28 agosto 2015

DICAS: Filmes para o fim de semana

Você já viu esses filmes?

A Equipe Inex traz sugestões de filmes um pouco menos conhecidos para, quem sabe, dar uma boa ideia de um filme novo para ver no fim de semana.

Os filmes, assim como os livros, nos mostram uma nova visão do mundo, uma nova história, uma nova perspectiva. Isso tudo agrega a nossa vida e nos transforma em pessoas mais completas.

Além do nome dos filmes e de sua descrição, cada sugestão vem acompanhada de uma pequena frase dita por quem o sugeriu, explicando o porque da escolha

Então, dá uma olhada nessa lista e procure algo que instigue sua curiosidade:


Elsa e Fred - "Engraçado, emocionante e real"

Elsa e Fred é a história de duas pessoas que, no final da estrada, descobrem que nunca é tarde demais para amar e transformar sonhos em realidade. Eles se conhecem e com o tempo, Elsa e Fred se aproximam cada vez mais, apesar do temperamento bastante diferente -enquanto ela é cheia de vida, ele é rabugento e mal quer sair de casa.




Valentin - "Ver o mundo pelo olhos de uma criança sempre nos faz refletir sobre a loucura que é crescer"

Valentin é um menino de 9 anos que vive com sua avó, já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia , a mais nova namorada de seu pai.


Cry Baby - "Musical comédia trash que é impossível não gostar"

Wade "Cry-Baby" Walker é um bad boy líder de um grupo musical que vive em Baltimore no ano de 1954. Ele se apaixona por Allison Vernon-Williams, uma jovem órfã rica criada pela avó,  que o considera um delinquente juvenil e não quer vê-lo junto da neta. Além disto, Baldwin, o namorado de Allison, é líder dos "quadrados" (grupo do qual a garota faz parte) e entra em guerra contra a gangue de Wade, acabando por fazer Cry-Baby ser sentenciado à prisão.



Kundun - "Uma visão emocionante sobre a vida de um dos mais famosos líderes religiosos do nosso tempo"

Kundun é um filme biográfico sobre o décimo-quatro Dalai Lama. O filme conta sua história da infância até a vida adulta, quando teve que fugir do Tibete por causa da invasão chinesa, e aborda sua educação política e religiosa e a cultura tibetana.






Antes do Anoitecer - "Uma aula de construção de personagem"


Após ser educado com a Revolução Cubana e premiado nacionalmente por seu trabalho, o escritor Reynaldo Arenas (Javier Bardem) termina sendo preso e, posteriormente, exilado de seu país-natal. O longa aborda a vida de Reynaldo Arenas, desde sua infância pobre até seu exílio em Nova York, passando pelo horror e preconceito sofrido ainda em Cuba, pelo fato de ser homossexual.




O Concerto - "Onde a música encontra as dificuldades da Europa Oriental no fim da era comunista"

Há 30 anos atrás, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent) os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.


50% - "A verdadeira lealdade"

Inspirado em fatos reais. Adam tem apenas 27 anos e descobre que está com câncer. O problema é que ele não fumava, não bebia e foi difícil entender porquê foi aparecer um tumor em sua vida. Mas para ajudar a enfrentar essa pedreira ele vai contar com a ajuda de seu melhor amigo Kyle, um cara muito alto astral, e também de uma analista que não é de se jogar fora. Dessa forma parece até que suas chances de sobrevivência em torno dos 50% não tão ruins assim. Será que não mesmo?





O Funeral do Nosso Melhor Amigo - "Como conhecer pessoas"

Scotty e Kristin precisam cancelar a lua-de-mel por conta do funeral de Lumpy, seu padrinho de casamento, que morreu logo após a cerimônia. E descobrem que Lumpy não era bem quem eles imaginavam.






Código de Honra - "Um filme sobre a corrupção da indústria farmacêutica" 

Mike e Paul são advogados e sócios. O primeiro tem uma vida marcada pelo vício em drogas, já o segundo leva uma vida familiar estável. Os dois aceitam o caso de Vicky Rogers, uma enfermeira contaminada pelo vírus HIV através de uma agulha contaminada. Com a ajuda de um engenheiro, esta mulher desenvolveu um novo tipo de agulha, que se retrai em caso de introdução forçada, mas ninguém comprou a patente da invenção. Mike e Chris decidem levar o caso aos tribunais, enfrentando uma das companhias médicas mais poderosas, defendida por um advogado renomado.


