28 setembro 2015

PUBLICIDADE: Botão Netflix

Botão Netflix: ele desliga a luz, chama o delivery de seu restaurante favorito, silencia seu celular, liga sua TV e conecta no Netflix. 

Tudo com o pressionar de só um botão.

(vídeo de divulgação do Botão)

A Netflix lançou o botão neste fim de semana na NYC Maker Faire e a internet já respondeu com bastante reverência à criação.

E quanto custa? Entrega no Brasil?
São perguntas lógicas depois de ouvir a ideia, e pode-se imaginar que custaria uma fortuna importar a caixinha para cá...só que não é assim que funciona.

O projeto é do tipo "Faça Você Mesmo": a Netflix disponibilizou as instruções no site Make It e está convidando a todos os interessado a fazerem seu próprio botão. Sendo mais específico, a Netflix oferece o diagrama do sistema para você visualizar todos os componentes funcionando juntos, juntamente com a lista de materiais e um arquivo de código para facilitar a programação.

(Botão finalizado)

Mas esteja avisado, nas palavras da própria empresa "Você deve estar confortável em usar uma solda e ter um sólido conhecimento de eletrônica e programação antes de embarcar na sua jornada para preparar tudo em um botão".

Sabemos que não são todos os fãs de Netflix que sabem programas e soldar componentes eletrônicos, mas quem sabe um empreendedor de visão não começa a vender os botões por aqui?

Fonte: Netflix

25 setembro 2015

MERCADO: Tesla Model X - carro elétrico para o público feminino

A Tesla se prepara para lançar seu novo modelo de carro elétrico, o Model X, uma SUV feita especialmente para o público feminino.

(foto promocional do carro)

 Os compradores iniciais da marca eram majoritariamente homens, somente 13,3% dos carros elétricos sedan foram registrados para mulheres. Mas o público feminino tem paulatinamente aumentado seu interesse na Tesla, graças a fama de segurança de seus carros e o reconhecimento da marca. A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA) premiou o Model S com 5 estrelas na classificação de segurança em 2013.

Agora, com o Model X, a demografia dos clientes da Tesla tende a mudar. Embora as mulheres compram apenas 40% dos carros em os EUA, que compram 53% das pequenas SUVs e 48% das pequenas SUVs premium.

(foto mostrando pontos principais do carro)

Pesquisas mostram que a ordem de prioridades de itens dos carros para mulheres norte-americanas é: uma terceira fila de bancos, a abundância de espaço de carga, segurança, confiabilidade, economia de combustível e desempenho.

Mas a Tesla não estava satisfeita com essas pesquisas, e convidou uma dúzia de mulheres para sua matriz na Califórnia e lhes perguntou o que realmente desejavam em um carro. As participantes, que em sua maioria dirigiam minivans e SUVs informaram que suas maiores preocupações eram segurança, a terceira fila de bancos e como tirar as crianças do banco de trás.

(painel do carro)

Com essas informações, a Tesla está desde 2012 trabalhando no desenvolvimento do Model X,e agora dia 29 de setembro está marcado de entregar os primeiros exemplares de sua SUV.

O Model X tem lugar para sete passageiros, portas que abrem estilo "falcão" e uma bateria com autonomia de até 386 Km por carga.

(carro apresentado na feira)

Fonte: Bloomberg

23 setembro 2015

INOVAÇÃO: Edge - O Prédio mais Tecnológico do Mundo

Edge é o prédio onde fica a matriz da empresa Deloitte em Amsterdam. Mas ele não é somente isso, ele também é o prédio mais tecnológico do mundo.

Toda estrutura do prédio foi desenvolvida para ser moderna, eficiente e sustentável, e ao mesmo tempo proporcionar um ambiente de trabalho completo e confortável.

(Edge visto de fora)
O prédio vem com seu próprio aplicativo para smartphones, e é por esse aplicativo que os funcionários se relacionam com seu espaço de trabalho. Por esse aplicativo é possível encontrar seus colegas de trabalho, marcar reuniões, ajustar o aquecimento e controlar até sua rotina de exercícios na academia do prédio. Exercícios esses que não são de jogar energia fora, os aparelhos transformam os exercícios em energia elétrica e transfere isso para a rede elétrica do prédio.

Ninguém tem uma mesa ou sala fixa dentro do prédio. Todo dia, quando o funcionário chega no prédio, o aplicativo analisa a agenda para o dia e direciona o colaborador para o melhor lugar de acordo com as tarefas a serem realizadas - existem salas de reunião, mesas privadas, mesas conjuntas, sofás, e diversos outros lugares para se trabalhar. O aplicativo também sabe suas preferências de luz e temperatura, e ajusta a estação de trabalho do dia para melhor acomodar o funcionário.

(área central do prédio)

Dentro do prédio também existem salões de jogos e cafeteiras automáticas que lembram exatamente como o funcionário prefere seu café. E já que não existem mesas particulares, os funcionários tem um pequeno armário onde guardar seus pertences.

O prédio também cadastra seu meio de transporte e te encaminha para a melhor vaga de estacionamento de acordo com como será seu dia. Além de estacionamentos tradicionais, o prédio ainda conta com estacionamento de bicicletas e vagas para carros elétricos - em que o funcionário pode recarregar seu carro sem custo.
(são central do Edge)
O Edge também é o prédio mais sustentável do mundo, de acordo com a inteligência britânica BREEAM. Toda a parede sul e o telhado do prédio são cobertos com painéis solares. Infelizmente, esses painéis não foram o suficiente para suprir toda necessidade de energia do prédio. Para resolver esse problema, mais painéis solares foram instalados nos telhados de universidades vizinhas ao Edge, e agora ele é totalmente auto suficiente em energia elétrica.

