31 março 2014

TEDx: Curiosidade que move o mundo

Carol Romano é formada em comunicação social, e tem no seu currículo passagem por revista, televisão e web em áreas do jornalismo e marketing. 

Seduzida pelo potencial de mobilização da internet e estudiosa de novos modelos de pensar, agir e viver numa sociedade que busca novas respostas para antigos desafios, em 2010 Carol fundou AsBoasNovas: o primeiro portal de notícias positivas do Brasil.

No TEDxGramado, Carol subiu ao palco e emocionou o público com o tema da felicidade.

Assista!

28 março 2014

CAMPANHA: Obrigado SP

Sabemos que São Paulo é a cidade mais populosa do país, onde milhões de pessoas utilizam o transporte público diariamente. 

Porém, não é muito fácil se locomover pela cidade. O trânsito é desorganizado e muitas pessoas, em meio a toda a multidão de usuários de transporte público, são desrespeitosas.

Pensando nisso, Edgard Vidal, estagiário da agência Ogilvy Mather SP, criou o projeto "Obrigado SP". Este pretende melhorar a vida das pessoas que utilizam esses meios de transporte através da colaboração mútua. A ideia é incentivar atitudes mais educadas entre os cidadãos.

O movimento distribui cartões com agradecimentos e reconhecimentos de bons atos. Se alguém faz algo de bom para o outro, ganha um cartão de "OBRIGADO". E se alguém é visto fazendo algo de bom para outra pessoa, ganha o cartão de "PARABÉNS".

Para saber mais, clique aqui.



Fonte: AdNews

27 março 2014

TECNOLOGIA: Sistema de iluminação pública reduz consumo de energia em 80%

A Tvilight é uma empresa holandesa que desenvolveu um novo sistema de iluminação pública, com grande potencial de economia de energia e, consequentemente, redução de emissões. O funcionamento é através de um sensor de presença, que permite que as luzes só sejam acesas quando um pedestre, ciclista ou veículo estiver passando pela rua.

Os desenvolvedores declaram que a implantação da ideia pode levar a uma redução do consumo de energia de até 80%, também diminuindo pela metade os custos de manutenção. A tecnologia é compatível tanto com as lâmpadas tradicionais quanto as de LED, que representam a nova tendência de iluminação eficiente.

No Brasil, a iluminação pública consome quase 10 bilhões de quilowatts-hora por ano. Uma redução de 80% desse valor compensaria o consumo de quase metade da população de São Paulo, maior cidade do país com seus quase 12 bilhões de habitantes. 

O vídeo abaixo explica o funcionamento desse sistema de iluminação com sensor.

 

Fonte: AsBoasNovas

26 março 2014

MARCA: Dolce & Gabbana ensina o que os italianos dizem com as mãos

A grife italiana Dolce & Gabanna lançou um "tutorial" para aprendermos sobre os famosos gestos da comunicação dos italianos, que muitos brasileiros já conhecem. 

O vídeo foi criado pela dupla Ben Taylor e Alessia Gargiulo, do site Swide

"Learn Italian Gestures With Dolce & Gabbana Models" é protagonizado pelos modelos masculinos da grife que desfilaram no FW15 fashion show no começo deste ano.

Divertido, o vídeo acompanha uma trilha sonora tipicamente italiana, e mundialmente conhecida.





Fonte: B9

25 março 2014

INSPIRAÇÃO: Um fotógrafo que torna o sonho de crianças doentes em "realidade"

Shawn Van Daele é um fotógrafo canadense que teve uma ideia de montar o projeto The Drawing Hope ("desenho da esperança"). Essa ideia se tornou real, e se tornou em algo incrivelmente mágico que mudou muitas vidas, inclusive a do próprio Shawn.

O encantamento por trás do projeto é mostrar às crianças com problemas de saúde que TUDO É POSSÍVEL. E como fazer isso? Transformar os desenhos feitos pelas crianças em imagens "reais", através da mágica fotografia de Shawn, onde as estrelas são as próprias crianças. Mais do que isso, o projeto emociona os familiares que a cada dia lutam pela vida dessas crianças.

Cada criança se torna um personagem especial do livro de histórias que está sendo construído por Shawn. Ele já completou 29 sessões de fotos para o seu primeiro livro, e anuncia que estará pronto em breve.

Inspiração, magia e esperança são os elementos principais desse maravilhoso projeto. Confira abaixo os "pequenos heróis" de Shawn, com seus desenhos ao lado da transformação mágica da fotografia. 






Fonte: Drawing Hope

TEDx: Curiosidade que move o mundo

No palco do TEDxGramado, evento que ocorreu no dia 23 de novembro de 2013 na cidade de Gramado, o público acompanhou a palestra sensacional de Arthur Veríssimo.

Arthur Veríssimo é um comunicador e agitador cultural. Dentre as suas diversas atividades, Arthur é multimídia, jornalista, roteirista, palestrante, apresentador, produtor e fotógrafo em diversos meios de comunicação, sempre buscando trazer o inusitado para o cotidiano de cidadãos comuns, confrontando-os com novas realidades e aspectos culturais distintos.