Um Homem Contra Deus - "Um filme divertidíssimo sobre um homem que desafia o Vaticano"

Billy Connolly interpreta Steve Myers, um advogado que se tornou um pescador por frustração com a vida. Quando sua única propriedade, seu barco, é destruído por um raio, o seguro se recusa a o reembolsar porque era "um ato de Deus". Ele se re-registra como um advogado e processa a companhia de seguros e a Igreja, por culta de Deus. O acidente leva a uma amizade e eventual relação com um jornalista, Anna Redmond.




Trem da Vida - "Aprendendo a enfrentar o medo"

Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando os alemães, os maquinistas e os deportados. Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo segue o planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os nazistas se tornam mais autoritários, os deportados começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram comunistas, querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.



12 Homens e Uma Sentença

Um jovem porto-riquenho é acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.



3 Idiotas - "É um filme que fez muito sucesso no oriente, não apenas na Índia e retrata alguns perfis de estudantes e questionamentos que muita gente tem sobre seu futuro profissional"

Dois amigos estão à procura de seu companheiro perdido há muito tempo. Eles revisitam seus dias de faculdade e recordam as memórias de seu amigo que os inspirou a pensar de forma diferente, enquanto o resto do mundo os chamava de "idiotas".




O Caçador de Troll - "Filme B, mas com efeitos legais e uma temática criativa... Um filmes de fantasia que sai do óbvio."

Um grupo de estudantes investiga uma série de assassinatos misteriosos feitos por um urso, mas descobrem que há coisas muito mais perigosas acontecendo. Eles começam a seguir um misterioso caçador, de e aprendem que ele é realmente um caçador de troll.





Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes - "Humor inteligente do começo ao fim, com personagens caricatos mas bem construídos e situações muito criativas."

Eddy é famoso por sua habilidade nas cartas desde criança. Ele e seus três amigos, Soap , Tom e Bacon, resolvem colocar cada um a quantia de 25 mil libras para que Eddy possa participar de uma partida de cartas ilegal, organizada por Hatched Harry. Só que Eddy, além de não se sair bem na partida, a termina devendo 500 mil libras para Harry. Caso não pague a quantia em uma semana, ele perderá os dedos da mão, um a um. Os amigos discutem diversas formas de ganhar dinheiro, todas ilegais, até que decidem roubar uma gangue de ladrões locais, que está planejando uma grande operação de drogas clandestina.






Fonte das descrições: IMDb e Adoro Cinema

26 agosto 2015

CASE: McWhooper, Peace One Day e viralização

Hoje, tudo o que se falou nas redes sociais e mídias tradicionais foi a respeito da nova ação do Burger King.
A empresa lançou uma proposta, bastante pública, a seu maior concorrente - o McDonald's.

(McWhooper: será que essa ideia vai vingar?)

A proposta era que as duas empresas unissem seus mais famosos hambúrguers, Big Mac e Whooper, para criar o McWhooper.
Esse hambúrguer especial seria vendido durante um dia, na cidade de Atlanta, e toda a renda seria revertida para a organização Peace One Day.

O Burger King mostrou uma grande preparação nesta ação, pois além de divulgar uma carta aberta ao McDonald's nos maiores jornais norte americanos, a empresa já lançou site oficial da ação e vídeos promocionais. O BK foi até ao ponto de sugerir quais ingredientes o McDonald's deveria fornecer ao sanduíche, quantos funcionários seriam alocados no dia, qual o uniforme usado e o layout da loja.

(proposta de popup store do McWhooper)

A resposta do McDonalds até agora foi considerada fraca pela maior parte do público. O fast food divulgou uma carta de seu CEO Steve Easterbrook por suas mídias sociais.
Na carta, Easterbrook não se compromete com a ideia e deixa a situação em aberto. Ele afirma que empresas do porte do McDonald's e do Burguer King podem fazer mais pela paz mundial do que o proposto.
Enquanto muitas pessoas se revoltaram com a falta de visão do McDonalds, outros afirmam que essa carta não foi o final do assunto. Easterbrook deixa claro na carta que está disposto a conversa e acredita-se que a equipe de marketing e estratégia do McDonalds está reunida pensando em como virar o jogo para seu time.