(áreas de trabalho que facilitam o trabalho colaborativo)
Mas não é somente em energia elétrica que o prédio é auto sustentável. Ele também resolveu os problemas de aquecimento para os meses de inverno, e para água usada nos banheiros.

Durante o verão, água é bombeada por todo prédio para ajudar a refrigerar os ar condicionados. Essa água que fica quente então é armazenada num aquífero térmico subterrâneo e se mantém aquecida até o inverno. Durante o inverno, a água é bombeada pelo prédio para aquecimento, e quando resfria é armazenada para resfriar durante o verão. Já a água usada nos banheiros é 100% proveniente de água da chuva. Além disso, até o dispensador de sabão é conectado a internet e avisa aos funcionários de limpeza quando é necessário reposição.

(relatórios retirados dos softwares do prédio)
Todas essas interações entre o aplicativo, o prédio e seus ocupantes gera um volume tremendo de informação sobre como as pessoas se relacionam entre elas e com o prédio dentro do Edge. E essa informação não será ignorada. Softwares já foram criados para analisar as informações armazenadas e desenvolver o prédio para ser ainda mais eficiente. Por exemplo, em da que o software definir que poucas pessoas estarão dentro do prédio, alas podem ser fechadas para economizar em energia, aquecimento e limpeza. Mas não precisa se preocupar, os chefes não tem acesso as informações de seus funcionários.


(robôs de segurança e limpeza)
O prédio é tão moderno que até os serviços dentro do prédio são feitos por robozinhos. Existem os robôs de limpeza que limpam o chão do prédio e robôs de segurança que fazem rondas quando o prédio está fechado.

O preço total do prédio não foi divulgado até o momento, mas a Deloitte afirma que acredita-se que o retorno de investimento do prédio será por volta de 10 anos. Edge é o primeiro prédio a forçar ao máximo de onde a tecnologia das coisas pode afetar no nosso modo de trabalhar, mas pela tendência do mercado não será o único por muito tempo.

Fontes: Bloomberg e Gizmag


22 setembro 2015

PUBLICIDADE: Doritos + It Gets Better Project

Na última quinta feira, 17 de setembro, a Doritos norte-americana lançou uma campanha de apoio a ONG It Gets Better, uma fundação de apoio a jovens LGBT.

(pacote do Doritos Rainbows, edição limitada e esgotada)


A campanha oferecia um pacote da edição limitada de Doritos coloridos em troca de doações para a ONG a partir de 10 dólares. Na sexta feira, dia 18, Doritos comunicou que tinha atingido a meta e os pacotes de salgadinho tinham acabado.

Em menos de 24h, a ação atingiu seu objetivo de doações e isso se deve a enorme repercussão que a campanha teve nas redes sociais - tanto positiva quanto negativa.
Apoiadores da causa LGBT divulgaram a ação em todas as plataformas possíveis, e fizeram que a #DoritosRainbows e a #BoldAndBetter não passassem em branco nas redes socias.




Mas ao mesmo tempo, muitas pessoas discordaram da ação da Doritos e resolveram divulgar seu descontentamento com a marca.
O interessante é notar que muitos pessoas vieram em suporte da campanha e isso tudo explodiu em uma enorme mídia espontânea.
Mais um case mostrando o poder das redes sociais e o resultado - positivo e negativo - de quando uma marca assume uma posição política e social.

18 setembro 2015

MERCADO: Chipotle, um novo conceito em Fast Food

Você conhece o Chipotle?
Chipotle é um fast food norte-americano com temática mexicana, e que ano passado cresceu 28%. Nada mal, considerando que o McDonald's, um de seus principais concorrentes, cresceu 2%.



O que chama atenção é que o Chipotle não segue um modelo de negócio tradicional no ramo dos Fast Foods.
Ele não é rápido, o tempo de espera médico é de 15 minutos.
Ele não é barato, custa em média 15% a mais que a concorrência.
Ele não é tradicional, só oferece comida mexicana.
Ele não oferece nenhum tipo de sobremesa, e a maioria das lojas não têm menu especializado para crianças.

(no bowl, tu escolhe a carne e depois define os acompanhamentos - arroz, feijão, queijo, molhos)

Então como pode ser que ele cresce mais do que qualquer outro fast food nos EUA?
O Chipotle aposta numa proposta diferente
- os ingredientes são frescos e preparados na hora
- não se trabalha com nenhum alimento processado
- os ingredientes são realmente preparados (lavados, temperados, cozidos) na cozinha de cada restaurante
- só serve alimentos não transgênicos
- busca só ter fornecedores de pequenas fazendas e produtores locais
- a carne de gado e de porco vêm de animais criados não enclausurados.

(a comida é prepara na cozinha e o cliente monta seu lanche no balcão com o que tem disponível)

Isso tudo transforma o atendimento mais lento e o preço mais alto, mas não assusta os clientes.
Ao contrário, o Chipotle tem uma legião de fãs dedicados da marca.
Em janeiro, um de seus fornecedores de carne de porco foi flagrado maltratando animais. O Chipotle terminou a relação com o fornecedor imediatamente e cerca de 30% de seus restaurantes ficaram sem o item mais pedido do cardápio, as carnitas. Mas o que no geral deixaria os consumidores frustados, só serviu para reforçar o posicionamento da marca e gerou uma quantidade enorme de mídia espontânea positiva, os clientes apoiaram a decisão da empresa.

