26 novembro 2015

TENDÊNCIA: Foco na Paixão

Nos últimos  5 anos, o esforço de marketing foi praticamente todo neles: Millenials.

A revista AdWeek afirma que a geração Y recebe 500% a mais de gastos em publicidade direcionada do que as outras gerações.

E o que o mercado está notando é que nem todo esse dinheiro está sendo bem investido. Os Millenials são um grupo diverso, em diferentes situações de vida e com diferentes paixões -  o que os leva a ter diferentes padrões de consumo.

A Hotwire acaba de lançar sua análise de Tendências de Comunicação para 2016 e, ao que tudo indica, a época de gasto indiscriminado com os Millenials acabou. Agora, o foco é encontrar nichos de mercado a partir de paixões e estilo de vida.

Além disso, com o aumento de tecnologias adblock, a publicidade nativa está em franco crescimento. Podcasts patrocinados, parcerias com influenciadores e experiência são os caminhos futuros.

Segue lista com as tendências levantas:

1) Realidade Virtual: a experiência é a palavra de ordem do consumo e a realidade virtual abre novas portas para esse objetivo.

2) Conteúdo direto: as marcas vão tentar usar campanhas especiais e conteúdos segmentados para buscar os consumidores para suas próprias lojas online, e tirá-los das mãos dos grande varejistas.

3) Conteúdo em  tempo real: anúncios que acontecem em tempo real tendem a chamar mais atenção do que conteúdo em calendário planejado

4) Segmentação e localidade: as marcas precisam criar cada vez mais conteúdos focados para subgrupos de sua audiência, os consumidores querem se sentir representados.

5) Campanhas que ofereçam serviço: campanhas que engajam, geram experiência e ofertam serviços relevantes aos consumidores e a sociedade são a tendência que mais anima os consumidores

6) Marcas Ativistas: os consumidores dão muito valor a marcas que se posicionam em questões sociais e políticas importantes

7) Vídeos Digitais: se gastará cada vez mais com produtores experientes, atores e atrizes, planejadores e equipes completas para desenvolver vídeos de 15 segundos para plataformas online

8) Publicações em canais de terceiros: já não basta publicar conteúdo em seu próprio site, cria-se conteúdo para plataformas como Medium e LinkedIn Pulse como partes importantes de campanhas de marketing

No geral, as tendências seguem o fluxo de maior experiência, mais segmentado, mais personalizado para o cliente.

Fontes: AdWeek, Hotwire, MeioeMensagem

25 novembro 2015

COMPORTAMENTO: Conheça A Revolução Delas

Responsáveis pelo lançamento da primeira Cerveja Feminista do mercado, as meninas do Coletivo 65/10 se juntaram com o Grupo ABC e realizaram uma pesquisa para investigar os novos comportamentos da mulher brasileira.

O resultado culminou em um relatório de 6 macrotendências apontando diversas microrevoluções, que estão sendo encabeçadas e vividas pelas mulheres aqui no Brasil. Ao mergulhar nos detalhes do relatório, o recado é claro: As mulheres não são um nicho de mercado. São O Mercado.

(hotsite desenvolvido para apresentar o estudo completo)

O report aborda as área de finanças, mobilidade, corpo, conectividade e moda, que culminaram em 6 MACROTENDÊNCIAS:

>> A Busca Consciente pela Autonomia: Mulheres querem a sua independência financeira e estão não só se preparando, como vivendo esta realidade.

>> Hoje Eu Quero Voltar Sozinha: Para se sentirem seguras as mulheres estão criando diferentes redes de apoio feminino.

>> Eu Vou Me Assumir: Mulheres querem liberdade. Isso quer dizer menos imposição de padrões e mais aceitação pessoal. De corpo, cabelo, estilo...

>> Rede de Amparo Para Mim e Para o Mundo que Eu Quero Viver: Mulheres tem acesso à produção de informação e são ativistas digitais em prol de suas causas.

>> Ser Mulher Está na Moda: Levantar a bandeira de ser mulher em toda a sua complexidade é motivo de orgulho. Não importa se nascimento ou de sentimento.

Estas tendências mostram que este novo comportamento tem mexido no cerne do consumo e propiciado diversas oportunidades de mercado (para as marcas mais atentas) e, além disso, provocado o start de inúmeros movimentos feitos por e para mulheres.