(carta resposta do McDonalds divulgada em redes sociais)

O mais interessante na história toda é a enorme repercussão mundial. Os principais jornais do mundo já divulgaram e se posicionaram a respeito da ação, mas a discussão ainda está muito focada na figura das duas grandes empresas e pouco de atenção sobrou a organização Peace One Day  e sua causa.
A Peace One Day é parte da ONU tem como objetivo institucionalizar o Dia da Paz no 21 de setembro. Neste dia, a organização promove encontros, palestras, eventos e festas para comemorar a Paz e conscientizar o público a respeito dos territórios em guerra no nosso planeta.

(Peace One Day - organização da ONU que ficou de escanteio no meio de toda situação)

Resta agora aguardar os novos capítulos dessa ação, esperar a tréplica do Burger King e torcer para que o McDonald's responda à altura da situação.

Fontes:
Peace One Day
McWhooper


24 agosto 2015

RH: Teremos uma crise de mão-de-obra global até 2030.

Aqui na INEX somos fãs declarados do TED e das inúmeras pessoas, conceitos e ensinamentos que o evento, assim como a sua dinâmica de compartilhamento, nos permitem conhecer.

Na semana passada parte da nossa equipe foi a palestra promovida pelo pessoal do Capitalismo Consciente Brasil, com o Raj Sisodia - autor do livro Capitalismo Consciente - e voltamos de lá com muita informação e também uma dica de palestra sobre um tema importante para as organizações: mão de obra.

Rainer Strack é sócio e diretor administrativo do Boston Consulting Group e considerado um expert mundial em Recursos Humanos, isso porque parte das suas funções é justamente pensar na força de trabalho das empesas de forma estratégica e planejada. Ele já participou duas vezes do Fórum de Davos, detém um mestrado em física, um mestrado em negócios, um PhD em física pela Universidade RWTH e, em 2008,  foi nomeado professor honorário Witten / Herdecke University, na Alemanha.

Frente a esse currículo é inegável o seu conhecimento sobre o tema RH, mas o que torna o seu discurso (feito em 2014) tão interessante é um alerta sobre a crise de mão obra global que enfrentaremos até 2030.
Dito assim, parece um pouco apocalíptico, mas a visão de Rainer sobre como usar esta informação é o que torna a mensagem tão importante: "Empregados são recursos, são bens, não custos, não contagem de cabeças, não máquinas, nem mesmo os alemães". 


Vídeo original (site do TED) aqui!

21 agosto 2015

DICAS: Os livros recomendados pela equipe da Inex

O que você vai ler nesse final de semana?
A leitura é uma importante ferramenta para reciclar ideias, arejar a mente e instigar a criatividade - fatores muito importantes para a gestão de uma empresa.

Pensando nisso, pedimos para a equipe aqui da INEX que sugerissem algumas leituras, não diretamente relacionadas ao trabalho, mas que causam impacto no leitor de diferentes formas.

O resultado está nessa lista:

O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati - “O deserto dos tártaros” (1940), obra-prima de Buzzati, conta a história de jovens oficiais que consomem toda a sua existência em uma solitária fortaleza de fronteira, esperando em vão o ataque dos tártaros. Mais do que isso, o livro retrata a angústia, a resignação e a solidão do homem, incapaz de escapar a seu próprio destino.





Como me Tornei Estúpido, de Martin Page - Certo dia, Antoine, o protagonista desta obra, resolve investir na idiotice para sobreviver. Ele está convencido de que só a estupidez lhe permitirá ser aceito pela sociedade. “Como me Tornei Estúpido” faz uma crítica ao consumismo e ao pretenso livre-arbítrio que torna todos semelhantes na sociedade de massa, despertando o leitor para questões universais.






Zen e a arte da manutenção de motocicletas, de Robert M. PirsigZen e a arte da manutenção de motocicletas' é a narrativa de uma viagem de moto feita por um homem e seu filho durante as férias de verão que se transforma numa odisséia pessoal e filosófica, tratando de questões fundamentais do nosso modo de viver.



Ilusões, de Richard Bach - Um messias que não gosta de multidões ensina um aviador, e o leitor, a questionar suas visões de realidade.  Neste livro, Richard Bach nos transporta na cabine de um biplano até um lugar onde conhece Donald Shimoda, ex-mecânico que faz as ferramentas voarem e a imaginação do autor viajar. O autor reflete sobre a condição humana, sobre seus anseios e mistérios.






Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett - Neste livro cômico, no próximo sábado o mundo irá acabar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam da Terra e portanto, eles precisam encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já tenha visto em algum filme, é um menino que adora seu cachorro, se importa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de AssisPublicado em 1881, “Memórias póstumas de Brás Cubas” é um dos mais famosos romances de Machado de Assis, um marco na literatura brasileira. Narrado por um defunto autor, uma voz irônica que se dirige constantemente ao leitor, a trama começa com o enterro de Brás Cubas, passa por seus delírios, volta à infância do personagem e, de forma nada linear, traz para o centro da cena vários episódios da vida desse excêntrico narrador.






Noites Tropicais, Nelson Motta - É a história de Nelson Motta e de tantos outros personagens da MPB. Um livro de memórias, escrito sem censura, para ser lido de um só fôlego. Uma obra reveladora de um certo período do país e de sua música - sem dúvida a maior contribuição de cultura brasileira à beleza e alegria do mundo.

O Estrangeiro, de Albert CamusA mãe de Meursault morreu. Hoje ou ontem, tanto faz. Talvez tenha sido ontem. Então ele assassina um homem; é preso, julgado, condenado. Tudo de repente, sem explicação nem consolo para o absurdo de sua vida. Meursault é o estrangeiro, o personagem criado por Albert Camus para mostrar a vida de um homem – como qualquer outro de seu século – que, ao se ver sem nenhuma fé ou ideologia para auxiliá-lo a compreender o mundo, encontra-se verdadeiramente livre.






Judas, de Amos OzA partir da história de amor entre um estudante e uma mulher misteriosa, Amós Oz questiona a fundação do estado de Israel e as guerras que abalam o Oriente Médio. O protagonista é Shmuel Asch, um estudante que se vê em apuros no inverno de 1959, trata-se de um tratado sobre a figura de Jesus sob a ótica dos judeus. Passado o desespero inicial, ele encontra morada e emprego numa antiga casa de pedra, situada num extremo de Jerusalém. Durante algumas horas diárias, sua função é servir de interlocutor para um velho inválido e perspicaz.. Neste romance, Amós Oz retorna ao cenário de alguns de seus livros mais apreciados - a Jerusalém dividida em meados do século XX. Ao lado de seus personagens, Oz é corajoso o bastante para questionar o estabelecimento de um estado para os judeus, com suas consequentes guerras, e se pergunta se seria possível eleger um caminho histórico diferente.

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón - 'A sombra do vento' é uma narrativa escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos e seu pai lhe dá um presente inesquecível - e leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.


O Poder do Hábito, de Charles DuhiggDurante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem.  Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em O poder do hábito, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. 


A Revolta de Atlas, de Ayn Rand Considerado o livro mais influente nos EUA depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano, 'A revolta de Atlas' é um romance sobre sociologia e economia. A história se passa numa época imprecisa, quando as forças políticas de esquerda estão no poder. Os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por um governo corrupto. Nesse cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas. Ayn Rand traça um panorama estarrecedor de uma realidade em que o desaparecimento das mentes criativas põe em xeque toda a existência.


Maus Samaritanos, de Ha-Joon Chang 'Maus Samaritanos' é um livro de história econômica mundial, onde o autor analisa uma série de temas, tais como livre comércio, investimento estrangeiro, corrupção, democracia, entre outros, sempre em oposição à chamada ortodoxia neoliberal. A mensagem do autor é polêmica- os emergentes devem resistir à pressão dos ricos. Isso significa abrir lentamente as barreiras de importação e proteger indústrias estratégicas. Se seguirem os mandamentos dos líderes, acabarão vítimas dos 'maus samaritanos', os países ricos que usaram o protecionismo para se desenvolver, mas que agora posam como missionários do livre comércio




As Memórias do Livro, de Geraldine BrooksNa Bósnia arrasada por anos de guerra civil, um raro manuscrito judeu medieval reaparece. É a lendária 'Hagadá de Saravejo', um volume único, que contrariava as restrições judaicas da época em relação às ilustrações. Um livro com uma história cercada de enigmas. Como esse manuscrito foi feito, apesar das restrições rabínicas? E como sobreviveu a séculos de antissemitismo na Europa? Para desvendar esses mistérios, Geraldine Brooks apresenta aos leitores Hanna Heath, a restauradora australiana para analisar e recuperar o manuscrito.




O Dia do Curinga, de Jostein Gaarder - 'Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?', pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia. Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.