Uma das maiores provas de dedicação à empresa veio do americano Andrew Hawryluk. Ele tem 23 anos, é animador gráfico e come Chipotle todos os dias a mais um ano - e sem ganhar peso. Ele começou com uma aposta de comer no restaurante todos os dias por 40 dias, mas depois que o prazo acabou ele resolveu continuar e postar seu dia a dia num blog - Chipotlife. Ele diz ainda amar a comida e não estar enjoado.

(Andrew na frente de seu restaurante favorito)

Fontes: Chipotle, Business Insider, Exame

16 setembro 2015

ATUALIDADES: 15 previsões de Bill Gates que se tornaram realidade

Em 1999, Bill Gates escreveu um livro chamado A Empresa na Velocidade do Pensamento. Neste livro, Gates fez diversas previsões sobre o futuro da internet e tecnologia, e 15 delas já se tornaram realidade

(Livro de Bill Gates, lançado em 1999)

1. Sites de Comparação de Preços
Gates escreveu: "serviços de comparação de preços automatizados serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam preços em vários sites, tornando fácil de encontrar o produto mais barato para todas as indústrias."
Não demorou muito, já existem diversos sites que oferece esse serviço, como Busca Pé, Bondfaro, Zoom

2. Celulares e aparelhos móveis
Gates escreveu: "As pessoas vão levar em torno de pequenos dispositivos que lhes permitem ficar constantemente em contato e fazer negócios eletrônicos a partir de onde quer que estejam. Eles serão capazes de verificar as notícias, ver voos que tenham feito reservas, obter informações dos mercados financeiros, e fazer qualquer outra coisa sobre esses dispositivos. "
Hoje em dia, celulares e tablets são tão comuns quanto computadores desktop.

3. Pagamentos instantâneos e financiamentos online, melhores cuidados de saúde através da internet
Gates escreveu: "As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças, e se comunicar com seus médicos pela internet."
Além dos bancos agora terem serviços pela internet, existem sites feitos especialmente para facilitar o pagamento online, como PagSeguro e PayPal. E na questão de saúde, além de médicos e pacientes se comunicarem via e-mail, existem sites dedicados a oferecer informações médica a pacientes, Médicos Online e Médico Responde.

4. Assistentes Pessoas e a Internet das Coisas
Gates escreveu: "Serão desenvolvidos companheiros pessoais. Eles vão se conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de forma inteligente, em casa ou no escritório, e permitir-lhes trocar dados. O dispositivo irá verificar o seu e-mail ou notificações, e apresentar as informações que você precisa. Quando você vai à loja, você pode dizer que receitas deseja preparar, e ele vai gerar a lista de ingredientes que você precisa pegar. Ele irá informar todos os dispositivos que você usa as suas compras e programação, o que lhes permite ajustar automaticamente ao que você está fazendo. " 
Ainda não chegamos totalmente no cenário descrito por Bill Gates, mas estamos bastante perto. Assistentes como a Siri e a Cortana estão em nossos smartphones para nos ajudar, aplicativos como o Dropbox nos permitem troca de dados entre dispositivos de maneira rápida e fácil, e a internet das coisas deixa cada vez mais conectada nossa vida real à web.

5. Monitoração da casa online
Gates escreveu: "Constante monitoramento de sua casa vai se tornar comum,com vídeos que irão informá-lo quando alguém visita enquanto você não está em casa."
Hoje em dia, a maioria das instalações de monitoração residencial vêm com tecnologia para se acessar o vídeo em múltiplas plataformas, e também foram criados câmeras e aplicativos com esse fim em mente: Home Monitor e Vue Zone.

6. Sites de Relacionamento
Gates escreveu: "Sites privados para seus amigos e familiares vão ser comum, o que lhe permite conversar e planejar eventos."
O Facebook, o Twitter, e o Instagram são os reis do momento, mas nossa sociedade já viu o crescimento e a morte de diversas outras mídias sociais.

7. Ofertas promocionais automáticas
Gates escreveu: "Software que sabe quando você reservar uma viagem e usa essas informações para sugerir atividades no destino local. Ele sugere atividades, descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas que você deseja participar ".
Sites como o Decolar já funcionam com esse tipo de tecnologia.

8. Sites de discussão de esportes ao vivo
Gates escreveu: "Ao assistir a uma competição de esportes na televisão, serviços permitirão que você para discuta o que está acontecendo ao vivo, e entre em concursos onde você vai votar em quem você acha que irá ganhar."
Já existem vários sites de opostas e fóruns especializados para debates esportivo, mas vemos muito é as pessoas usando seus sites de relacionamento habituais, Facebook e Twitter, para discutir sobre partidas em tempo real.

9. Publicidade inteligente
Gates escreveu: "Dispositivos terão publicidade inteligente. Eles vão conhecer as suas tendências de compra, e vão exibir anúncios que são adaptados para as suas preferências. "
Isso já acontece, mas a maioria da população ainda não se decidiu se é a favor ou contra. Por um lado, é bastante invasivo da vida e preferências da pessoa; por outro lado, é extramente conveniente saber qual loja perto de você está vendendo coisa que você gosta.

