São Paulo, une moderno e antigo


Localizado no bairro Vila Mariana em São Paulo, o We Hostel funciona em uma antiga residência do início do século 20. A ideia partiu do empresário Guilherme Perez, que depois de viajar para o exterior, quis trazer ao país um conceito diferente dos empreendimentos na área de turismo que já haviam por aqui.

Além da parte de fora do imóvel estar absolutamente preservada, com ajuda do arquiteto Felipe Hess, o interior teve toda a decoração e mobílias da residência garimpadas em feiras como Benedito Calixto e do bairro do Bixiga, oferecendo ao hóspede uma viagem no tempo.





Há adesivos fixados nas paredes que dão uma rápida identificação visual do que o espaço é e o que ele oferece. Todos os cômodos da casa possuem QRcodes que, ao serem lidos via smartphone, redirecionam o hóspede para músicas que falam da cidade, em mixtapes criadas no SoundCloud. Os mapas do metrô e de pontos turísticos podem ser baixados pelo celular. A casa conta ainda com instalação de aquecimento por energia solar.









Fonte: B9

09 janeiro 2013

COMUNICAÇÃO - Coca Cola distribui euros na Espanha

Antes de mais nada:


A CocaCola sabe muito bem fazer suas ações e, principalmente, está muito bem alinhada com o próprio conceito e com o próprio tempo. Vai além do queridinho RAK , além da interação com o público: ela conseguiu nesse projeto trazer colaboração e ação para essas pessoas - e, claro, para nós, que assistimos. E, o que mais nos marca, distribuiu um presente com uma condição apostando na bondade das pessoas. 
E deu certo. 

Fonte: Comunicadores

07 janeiro 2013

TEDx - Louie Shwartzberg, o fotógrafo do segundo de tempo

A beleza da Natureza pode passar facilmente despercebida -- mas não através das lentes de Louie Schwartzberg. As suas espantosas fotografias em "time-lapse", acompanhadas de poderosas palavras do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast, servem de meditação sobre ser-se grato por cada dia. 


Neste TEDx, em especial, ainda são colocados depoimentos de crianças novinhas e velhinhas, falando sobre o "explorar" o momento e a natureza.

"
Você pensa que hoje é apenas um dia. Hoje é O dia. É o dia que te foi dado, como um presente.
"


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br