27 junho 2014

CAMPANHA: P&G levanta reflexão sobre como é fazer coisas "como uma garota"

Recentemente, a Procter & Gamble lançou uma campanha para a sua marca de absorventes Always. Intitulada "Like a Girl", a campanha nos faz relembrar alguns estereótipos criados sobre a maneira que as meninas realizam algumas atividades.

A diretora Lauren Greenfield convida jovens para o seu estúdio e os questiona: "o que significa fazer alguma coisa 'como uma garota'"? Ela pede que os "mais velhos" realizem algumas ações da forma como garotas fariam. "correr como uma garota", "lutar como uma garota" e "jogar como uma garota". Eles reproduziram na forma de estereótipos de garotas, alguns encenando com um "ai, meu cabelo".

Essas mesmas perguntas foram questionadas a garotas mais novas, de 10 a 12 anos. A pergunta foi "me mostre o que é fazer isso como uma garota" e a encenação foi totalmente diferente. As mais novas reproduziram aquilo que de fato faziam, correndo o mais rápido que podiam dentro do estúdio, jogando com a máximo de força que podiam interpretar e lutando com cara séria e confiante. 

O vídeo tem o objetivo de mostrar a diferença entre os mais velhos, que reproduziram cenas estereotipadas, admitidas por um deles como um insulto às garotas. E do outro lado, meninas mais novas mostraram o que realmente são capazes de fazer, afinal elas estavam fazendo o que elas mesmas queriam, e não no propósito de serem "garotas". Para uma delas, a indagação como uma garota: "soa como uma coisa ruim, soa como se você tivesse tentando humilhar uma pessoa".

A P&G acredita que "Like a Girl" como um insulto serve de golpe contra as garotas adolescentes, e impacta fortemente na sua auto-confiança. A marca deseja que todas as garotas sejam confiantes na fase de puberdade e nas próximas, mostrando que fazer coisas "como uma garota" é muito bom!



24 junho 2014

MARKETING: Coca-Cola inova com ferramenta real time para a Copa do Mundo

A Coca-Cola brasileira inovou com um projeto sendo trabalhado por aproximadamente 50 profissionais de nove empresas: JWT, Mutato, Movimento, Kolab, Talk, e-life, Textual, DP6 e Ogilvy. 

O real time marketing, ou plataforma em tempo real, é um projeto que a Coca-Cola brasileira fundou para as suas marcas patrocinadoras da Copa do Mundo: Coca-Cola e Powerade. A empresa brasileira é a única, entre as Cocas mundiais, que utiliza essa ferramenta, que veio para ficar após o mundial.

O QG montado na sede da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, é composto por um espaço equipado para a produção de vídeos, monitoramento e interação com o público nas redes sociais. Ele será ocupado por profissionais encarregados de estabelecer uma nova forma de conexão com o consumidor. Essa conexão entre marca e comprador já aconteceu nas partidas até agora, e está se superando a cada jogo.

Os trabalhadores da plataforma monitoram cada movimento das pessoas nas redes sociais, alimentando as plataformas online das duas marcas para interagir ao vivo com os consumidores. Esses profissionais também avaliam as métricas e repassam os números em real time para que sejam tomadas as decisões de como as marcas devem trabalhar a comuncação com os consumidores.

A Coca-Cola brasileira tentou fundar essa ferramenta na Copa das Confederações, porém não estava suficientemente preparada para criar toda a estrutura. Muita coisa aconteceu de improviso e sem preparação. Por isso, hoje eles avaliam que sua participação na Copa das Confederações com o real time marketing funcionou como teste para ser implantado de vez a partir da Copa do Mundo.

"Nós acreditamos que essa é a forma ideal de se fazer marketing pensando no futuro e estamos criando uma estrutura permanente, um novo jeito de se conectar com o consumidor", explica Adriana Knackfuss, diretora de real time marketing da Coca-Cola.

"Aqui funcionam todas as pernas da operação: listening, speaking, amplificação, inteligência de real time. Monitoramos através de várias fontes o que está sendo falado de Coca-Cola, quais as movimentações a respeito de Copa do Mundo", acrescenta a executiva.




Fonte: Meio e Mensagem

18 junho 2014

TECNOLOGIA: Respiração humana gera energia através de luminária

Mike Thompson é um dos cientistas da Universidade de Stanford Yansei que desenvolveu a Latro, uma nova e genial ideia que gera energia através de um pouco de força nos pulmões.

A Latro é uma iluminária que gera energia por meio do CO2 da respiração humana, com um auxílio das algas. Os cientistas descobriram que através do processo de fotossíntese, é possível gerar pequenas correntes elétricas. Bastou uma ajuda da nanotecnologia para tornar a técnica bastante eficiente.

A luminária possui uma entrada para receber o ar cheio de dióxido de carbono que nós, seres humanos, eliminamos na expiração. Nossa missão é enxer os pulmões e largar o ar nessa entrada. O resto fica por conta das algas.

A Latro possui um sensor interno que controla a intensidade da luz e também uma bateria que armazena parte da energia para que ela seja usada mais tarde.

Dá uma olhada!





Fonte: AsBoasNovas

12 junho 2014

PUBLICIDADE: Antes tarde do que nunca, Skol diverte com comercial da Copa do Mundo

Em dia de Copa do Mundo, é a vez da Skol proporcionar boas risadas com seus comerciais para a data.