10. Links para site em televisão ao vivo
Gates escreveu: "Emissão televisiva irá incluir links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo."
Isso já é comum em videos promocionais da maioria das grandes empresas no mundo.

11. Fóruns de discussão online
Gates escreveu: "Moradores de cidades e países serão capazes de ter discussões na internet sobre questões que os afetam, como a política local, planejamento da cidade, ou de segurança."
O que vemos é que a maioria dos sites de noticias tem uma área dedicada a comentários onde as pessoas expressão suas opiniões a respeito dos assuntos tratados. Além disso, fóruns e grupos de discussão se formaram em redes sociais para tratar dos mais diversos assuntos cívicos.

12. Sites online com base em interesses
Gates escreveu: "As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim, o seu interesse."
Atualmente existem diversos sites de notícias, blogs e comunidades online concentrados em temas individuais. Muitos sites de notícias expandirão-se para mercados verticais separados, oferecendo uma cobertura mais aprofundada sobre um determinado tema.

13. Software de gerenciamento de projetos
Gates escreveu: "Os gerentes de projeto montando equipes serão capazes de ir online, descrever o projeto, e receber recomendações de pessoas disponíveis que se encaixam às suas necessidades."
Você já conhece os programas da Atlassian ou da TeamWork? São somente dois exemplos do amplo mercado de softwares para gerenciamento de projetos.

14. Recrutamento online
Gates escreveu: "da mesma forma, pessoas à procura de trabalho serão capaz de encontrar oportunidades de emprego online, declarando seu interesse, necessidades e habilidades especializadas."
Não somente isso se tornou verdade, como se tornou regra. A maioria das grandes empresas divulgam suas vagas online, mandam e-mails para possíveis candidatos, fazem parte de seus processos seletivos via internet por provas online ou reuniões por Skype. Além disso, foi criada uma rede social especificamente para conexões de trabalho, o Linkedin.

15. Software de comunidade empresarial
Gates escreveu: "As empresas serão capazes de propor seus serviços para um trabalho, seja ele um projeto de construção, a produção deum filme, ou uma campanha publicitária. Este será um eficiente método para as grandes empresas que desejam terceirizar algum trabalho, empresas à procura de novos clientes, e empresas que não têm um provedor usual para o referido serviço. "
Muitos softwares corporativos estão focados no aspecto social do mesmo, assim os usuários podem chegar a outras empresas e iniciar uma conversa que pode levar a projetos maiores diretamente dentro de seus aplicativos.


11 setembro 2015

CONTEÚDO: Desvendando o Canal Off

Estar almoçando, em um bar, em uma loja ou até no aeroporto e se deparar com os programas do Off virou uma recorrente. O canal que transmite full time esportes, somados à lugares paradisíacos e viagens incríveis, além de uma programação interessante, quase não tem propagandas.Talvez por isso, tenha virado uma boa opção de 'pano de fundo' para estabelecimentos comerciais dos mais variados tipos.

Nós, curiosos que somos, começamos a nos perguntar: Se o canal não tem comerciais, como gera receita e sustenta um conteúdo tão autoral e caro? Sim, porque viajar, praticar esportes, filmar tudo isso e ainda editar requer investimento.

Como tudo começou...
Guilherme Zattar é um dos executivos mais bem sucedidos executivos da TV Brasileira.
O típico menino do Rio foi o criador do SporTV  e está, hoje a frente do Multishow, Bis e Canal Off, todos da Globosat. Segundo ele o embrião do Off  veio em forma de programa em 1996, o Zona de Impacto no SporTV, que tinha como foco os esportes radicais.

No entanto, só alguns anos depois - quando a Globosat repensava o futuro da audiência e tinha como desafio lançar novos canais - é que o Off efetivamente tomou forma. A ideia de Zattar foi de criar um canal multidisciplinar, que reunisse 3 coisas: Esportes, Aventura e Natureza.


  
(Guilherme Zattar além de diretor executivo de Tv, é surfista, 
piloto de asa delta e professor de artes maciais)


A Estréia...
Após algumas semanas de teasers de ativação, dentro dos canais irmãos SporTV e Multishow, no dia 8 de dezembro de 2011, estreou oficialmente o Canal Off. Regido pelo conceito: Sonhe. Explore. Descubra.
O nome sugere justamente isso: Desligar. Como uma fuga da rotina o canal busca oferecer ao telespectador programas que inspirem e relaxem.

(vinheta de lançamento do canal)

O Conteúdo...
Para conseguir entregar um conteúdo interessante e alinhado com a identidade do canal, o Off conta com diversos terceirizados para compor a sua programação.

Por causa da Lei 11.486/2011, que institui a obrigatoriedade de cotas de conteúdo brasileiro na programação, os canais por assinatura viraram alvo de produtores independentes nacionais. Ou seja, os canais que estão disponíveis somente de forma paga devem exibir uma parcela produções nacionais e outra ainda usando produtoras que não pertençam a grandes conglomerados de mídia.

O formato usual é o seguinte: a produtora cria o conceito, detalha o projeto e produz um episódio piloto. Tudo isso é enviado ao canal que seleciona os programas em potencial e se aprovado dá espaço para exibição. Com o aval do canal a produtora busca incentivo junto aogoverno para realizar o seu projeto e, se decolar, o produto entra para a grade fixa do canal. Uma das produtoras independentes que conseguiu emplacar um projeto no Off foi a Soul Filmes, que já conquistou espaço para o seu primeiro produto televisivo,o programa Sangue Suor e Javalis.


