30 maio 2015

ARTE: Moderna é a sua avó

Descobrimos esta semana um projeto incrível, daqueles que fazem a gente se questionar sobre o "por que não?" das coisas, nos obrigando a pensar diferente.

A street art é um movimento originalmente das gerações mais novas, explorado por jovens designers, que usam os espaços urbanos para expressar a sua criatividade, certo? Não para a Lata 65, organização portuguesa, que vem quebrando paradigmas em Lisboa, por oferecer workshops de stencil e graffiti para idosos.

O insight inicial do projeto veio dos criadores da Woolfest - Festival de Arte de Rua de Covilhã - quando os grafiteiros perceberam que, durante a realização das intervenções artísticas, diferentes faixas etárias eram impactadas. E, surpreendentemente, os moradores mais velhos eram os que admiravam por mais tempo a atuação dos artistas de rua.

(fotos do Woolfest e interação com a sociedade)

Com isso em mente surgiu o Lata 65, que tem como objetivos: trabalhar o conceito de envelhecimento ativo, promover a solidariedade entre gerações, fomentar a democratização da arte contemporânea e demonstrar que idade é só um número.

Os workshops começam com oficinas (somente para alunos acima de 65 anos) onde a história da street art é apresentada e as técnicas de pintura, como stencil e mural, são ensinadas. Os alunos criam então seus próprios moldes - orientados pelos grafiteiros profissionais - e também aprendem a manusear os sprays.


(compenetrados durante a oficina)

Depois da parte teórica chega a hora de explorar os espaços urbanos e colocar em prática o aprendizado. Todo o grupo pinta em uma mesmo local, fazendo um mural coletivo. No entanto, cada aluno cria o seu próprio molde e desenvolve a sua assinatura.



(já na parte prática, fazendo arte)

O projeto tem ganhado repercussão na internet e em revistas locais, além de formar cada vez mais turmas.
Por conta disso, os organizadores estão estudando a viabilidade de levar a iniciativa, também para outras cidades!

Fonte: Bored Panda

28 maio 2015

INOVAÇÃO: Novos mercados exigem novos profissionais e a IDEO já sabe disso

IDEO é uma das empresas mais inovadoras do mundo. Sediada no Vale do Silício, ela usa o design para viabilizar a evolução de organizações, públicas ou privadas, de qualquer lugar do globo. Justamente por ter o ser humano e suas necessidades como pano de fundo, para cada um dos projetos, o time de pessoas que compõe a equipe de desenvolvimento da IDEO é tão heterogêneo.



Dentre as diversas frentes de trabalho - marcas, educação, experiências digitais, engenharia, finanças e alimentação - existe uma que investiga e avalia questões como envelhecimento e relações de consumo. Buscando o alinhamento com este público idoso, a empresa contratou recentemente Barbara Beskind, uma senhora de 91 anos, para ser designer de produtos.


A IDEO divulgou a vaga sem especificar idade e Bárbara Beskind escreveu o seu currículo, postou no correio e passou no processo seletivo. Embora tivesse o desejo de ser inventora desde a juventude, ela alegou ter sido desincentivada a cursar engenharia. Na época, o curso só aceitava alunos do sexo masculino o que a levou a ser terapeuta ocupacional no Exercito. No entanto, depois de todos estes anos viu a possibilidade de realizar o antigo sonho através da IDEO.

(foto de Bárbara com a equipe em seu ultimo aniversário, de 91 anos)

Atualmente ela vai ao escritório da empresa toda quinta-feira, onde testa os produtos para consumidores de idade avançada e ainda gera insights para os outros designers - quase todos com menos de 1 terço da sua idade - 

A IDEO entendeu que, para manter a empresa atualizada e fiel ao core business do negócio, a inovar no processo seletivo é possível e muitas vezes necessário (assim como mudar de carreira já na terceira idade!)