E é exatamente isso que ela provoca no público presente no TEDxGramado. Arthur compartilhou as suas vivências e viagens que o transformaram, e que seguramente transformaram um pouco cada pessoa da plateia.

Inspire-se!




21 março 2014

FOTOGRAFIA: A perspectiva de uma foto versus o verdadeiro ambiente

Essa coleção fotográfica de grandes monumentos famosos ao redor do mundo nos mostra a importância que tem o enquadramento, ponto de vista e iluminação da fotografia.

Uma mudança de perspectiva pode fazer uma grande diferença, que se aplica tanto na fotografia como em qualquer outra coisa na vida. O Portão de Brandemburgo e o Monte Rushmore são majestosos quando enquadrados na maneira certa, mas podem parecer banal quando não são o foco central da foto.

Acompanhe a coleção abaixo e compare. 

Para ver as demais fotos, acesse o link.

1- Pirâmides de Gizé



2- Stonehenge



3- Taj Mahal



3- Portão de Brandemburgo



4- A Cidade Proibida



5- Sirenita



Fonte: UPSOCL

20 março 2014

ARQUITETURA: Uma senhora recusa um milhão de dólares para vender a sua casa

O terreno onde se encontra a casa de Edith Macefield, em Seattle, atraiu olhares arquitetônicos em 2006. Os construtores ofereceram um milhão de dólares para essa senhora de 84 anos vender a sua casa e ser substituída por um shopping. Edith recusou a negociação e o prédio teve seu plano de edifício alterado, sendo construído ao redor da pequena casa de dois andares, assim não atrapalhando a propriedade e a vida de Edith.

Com esse ato, Edith se tornou uma heroína na cidade e, principalmente, na sua vizinhança. Ao longo dos anos, a senhora teve a chance de acompanhar as mudanças drásticas que ocorreram em seu pequeno bairro. O fenômeno "gentrificação" afetou a região alterando as dinâmicas da composição do local, com novos pontos comerciais e construção de edifícios, que eventualmente demoliam as pequenas casas.

Está achando a sua casa familiar? Isso porque é incrivelmente parecida (e pode ter sido a inspiração) da famosa casa voadora do filme de animação da Pixar, UP.

Edith faleceu em 2008 com 87 anos e sua casa foi remodelada - as paredes e janelas reformadas. Também existem planos para erguer a propriedade e criar uma praça pública embaixo, em memória à coragem e integridade de Edith.





Fonte: inhabitat

19 março 2014

DIGITAL: Tempo gasto em smartphones supera a TV

Um novo estudo da AdReaction, realizado pela Millward Brown, constatou que pela primeira vez o tempo diário gasto em dispositivos móveis ultrapassou o consumo de TV no Brasil e nos Estados Unidos. A companhia entrevistou mais de 12 mil portadores de mobile, com idades entre 16 e 44 anos, em 30 países diferentes, questionando sobre o consumo de anúncios em TVs, laptops, smartphones e tablets.

Nos Estados Unidos, as pessoas passam 151 minutos por dia em seus smartphones e 147 minutos em frente à TV. Essa diferença também ocorre no Brasil, sendo que o tempo dos usuários brasileiros em frente ao smartphone está em 149 minutos, ganhando de 113 minutos para a TV. Na China, o número é ainda maior. Os consumidores chineses gastam 170 minutos com seus smartphones, e a metade do tempo assistindo televisão.

Leia a matéria na íntegra no site da Proxxima.



18 março 2014

COMUNICAÇÃO: Uma resposta emocionante a uma futura mãe de um filho com Síndrome de Down

A CoorDown é uma organização italiana de apoio às pessoas com Síndrome de Down, nascida em 2003 no dia mundial dedicado a elas: 21 de março. 

Uma futura mãe descobriu que seu filho teria o problema genético e enviou um email para a organização preocupada e questionando "que tipo de vida o meu filho vai ter?"

A resposta foi incrivelmente dada por meio de uma campanha da filial italiana Saatchi &Saatchi que, em conjunto com a CoorDown, retrata depoimentos de 15 pessoas respondendo à mãe o tipo de vida que eles têm, com alegrias, desafios e atividades diárias como todo mundo. O filme foi promovido em função do Dia Mundial da Síndrome de Down, que será comemorado na próxima sexta-feira, 21 de março.

O vídeo, titulado "Dear Future Mom" (querida futura mãe) emocionou muita gente, tanto que no próprio site da CoorDown foi divulgado que o #DearFutureMom teve o maior número de compartilhamentos em menos de 24h. O filme adota o conceito "Todo mundo tem o direito de ser feliz", promovendo a diversidade e integração na sociedade, tanto nas escolas quanto no trabalho.





Fonte: Meio e Mensagem

14 março 2014

VIAGEM: TOP 5 dos países mais e menos verdes

As imagens abaixo podem ser chocantes e exageradamente distintas. O Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index) avalia os países através do quão bem eles protegem as pessoas de danos ao meio ambiente e como eles protegem os ecossistemas da invasão humana. As categorias de análise vão desde qualidade do ar à preservação de florestas e saúde marinha.