(Marcelo Biju, surfista e protagonista da série)

Com o surgimento da Lei, o boom de produtoras buscando espaço para o seu trabalho aumentou e, consequentemente a quantidade de material recebido pelo canais também. Para "filtrar" e validar o interesse do seu público pelo material, o Off criou um portal de conteúdo que testa a aceitação de determinados projetos. O Off Jam é como um laboratório que conta com webséries e blogs de profissionais que, além de influenciadores, conversam sobre variados temas que permeiam a filosofia do canal.

A Receita...
De olho nesse modelo fora do convencional, algumas marcas que já surfam na onda da experiência de marca e buscam aproximação com esportes, como Red Bull e Mitsubishi são grandes apoiadoras do canal. A Red Bull, por exemplo, produz boa parte do conteúdo exibido no Off usando os seus atletas patrocinados e tornando o conteúdo relacionado à eles acessível em uma mídia de massa como a Tv.

Já a Mitsubishi disponibiliza os seus veículos para uso dos "atletas- apresentadores" durante os programas, expondo a marca de forma sutil mas frequente aos telespectadores do canal. E a parceria ainda vai além, a montadora e o Off chegaram a lançar uma camionete exclusiva, a L200 Triton Savana Off.

(edição limitada com preço de R$128.990,00)

“A L200 Triton Savana Off carrega em seu DNA toda a vocação off-road da Mitsubishi Motors, alinhada com a filosofia do Canal OFF, que traz programas de ação e aventura em meio à natureza” afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Um das verdades apresentadas pela coordenação do Off é que não há um preocupação com audiência e sim com conteúdo. Justamente por procurar uma fórmula incomum, o canal diz não possuir apresentadores somente "protagonistas de aventuras" que muitas vezes são os próprios atletas, como é o caso do surfista brasileiro Gabriel Medina.

Desejamos vida longa ao Off e para quem é a amante do canal, assim como boa parte da equipe aqui da INEX, este post do Mentor Neto resume o sentimento dos admiradores do canal:

"Vocês já pararam para assistir o canal OFF?
Porra. Vou te contar.
Tem que censurar esse canal.
Quem são? O que comem? Onde vive aquela gente?
Quem paga o salário deles? Quando ficam na fila do banco?
Off é o facebook dos canais.
Todo mundo lindo e feliz.
Ou melhor, não dá para ser tão lindo e feliz.
Não sem o uso de agrotóxicos orgânicos.
Gente com botox natural.
Gente que só come comida leve, gente que nunca entrou no whatsapp, gente saudável a um nível que me dá vontade de comer um porco inteiro.
Só de assistir, ontem, queimei 1500 calorias.
Não. Sério. Fiquei deprimido.
Começa que não sei porque o canal chama OFF.
Deveria chamar ON.
Porque tem que estar ligadaço para fazer as coisas que eu vi ontem.
Um sujeito escalando o Peak Whathefuck de cabeça para baixo, o outro descendo um himalaia inteiro de snowboard.
Nego de cara limpa não faz as coisas que eu vi ontem.
E não tem gente feia, já percebeu?
O cara foi fazer foto submarina no Egito e até o camelo é mais bonito que eu.
Assistindo ao canal OFF, finalmente descobri para que serve uma GoPro.
A minha estava colada no mouse, que é o movimento mais radical que eu fiz esse ano.
No OFF o cara instalou a GoPro, sei lá, no cachorro dele que faz Base Jump nas torres Petronas.
Ele deu high five pro cachorro.
Ninguém me deu high five nos últimos 30 anos.
Um cara deu um aerial 540 em cima de uma onda.
Oi?
Eu não consigo dar um 360 na minha cadeira giratória sem ficar tonto.
Mas não é só isso.
No OFF o dia inteiro é por do sol.
Toda praia é limpa. Toda onda é gigante. Toda neve é fofa.
E as mulheres...ah, as mulheres.
São atléticas, voluptuosas.
Suadas.
Vivem em câmera lenta.
O tipo de mulher que me olha como se eu fosse uma coluna de garagem.
Um obstáculo a ser evitado.
Não, gente. Não pode.
Tem um programa de 2 horas sobre "cavernismo".
Caverna.
Não tem nada numa caverna, ora por favor.
A gente saiu de lá há mais de 4 milhões de anos.
Se você viu uma caverna, viu todas.
Mas no OFF a caverna é mais atraente que a minha cama.
Eu queria casar com aquela caverna.
No OFF todo mundo tem trilha sonora.
Todo mundo tem barriga negativa e 8% de gordura.
Todo mundo é herói.
Menos eu.
Ô tristeza."

10 setembro 2015

EMPREENDER: 5 sacrifícios que todo empreendedor deve fazer

Começar um negócio próprio é muito emocionante, e a possibilidade ser seu próprio chefe atrai diversos empreendedores a começarem essa jornada. Entretanto nem tudo são rosas, e a revista Business Insider traz um artigo sobre os maiores sacrifícios feitos por empreendedores quando montam sua empresa.