O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz ZafonBarcelona, anos 20. David Martín, jovem escritor caído em desgraça,recebe uma oferta irrecusável. Andreas Corelli, homem tão amável quanto misterioso, lhe encomenda um livro capaz de impactar o rumo da História. Para David, estão em jogo sua saúde e uma fortuna em dinheiro. E, possivelmente, muito mais do que isso. Em 'O Jogo do Anjo', o autor pretende guiar seus leitores através de um labirinto de segredos onde o amor pelos livros, a paixão e a amizade se misturam.





Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Marquez'Memória das Minhas Putas Tristes' conta a história de um velho jornalista de noventa anos que deseja festejar a sua longa existência de prostitutas, livros e crónicas com uma noite de amor com uma jovem virgem. Inspirado no romance 'A Casa das Belas Adormecidas' do Nobel japonês Yasunari Kawabata, o consagrado escritor colombiano submerge-nos, num texto pleno de metáforas, nos amores e desamores de um solitário e sonhador ancião que nunca se deitou com uma mulher sem lhe pagar e nunca imaginou que encontraria assim o verdadeiro amor. Rosa Cabarcas, a dona de um prostíbulo, conduzi-lo-á à jovem com quem aprenderá que para o amor não há tempo nem idade e que um velho pode morrer de amor em vez de velhice. A escrita incomparável de Gabriel García Márquez num romance que é ao mesmo tempo uma reflexão sobre a velhice e a celebração das alegrias da paixão.

As Intermitências da Morte, de José Saramago'Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto', escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte. Só mesmo um grande romancista para desnudar ainda mais a terrível figura. Apesar da fatalidade, a morte também tem seus caprichos. Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna?


O Físico, de Noah GordonO drama de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica. A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes.

A Soma dos Dias, de Isabel Allende Um relato memorialístico no qual Isabel Allende conta a história recente de sua vida. Em 'A soma dos dias', Allende retoma a narrativa de Paula, sua primeira obra autobiográfica, relembrando os acontecimentos posteriores à perda da filha, vítima de uma doença rara. O livro é, em essência, a história de amor entre uma mulher e um homem - Allende é casada com William C. Gordon, advogado e também escritor - maduros, que, envoltos por uma grande e moderna família, venceram juntos muitos obstáculos sem perder a paixão e o humor.



Palavras de Poder, de Lauro Henriques Jr. O presente livro visa a reproduzir as conversas de Lauro Henriques Jr. durante os encontros que teve com alguns dos nomes da espiritualidade e do autoconhecimento no Brasil e no mundo. A cada encontro, o autor busca trazer uma conversa reflexiva, buscando revelar a essência da sabedoria do interlocutor.







Os 7 Habitos, Stephen R. Covey Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito.Em OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES estão contidos os princípios fundamentais da eficácia humana - sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios corretos, nos quais estão baseados o sucesso e a felicidade duradoura.



Justiça, O que é fazer a coisa certa, de Michael Sandel - 'Justiça' faz uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça e convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares. Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados - Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem da filosofia pode ajudar a entender a política e a moralidade.





O Cérebro de Buda, de Rick HansonCom explicações claras acerca da estrutura e do funcionamento do cérebro, os autores de O cérebro de Buda demonstram que é possível condicionar a mente para obter mais felicidade e sabedoria no dia a dia através de práticas meditativas simples e rápidas.Sempre fundamentado em estudos científicos, o livro mostra como modificar e treinar o fluxo de pensamentos para ativar respostas positivas, com calma e compaixão, em vez de reações negativas, cheias de raiva e angústia.Indicado a quem busca bem-estar e paz de espírito, O cérebro de Buda é leitura essencial para compreender melhor o cérebro, mudar a mente e transformar a vida.







Descrições retiradas da Livraria Saraiva e da Livraria Cultura

18 agosto 2015

INOVAÇÃO: Carros Elétricos

Ao que parece, a sociedade já decidiu que os carros elétricos são o meio de locomoção do futuro. A evolução em mecânica e componentes elétricos já oferece bons carros puramente elétricos, entretanto certas limitações -  como dificuldade de carregar a bateria dos carros e a quantidades de quilômetros rodados com essa bateria (carros elétricos não vão muito longe sem recarregar) - impedem uma maior popularização e comercialização deles.