Esse estudo também revela que, por um lado, 2 bilhões de pessoas têm acesso à água potável e saneamento decente em comparação a 1990, além do aumento de áreas do oceano e de terra que estão agora protegidos contra o desenvolvimeto. O outro lado mostra que a qualidade do ar está ficando pior em muitos lugares, e alguns cardumes de peixes são frequentemente sobre-explorados.

No primeiro lugar do ranking temos a Suíça, fazendo um bom trabalho de gestão ambiental e de proteção à saúde humana. A Alemanha ficou em sexto lugar, enquanto que o Brasil ficou na posição 77.

TOP 5: Os países MAIS verdes

1. Suíça


2. Luxemburgo


3. Austrália



4. Cingapura



5. República Checa



Entre os piores países do Índice estão os que vivem à margem da guerra, como Afeganistão, Haiti e Somália (que, atualmente, grande parte de suas cidades simplesmente estão destruídas, tornando difícil a tarefa de encontrar fotos que não mostrem a constante guerra).

TOP 5: Os países MENOS verdes

174. Afeganistão





175. Lesoto


174. Haiti



177. Mali


178. Somália


13 março 2014

PUBLICIDADE: Campanha contra consumo de maconha e direção em Colorado, EUA

Desde o dia 1° de janeiro deste ano, dois estados americanos, Washington e Colorado, podem consumir maconha legalmente com fins recreativos, de acordo com a matéria do G1. Foi aprovada, em novembro do ano passado, uma lei que prevê a abertura, nos dois estados, dos primeiros "coffee shops" do país, onde os consumidores maiores de 21 anos podem comprar até 28 gramas de maconha por vez de forma legal.

Em consequência disso, na rede televisiva do estado de Colorado está acontecendo, desde 10 de março, uma campanha no formato das propagandas que alertam sobre direção e consumo de álcool. Dessa vez, o alerta está contra o consumo de maconha por motoristas. O objetivo é conscientizar sobre a perda ou a lentidão dos reflexos de quem está sob influência da droga.

São três filmes de 30 segundos que mostram pessoas tentando realizar tarefas consideradas simples do dia-a-dia depois de terem fumado maconha. O slogan "Drive High, Get a DUI", pode ser traduzindo como "dirija drogado, leve uma multa". Qualquer motorista flagrado com mais de 5 nanogramas de THC, o principal psicotrópico da maconha, por milímetro de sangue poderá ser multado pela polícia local.

Os vídeos possuem um lado divertido e irônio, e se consegue entender que os personagens não conseguem realizar a terefa com efeitos da droga. Abaixo, os três vídeos que estão veiculando.

)

)



Fonte: Brainstorm9

11 março 2014

MARKETING: Lammily: uma Barbie com corpo "normal"

A fiel companheira das meninas completa 55 anos em 2014. Porém, nesse mesmo ano, a Barbie ganhou uma (inimiga?) concorrente para disputar na escolha das crianças. Há uma nova boneca por aí: Lammily.

A nova boneca foi criada por Nickolay Lamm, um designer e artista digital de Pittsburgh. Mas o que a Lammily tem (ou não tem) diferente da famosa Barbie? Ela é a primeira boneca com tamanho "normal". No ano passado, Lamm projetou o que ele denominou "Barbie normal" na tentativa de fazer uma boneca que reflita as proporções de corpos femininos reais. Para isso, ele usou as medidas de uma garota de 19 anos do "Centers for Disease Control and Prevention" e a moldou em um modelo 3D da Barbie.

Lammily representa algo novo - uma quebra da imagem da "mulher perfeita". A boneca é mais baixa, com curvas e proporções do corpo. Os seus pés são planos, diferente dos pés das tradicionais Barbies que são perfeitos apenas para um salto alto. A sua maquiagem é mais leve e suas roupas são mais casuais, representando assim um estilo de vida saudável. 

Provando que está se tornando bastante popular, o seu criador Lamm lançou na semana passada em um site de crowdfunding para produzir 5 mil bonecas em uma tentativa de levantar 95 mil dólares para produzir um comercial. O resultado: seu projeto já atingiu o alvo e, atualmente, tem 6.500 seguidores.

De acordo com Nickolay Lamm, ele deseja que a Lammily promova "average is beautiful" (a "média" é linda). Ele afirmou: "Eu queria mostrar que a boneca não precisa ter proporções distorcidas para ser bonita. Ela pode ser feita com proporções médias e ser linda. Eu mostrei para meninas para lhes dizer que ela se parece com elas e que ela parece acolhedora e convidativa. Elas responderam: ela é bonitinha!".






)

Fonte: International Business Times

10 março 2014

TEDx: Curiosidade que move o mundo

Tânia Tonet palestrou no TEDxGramado e representou a cidade de Caxias do Sul no palco. Atualmente, o seu foco de trabalho está no Marketing Cultural, com forte atuação na área de memória corporativa

Entenda um pouco mais sobre isso. Esse universo é contado pela filósofa e historiadora Tânia Tonet em 18 minutos.







INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br