1. Estabilidade
Ao começar um negócio, não existe nenhuma garantia de sucesso. A base da empresa ainda não é estável no início, mesmo que a ideia e o plano de negócio sejam sólidos. Pode levar meses, talvez anos, até que a empresa se sustente sozinha. Se você ainda não sacrificou um trabalho estável e confortável para seguir esse caminho, provavelmente você vai ter que sacrificar algum outro tipo de estabilidade antes que você possa seguir em frente. Além disso, o mercado está sempre mudando e não se surpreenda se você encontrar diversas mudanças imprevisíveis no progresso de seu trabalho. Eventualmente, se você trabalhar duro com uma visão clara, as coisas vão se estabilizar.


2. Divisão de vida/trabalho
Quando você se tornar um empreendedor, as linhas entre a sua vida profissional e sua vida pessoal se mesclam. É comum pensar sobre a empresa mesmo fora do escritório, algumas vezes porque se quer - outras porque não se tem escolha. Novos chefes também recebem chamadas e e-mails que necessitam urgentemente de sua atenção, porque você é o chefe e não há mais ninguém para respondê-las. Mas ao mesmo tempo, o escritório virará sua segunda casa, porque você vai querer estar lá. Lembre-se, ainda é importante para equilibrar suas prioridades de trabalho e seus entes queridos - sempre reserve tempo para sua família e sua saúde mental - mas a divisão firme entre o tempo pessoal e profissional está indo para ir embora.


3. Renda
Este sacrifício vai ao lado da questão da estabilidades. Nos primeiros meses, e talvez anos, de seu negócio a empresa não gerará lucro. Na maioria das empresas, os empresários e suas famílias acabam investindo montes de seu próprio dinheiro para começar o negócio. Nesta situação outro sacrifício é feito, pois a rede de segurança financeira da família desaparecerá.


4. Sono
Uma boa noite de sono é vitalmente importante, entretanto não importa o quão duro se tente preservar hábitos de sono saudáveis, você vai sacrificar um pouco de sono, a fim gerir o seu negócio. Em alguns casos, você vai estar passa a noite em claro para terminar aquela última proposta. Outras vezes, se acorda super cedo para fazer uma reunião ou colocar as suas tarefas do dia em ordem. Em ainda outros casos, se ficaacordado à noite, inquieto e se perguntando sobre o futuro da sua empresa. Seja qual for o caso, seus hábitos de sono vão mudar quando você se tornar um empreendedor.


5. Conforto
Parece ser muito óbvio que ao sacrificar segurança, tempo pessoal, renda e noites de sono, o conforto estará sendo sacrificado junto por tabela. Mas não é só isso, ser seu próprio chefe significa tomar decisões que você nunca feitas antes e mergulhar em assuntos que você nunca antes considerados. Parte de ser um empreendedor significa pisar fora de sua zona de conforto, várias vezes todos os dias. Os empresários mais bem sucedidos são aqueles que se aproximam de situações desconfortáveis ​​com confiança e um certo grau de excitação. Aprenda a prosperar em ambientes desconfortáveis, e você vai encontrar-se muito mais em paz com o seu trabalho.


Mas não pense nesses itens todos somente como sacrifício, porque verdadeiramente eles são investimentos. Você está desistindo luxos em troca de algo melhor no seu caminho. Você está pagando para a oportunidade de encontrar o sucesso em sua própria empresa, e os seus sacrifícios serão recompensados ​​muitas vezes contanto que você permanecer empenhada em seu caminho escolhido.

O artigo termina citando a frase: "Empreendedorismo é viver alguns anos de sua vida como a maioria das pessoas nunca aceitaria - para que depois você possa passar o resto de sua vida vivendo como a maioria das pessoas nunca poderia."


Fonte: Business Insider



04 setembro 2015

GESTÃO: 5 perguntas estratégicas que todo líder deve fazer a sí mesmo

Ontem, a Harvard Business Review lançou um artigo com o título "5 perguntas estratégicas que todo líder deve fazer a sí mesmo" (tradução livre). Esse artigo busca instigar que gerentes e diretores pensem a respeito de coisas com profundida, antes de simplesmente tomar ações reativas ao mercado.

Executivos famosos, como Bill Gates e Warren Buffett, pregam sobre a importância de se tirar momentos para pensar a respeito de seu negócio profundamente e sem interrupções, pois é só pensando que se pode desenvolver estratégias completas. Buffet já afirmou "Eu insisto que bastante tempo seja gasto, quase todos os dias, para apenas sentar e pensar".

O artigo então traz cinco perguntas para guiar essa análise de seu negócio:


1) O que não se encaixa? 

Dentro de todas as atividades e negócios de uma empresa, o que não se encaixa com o resto? Dentro das ações da empresa, o que não se encaixa com seu posicionamento? Individualmente, cada ação e cada parte de uma empresa podem parecer fazer sentido racional, mas é importante que elas trabalhem bem juntas para que o resultado seja maior que a soma das partes. Como Steve Jobs explicou aos funcionários da Apple quando ele cortou uma linha de negócio aparentemente atraente, "apesar de micro-cosmicamente fazer sentido, macro-cosmicamente não fazia."


2) O que alguém de fora faria?

Certas coisas são feitas, ou não são feitas, dentro de uma empresa por uma questão histórica. Fazia sentido ser desse jeito no passado, mas com o passar dos anos a situação mudou - entretanto, a mentalidade da empresa não mudou. Para combater isso, deve-se periodicamente olhar para dentro da empresa como se você não fizesse parte dela e tentar analisar se tudo está realmente sendo feito no melhor modo possível.