No vídeo "Bem-vindos à nossa redondeza", brasileiros dão boas vindas aos turistas italianos e ingleses com uma nova letra dos seus hinos. 

Skol chegou arrasando aos 45 do segundo tempo.



10 junho 2014

COMUNICAÇÃO: Ajude um Sundae e ganhe um sorvete de graça

O McDonald's criou uma ação de interação com seus consumidores da Malásia. Aproveitando a época de calor, o fast food posicionou um outdoor gigante no bairro mais movimento do país asiático, o Bukit Bintang.

No outdoor, um Sundae estava prestes a derreter e as pessoas que estavam nas ruas é que tinham que salvá-lo. A interação entre o painel e os consumidores acontecia no smartphone. Eles deveriam baixar o aplicativo para não deixar o sorvete derreter. Quanto mais pessoas interagiam, mais chances do Sundae ficar de pé.

Essa ação também premiou todos que conseguiram ajudar o Sundae a não derreter com um vale sorvete enviado diretamente para o smartphone. Mas com um porém. Esse sorvete de brinde também estava prestes a virar líquido, e as pessoas tinham que correr até o próximo McDonald's para garantir seu prêmio refrescante.

Em 200 minutos de ação, 1500 Sundaes foram distribuídos gratuitamente na região.


Fonte: Exame

09 junho 2014

TEDx: Curiosidade que move o mundo

Hoje apresentamos a 13º e última apresentação do TEDxGramado, patrocinado pela INEX.

O palestrante da vez é o italiano Mauro Cingolani, atual morador da cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Mauro é um dos fundadores e atual diretor da Escola de Gastronomia ICIF, da Universidade de Caxias do Sul.

Inspirado por sua paixão na gastronomia, Mauro apresenta ao público do TEDxGramado a ciência e a essência por trás das receitas que tanto conhecemos e acrescenta mais um ingrediente nos sabores: a mágica. 

05 junho 2014

TECNOLOGIA: Benefícios para o meio ambiente em painéis onde pisamos, pedalamos e dirigimos

Scott é um engenheiro elétrico e sua esposa, Julie, é uma conselheira em um consultório particular. Em seus 25 anos de trabalho, Scott se especializou em algumas tecnologias e, desde 2006, está focado em um trabalho que promete grandes mudanças. 

O projeto de Scott é o "Solar Roadways" (estradas solares), um sistema de painéis solares instalados nos mais diversos pavimentos. Esses painéis podem ser instalados em estradas, estacionamentos, calçadas, ciclovias, parques de diversão, enfim, em qualquer superfície abaixo do sol (e abaixo dos nossos pés). Os Solar Roadways praticamente se pagam por si mesmos, principalmente através da geração de eletricidade que consegue distribuir energia para residências e empresas ligadas através das calçadas e estacionamentos. Um sistema nacional pode produzir energia renovável muito mais limpa do que um país utiliza como um todo.

Os benefícios que os painéis proporcionam são vários. Com uma tecnologia de aquecimento, eles derretem neve. Com um sistema de iluminação LED, eles iluminam rodovias e sinalização. Com um cabo anexado, eles armazenam e tratam a água da chuva e transformam energia solar em energia elétrica.

* Os painéis superaram todas as exigências nos testes de tração, carga e resistência a impactos. 
* Em agosto de 2013, o "Solar Roadways" foi escolhido como finalista do Prêmio de Tecnologia Mundial de Energia (World Technology Award For Energy).
* O projeto foi escolhido pelo Google para ser um de seus "Moonshots" em maio de 2013.
* Os painéis acabam em 75% com os gases do efeito estufa.











Fonte: IndieGogo

03 junho 2014

START-UP: O primeiro supermercado sem embalagens descartáveis do mundo

Essa inovação está nas mãos de Wenn Sara Wolf e Milena Glimbovski. Essas duas jovens de Berlim estão prestes a abrir o Original Unverpackt, o primeiro supermercado da Alemanha (e do mundo) onde não encontramos nenhuma emblagem descartável. 

Todas as mercadorias do estabelecimento serão vendidas por peso, e cada consumidor leva de casa os recipientes para abastecê-las, levar para casa e assim reutilizar a cada dia de compras. Também há a opção de utilizar os recipientes da própria loja ou sacos de papel rigorosamente reciclados.

Em tempos em que o desperdício excessivo de materiais é assunto em pauta, a embalagem é um alvo de diversas críticas tanto pelo seu poder negativo no meio ambiente quanto pela sua inutilidade depois de cumprir sua função. O que as jovens alemãs levam em conta são essas embalagens dispensáveis do nosso cotidiano.

A Original Unverpackt já recebeu alguns recursos privados e agora está participando de uma campanha de financiamento coletivo para conseguir o restante do montante necessário para avançar. A primeira loja será aberta em Berlim com promessa de ser lançada ainda este ano. A start-up não trabalhará com muitas marcas e iniciará seus trabalhos com produtos de limpeza, higiene e alimentos orgânicos, dando preferência aos produtores locais. 

Para acompanhar, as meninas estão atualizando a página no Facebook.








Fonte: Hypeness

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br