(Tesla Model S é o líder de vendas na categoria dos carros totalmente elétricos)

Algumas das grandes marcas de automóveis mundiais já entraram nessa onda e lançaram suas próprias versões - BMW, Fiat, Chevrolet, Ford, Kia, Mercedes, Audi, Mitsubishi, Nissan e Volkswagen. Mas também nasceram outras marcas focadas exclusivamente neste tipo de veículo, a mais famosa dela é a Tesla. Todas essas marcas lutando para oferecer um carro elétrico que caia no gosto popular.

A INEX reuniu aqui algumas noticias que saíram nos últimos meses a respeito desse mercado em evolução:

Estradas que carregam a bateria dos carros elétricos - A Inglaterra começou testes de um pavimento elétrico que carregará a bateria de carros elétricos e híbridos ao andarem por cima dela. Embora isso pareça algo vindo de ficção científica, a tecnologia por trás já é conhecida e utilizada em ônibus na Coréia do Sul.

(no futuro, o governo inglês pretende ter uma pista elétrica em cada rodovia)
BMW planeja integrar luzes de rua com pontos de recarga  - A BMW está tentando driblar o problema da dificuldade de achar pontos onde carregas carros elétricos e para isso ela lança do projeto "Light and Charge" ("Iluminar e Recarregar" em tradução livre). O objetivo é instalar pontos de recarga nos, já existentes, postes de iluminação das cidades. O ponto de recarga ficaria conectado a rede de energia elétrica da cidade, e o motorista poderá recarregar seu carro quando o deixar estacionado e, na volta, pagar a recarga com cartão de crédito. O ponto aceitaria recarregar carros elétricos de qualquer marca, assim a BMW está em negociações com a Tesla Motors para fazer uma parceria nesse projeto.



(a BMW quer trazer praticidade a vida dos donos de carros elétricos)

LG e Samsung em parceria com a Audi - Audi anunciou que, em parceira com a LG e a Samsung, pretende desenvolver baterias para seus carros elétricos com autonomia de 500 quilômetros por carga. Como se essas três grandes marcas já não tivessem peso o suficiente no anúncio, vale lembra que a LG firmou com a 3M um acordo de licença de patente para ampliar o uso de níquel, cobalto, e manganês (NCM) em baterias de íon de lítio. Embora a notícia tenha sido anunciada pela Audi, a Samsung também fornece baterias para a BMW e a Volkswagen, e por sua vez a LG é fornecedora da GM, Renault e Daimler AG.

(na questão dos Smartphones elas são concorrentes, mas no mundo dos carros elétricos são parceiras)

14 agosto 2015

TED Talk: Por que um vídeo se torna viral

Kevin Alloca é o Gerente de Tendências do YouTube, isso significa que o trabalho dele é passar o dia vendo vídeos e tentando entender o porquê alguns viram febres do momento, e outros não.

(Ted Alloca analisa alguns dos nossos virais favoritos em sua TED Talk)

Em uma curta mas bem informativa TED Talk, ele cita três pontos importantes que levam a viralização de um vídeo: formadores de opinião, comunidades participativas e imprevisibilidade.

Formadores de Opinião - O primeiro ponto é bem instintivo e ele diz que quando formadores de opinião compartilham vídeos, eles rapidamente se tornam viral. Isso porque essas pessoas tem um alcance muito grande na sociedade, o que leva a mais pessoas verem e essas pessoas mostram a seus amigos. Para ilustrar esse fato, Alloca mostra um vídeo de um arco-íris que só se tornou viral pois Jimmy Kimmel o twittou a seus seguidores.

(o famoso tweet de Jimmy Kimmel que levou a viralização de um vídeo)

Comunidades Participativas - O segundo ponto é a importância da comunidade online na proliferação de um vídeo. Vídeos em que, além de compartilhar com seus amigos, os usuários interagem e fazem suas próprias versões, tendem a viralizar rapidamente e por um longo tempo. Como o caso do Nyan Cat, onde os usuários criaram diversas versões de Nyan Cat, postaram vídeos e fotos com fantasias, tocando a música original em outros instrumentos, em fim criaram uma comunidade ao redor do vídeo original.

(o Nyan Cat original e suas diversas versões ao redor do mundo)

Imprevisibilidade - Entretanto, milhares de vídeos são colocados no YouTube diariamente, e pouquíssimos geram uma comunidade participativa ou são lembrados por formadores de opinião. Isso porque o vídeo, para cativar as audiências, deve ser inesperado e original. Esse é sem dúvida o ponto mais difícil de ser replicado, porque nunca se sabe o que vai realmente fascinar as massas e se tornar viral.


Fonte: TED

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br