3) Minha empresa está de acordo com minha estratégia?

Em 1990, Al West, o fundador e CEO da SEI - a empresa de gestão fundos - encontrou-se em uma cama de hospital por três meses após um acidente de esqui. Com não muito mais a fazer do que olhar para o teto e refletir sobre o presente e o futuro de sua empresa, ele percebeu que apesar de terem declarado a inovação ser fundamental na sua estratégia, a arquitetura organizacional de sua empresa era totalmente inadequada para isso. Quando voltou ao trabalho, ele cortou a burocracia, implementou uma estrutura de equipe, e abandonou muitas regras da empresa. A empresa começou a crescer rapidamente e agora vale cerca de US $ 8 bilhões. Isso demonstra a importância de um gestor se perguntar se a estrutura empresarial que ele têm é a ideal para a estratégia que ele deseja, se não for o caso deve-se pensar em mudar de estrutura, ou mudar de estratégia.


4) Por que você faz isso desse jeito?

É importante poder se auto justificar porque certas coisas são feitas do jeito que são feitas dentro de uma empresa -  e as respostas "porque sempre foi feito assim" ou "porque é o que minha concorrência faz" não podem ser aceitas. Se a própria empresa não consegue justificar seus meios, é de se pensar que existe um jeito melhor de fazer as coisas. 


5) Quais são as consequências de longo prazo?

O que poderiam ser as consequências a longo prazo de suas ações estratégicas fundamentais. Muitas vezes julgamos as coisas pelos seus resultados a curto prazo, uma vez que estas são mais saliente, e se eles são bons, persiste-se no curso de ação. No entanto, para muitas ações estratégicas, os efeitos a longo prazo podem ser diferentes. E é importante notar, que muitas vezes se sacrifica resultados de longo prazo por ganhos de curto prazo.


Estratégia, por definição, é sobre a tomada de decisões complexas sob incerteza, com consequências substanciais e de longo prazo. Por isso, requer períodos de cuidado, reflexão e consideração. Não basta aceitar a situação e os negócios do jeito em que estão. Liderança não é apenas sobre fazer as coisas, é também sobre o pensar nelas. E vale a pena arranjar tempo para pensar nisso.


Fonte: Harvard Business Review 

03 setembro 2015

PUBLICIDADE: Significado de Sucesso

O que significa sucesso? 
Você se considera uma pessoa de sucesso?

(a ação mostra que está na hora de atualizar o significado de sucesso nos dicionários)
A Strayer University juntamente com a Aplus fizeram uma campanha para redefinir a palavra sucesso, peticionada pelo dicionário de inglês Merriam Webster.

90% dos norte-americanos associam sucesso com felicidade em vez de "o fato de conseguir ou alcançar a riqueza, respeito, ou fama", que é a atual definição de sucesso do dicionário, de acordo com pesquisa da Strayer.

Com isso em mente, chamaram algumas pessoas para fazer o vídeo e lhes perguntaram se elas se consideravam bem sucedidas. Em seguida, chama entes queridos dessas pessoas e os perguntam se eles consideram essas pessoas bem sucedidas.

A diferença da nota de sucesso dada a si mesmo e dada por uma pessoa importante na sua vida é o que transforma esse vídeo em uma ação de publicidade surpreendente. Dá o play aí embaixo e veja!


02 setembro 2015

CASE: McWhooper, Peace One Day e viralização - UPDATE

Se você não sabe sobre o que é esse Update, clique AQUI que a gente explica.

Depois de alguns dias de silêncio, após a "negativa" do McDonald´s, o BK finalmente se pronunciou e publicou uma carta aberta, convidando não só o concorrente inicial, como mais 3 empresas do ramo a se juntarem no Peace Day Burger.

A empresa citou diretamente as marcas que se pronunciaram quando a ação foi lançada e acabaram surfando no buzz gerado por ela. E, a rede brasileira Giraffas foi uma delas.

Na carta o BK comunica que o restaurante PopUp já está em construção e que a ideia é pegar o melhor de cada receita para construir o Whopper-Triple-Slider-Slamburger. Ainda, com muito humor - e dando um alfinetada no principal concorrente - o Burger King fala "Mc Donald´s,  please take your time".

(carta publicada pelo BK)

Bom, mas o que o estas 3 marcas fizeram para estar neste "duelo de gigantes"?
Deram respostas inteligentes, humildes e com o timing perfeito.

(resposta direta e alinhada com a identidade da marca)

(Como a loja seria em Atlanta, a Krystal - que é local - quis participar da festa)

(resposta do Denny´s, sutil e objetiva)

Way Back Burgers não fez uma peça específica para reagir à ação do Burger King, mas fez uma declaração oficial após a negativa do McDonald´s ser publicada:

“Wayback Burgers would be happy to take Burger King up on its offer to partner to raise money surrounding International Day of Peace. Our nine patty burger, The Triple Triple, could be a great vehicle to work with. Perhaps we could create the Whiple Whiple. Besides, wouldn’t Burger King prefer to partner with a fresh and innovative brand that is on the rise? Either way, we hope to hear from you.”

Ao que tudo indica a ação vai mesmo sair e promete ser épica!
Após tanto buzz não só as marcas sairão beneficiadas mas, principalmente, o Dia Mundial da Paz Será lembrado.

Em 19 dias saberemos o resultado!