25 maio 2015

NAMING: A Arte de Nomear Posicionando

Dentro do trabalho de Gestão de Marcas emplacar um nome é fundamental, principalmente no caso de um novo negócio. Onde, o desafio de se diferenciar é grande e, nomenclaturas ainda livre de registro, são raras.

Escolher um nome é uma tarefa árdua, ainda mais se o objetivo for transformar uma empresa em uma marca. Essa atividade, chamada de Naming, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, justamente pelo seu grau estratégico. Considerando a grande quantidade de marcas existente hoje em dia, as empresas tem dedicado muito mais atenção a essa escolha e investido em estudos que analisam tendências de mercado, pronuncia, concorrência e sonoridade.

O portal Medium fez uma lista de 6 sites que ajudam nessa difícil missão! Com eles é possível, além de batizar o seu negócio, verificar se o domínio está disponível. Evitando assim que, depois de encontrar um nome genial, você precise mudá-lo porque alguém já está usando.

Confira aqui alguns destes geradores de nomes / domínios:

The Name App








Naminum









Wordoid








Hipsterbusiness














22 maio 2015

PUBLICIDADE: Timing na propaganda - Carlsberg X Protein World

Uma combinação certeira para a boa publicidade é HUMOR + IRONIA + TIMING. 
Receita essa que é comum no segmento cervejeiro internacional.

Aproveitando muito bem essa mistura, a marca dinamarquesa de cerveja Carlsberg conseguiu grande repercussão com uma nova campanha no Reino Unido mobilizando, não só consumidores, mas também outras marcas.

Vamos aos fatos...

Com a chegada do verão no Reino Unido a marca fitness, Protein World,  lançou uma campanha publicitária questionando o público se este estaria pronto para o famoso "corpinho de praia". Usando uma modelo sarada, a empresa de suplementos veiculou, em diversas mídias, o seguinte anúncio:



Com maestria e usando o mesmo mote, a Carlsberg respondeu aos anúncios da campanha original, levantando a bandeira dos corpos "típicos" do seu público consumidor:


(destaque para a sunga na garrafa!)


A resposta do público foi imediata e diversas pessoas começaram a também ironizar os anúncios da Protein World. Assim como outras marcas que, por já levantarem essa bandeira, apoiaram a Carlsberg - como foi o caso da Dove UK e da Simplybe:



A Protein World se manteve firme no conceito e respondeu ao público que criticou a campanha pelo Twitter, mantendo a posição da marca:




Depois de todo o agito e manifestações, tanto do público como das marcas, a Advertising Standards Authority - órgão que regula a propaganda no Reino Unido - está cuidando do caso. No entanto, já alegou que possivelmente a marca de suplementos precise alterar a sua campanha.

Fonte: Exame Online

Confira abaixo algumas reações dos consumidores aos anúncios:

 .




13 maio 2015

MOBILE: Aplicativos Made In Brazil

O Site Ada testou diversos aplicativos brasileiros e fez uma lista dos 5 melhores.

Para provar que não são só os gringos, que ganham destaque nas criações mobile, confira os apps que você pode ainda não ter ouvido falar, mas depois de baixar não vai viver sem.

E o melhor: são todos FREE! ;)

1- Organizze: Gestor financeiro que integra conta de bancos, cartões e afins - Visual e com boa usabilidade.
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2 - Onde Parar: O nome diz tudo - Ajuda a localizar estacionamento próximos, empréstimo de garagens e até bicicletários.


3- Colab.re: Serve para que os cidadão possam ajudar a cuidar de suas cidades informando problemas urbanos - Já foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo e é de fácil usabilidade.


4- Mandic Magic: Buscador de WiFi que já localiza os estabelecimento perto de você que possuem o serviço, com as respectivas senhas. - Oferece agilidade e praticidade.


5- WakeApp: Despertador que sincroniza o alarme com a previsão do tempo e te deixa dormir mais, ou não. - Simples e inteligente.



Para conferir as avaliações completas e comentários específicos do teste de cada app, na avaliação do Ada , é só clicar no Post Completo

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
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