01 setembro 2015

RESENHA: Apps de Gerenciamento de Tarefas

A palavra de ordem na vida de gestores é produtividade, e organização é uma parte essencial da produtividade.  Para as pessoas que tem dificuldades em organizar todos seus compromissos, ou simplesmente para aqueles que se programam através de listas, realizamos uma análise das principais opções de apps no mercado.

Embora exista uma infinidade de aplicativos disponíveis na App Store e na Google Play, qualquer pesquisa rápida pela web aponta três destaques:  Any.do, Todoist e Wunderlist. Consideramos estes três competidores especialmente pela disponibilidade em plataformas diferentes e integração entre Desktop, celulares e tablets (todos os testes foram realizados em celulares rodando android e desktops com Windows, nas versões gratuitas)










O Any.do  tem um design bastante intuitivo e minimalista. Alguns dos diferenciais do app são o resumo diário que é apresentado no início do dia (no primeiro momento do dia em que o usuário consulta o celular) e a facilidade de reagendar tarefas que não foram finalizadas até o horário do lembrete programado. O sistema de criar tarefas por voz também funciona com bastante eficiência e agiliza a criação de listas mais extensas. Ele ainda tem um aspecto motivacional interessante: quando você cumpre todos os compromissos do dia, ele exibe uma mensagem de “missão cumprida” dando o dia por encerrado.

LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA:  o tamanho de arquivos que podem ser anexados é limitada a 1.5Mb, e a possibilidade de delegar tarefas também é limitada.

VERSÃO PREMIUM: é o mais barato dos 3 apps analisados (U$27 ao ano), e ainda oferece a opção do usuário assinar por mês (U$3) para experimentar antes de fazer um investimento no plano anual. A versão paga desbloqueia a limitação de compartilhamento das tarefas com outros usuários, e ainda tem a opção de programar lembretes por GPS – quando você estiver próximo ao seu supermercado preferido, ele automaticamente aciona o lembrete da lista de compras pendente.

RECOMENDAÇÃO: a versão gratuita é excelente como um assistente pessoal para tarefas simples e que não envolvam outros usuários. O foco aqui é o uso individual do app.












Dentre as opções estudas, o Todoist é o app disponível no maior número de plataformas do mercado:  além dos tradicionais iOS, Android e Windows, tem integração com programas de e-mail (Thunderbird, Gmail, Outlook), extensões para browsers chrome e firefox, além da versão web e um app para desktop. As opções para organizar suas listas e tarefas, seja por data ou tema são muito úteis, mesmo na versão gratuita, sem contar que é o app que mais oferece subníveis nas listas, podendo transformá-las em projetos. A versão web também é excelente para gerenciar e organizar seus compromissos com agilidade e sem complicações. O Todoist também foi o único que exibe gráficos com seu desempenho conforme as tarefas agendadas ao longo do tempo, caso seja do interesse do usuário monitorar sua produtividade.

LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA: aqui mora o grande problema do app – ele não disponibiliza lembretes por horário, apenas por data (no início do dia ele exibe as tarefas pendentes).

VERSÃO PREMIUM: Além de liberar a opção de agendar lembretes, também oferece uma série de marcações e rótulos para classificar as tarefas e o upload de arquivos anexos. O app ainda tem integração com o app iCalendar para transformar anotações em tarefas. A versão paga só é disponível por assinatura anual (U$29).

RECOMENDAÇÃO: o Todoist é um híbrido entre o Any.do e o Wunderlist:  é muito bom para montar listas e também pode exibi-las por ordem cronológica como uma agenda. Embora não tenha sido testado, é o app que mais oferece vantagens na versão paga, tendo potencial de se tornar a opção mais versátil e completa dos 3 aplicativos aqui listados.


 




O Wunderlist  oferece vários templates para personalizar o design do app de acordo com a preferência do usuário. Embora seja possível incluir lembretes por datas e horários, a forma como são exibidos exige que o usuário acesse app para reagendar compromissos não finalizados, demandando mais tempo para gerenciar tudo. A versão web do Wunderlist também é muito prática de se usar para gerenciar as listas. Se o usuário instalar a extensão do app para o chrome, a possibilidade de criar tarefas a partir de páginas na internet através de um clique  é uma opção sensacional para montar listas de compras virtuais.

LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA: A opção de criar sublistas é restrita a 25 itens, o que pode atrapalhar listagens com detalhamentos extensos. Os arquivos que podem ser carregados nas listas também são limitados a 5Mb (o que é um tamanho excelente dentre os apps disponíveis)

VERSÃO PRO: é o mais caro dentre as opções analisadas, oferecendo apenas a assinatura mensal do serviço por U$5.

RECOMENDAÇÃO: como o nome indica, é voltado para criação de listas, mais do que um substituto de agenda.



CONCLUSÃO:

Se estiver procurando um app para organizar seus compromissos pessoais, vá de Any.do, além de ser objetivo, as opções e facilidade de gerenciar os compromissos tornam ele o mais simpático dos três. Se estiver procurando uma ferramenta para se organizar no trabalho e compartilhar tarefas, escolha o Todoist caso possa pagar o plano anual, ou adote o Wunderlist que mesmo na versão gratuita atenderá a maioria das suas necessidades.
Outros apps que não foram analisados, mas que rodam em diferentes plataformas e merecem destaque:  Googlekeep (pela integração com a agenda do Google), o HabitRPG (para mudança de hábitos) , RemembertheMilk (integração com a agenda do Google, e o Evernote).



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