Exemplo destes movimentos são o Chega de Fiu Fiu - que mapeia locais de assedio à mulheres, encabeçando o ativismo digital do Grupo Think Olga - e o STEMinist - grupo de feministas que busca solucionar o desequilíbrio de gêneros nas área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática -. Dentro do STEMinist, existem iniciativas como Girls Who Code, o Black Girls Code e o brasileiro Meninas Digitais, que incentivam e conectam meninas que gostam de programar.

(Girls Who Code - empoderamento feminino para mostrar que programar não é só coisa de homem)

Já dentro das oportunidades de mercado que surgem para essa nova mulher, estão casos como o coletor menstrual - que rendeu a empresa brasileira InCiclo um aumento de mais de 900% nas vendas - e produtos do tipo Low Poo ("pouco shampoo"), os quais são voltados para uma parcela de mulheres que preferem soluções de consumo mais naturais. No mercado nacional a Lola Cosmetics já previu esta microtendência e baseou o seu negócio na comercialização de produtos para cabelo com pouca química, somados à uma comunicação direta e divertida.

Outra microtendência que influi na lógica de consumo é o movimento Gender Bender, que impacta diretamente o mercado da moda. A desmistificação dos gêneros tem sido tema recorrente de debate e torna-se cada vez mais um horizonte de consumo, já que as marcas que optam por não diferenciar roupas por gênero tem conquistado um público cada vez maior.

Estes são apenas alguns dos exemplos práticos e de mercado que já são reflexos tangíveis deste comportamento. Para os curiosos, recomendamos um clique no Trend Report completo.



19 novembro 2015

TENDÊNCIA: Micro apartamentos

Que os apartamentos estão ficando cada vez menores não é novidade. Com o aumento do preço do m² nas áreas centrais, e a dificuldade de deslocamento de locais mais distantes, a lógica dita que as famílias terão de se acostumar a espaços menores.

Mas quão menores? Para responder essa pergunta, o mercado imobiliário lança a tendência dos micro apartamentos: lares inteiros em até 60m²

E para que mais espaço que isso? O Censo de 2010 deu o dado de que 33,2% das residências atuais tem somente um morador. Na região Sul do país o número chega a 46,4% -  quase metade.

No Brasil, um dos ícones dos micro apartamentos é o Vita Bom Retiro em São Paulo, que oferece studios e apartamentos entre 14m² e 60m². Para suprir as outras necessidades que podem surgir por se morar sozinho e em um local tão pequeno, o empreendimento oferece diversas facilidades como: aluguel de carro, moto e bicicleta pay per use, apartamento compartilhado para hospedes (reserva estilo salão de festas), lavanderia compartilhada, espaço gourmet e até loja de conveniências.

(planta de um Studio no Vita Bom Retiro)
Essa noção de viver em locais minúsculos pode ser nova para os brasileiros, mas em grandes metrópoles do mundo já é uma realidade antiga.

No Japão, os micro apartamentos são famosos. Agora, Nova Iorque e Paris entram na lista dos locais onde 20m² é um tamanho aceitável para um lar.

Até 2013, Nova Iorque tinha uma lei municipal que não permitia a construção de apartamentos com menos de 37m². Com o fim dessa lei, os empreendimentos com micro apartamentos e studios estão proliferando pela ilha. O prefeito Michael Bloomber, ao finalizar a lei, lançou um concurso arquitetônico chamado adAPT, que buscava soluções criativas aos micro apartamentos. Os projetos vencedores foram expostos no museu da cidade, com o objetivo de estimular o debate sobre esse novo tipo de moradia.

( My Micro NY foi o projeto vencedor, que sugere a construção do prédio por módulos)
Para mobiliar e transformar esses pequenos espaços em casas totalmente funcionais, arquitetos e designers estão se superando na criatividade.

Graham Hill criou um apartamento de 37m² com 7 cômodos! Dois quartos, um escritório, uma cozinha, uma sala de estar, uma sala de jantar e um banheiro. Ele utilizou paredes móveis, que deslizam em trilhos e vão adaptando a casa de acordo com a necessidade do momento.

(a parede desliza e forma os cômodos necessários)

Fontes: nArtchitects, Marketing Mob, Catraca Livre

17 novembro 2015

21 tecnologias que chegarão até 2030

O crescimento da ciência e da tecnologia é exponencial, e ainda há muito a se descobrir.
Mas certas tendências futuras já estão latentes na população e a a Global Agenda Council, do Fórum Econômico Mundial, traz uma lista com as futuras grande inovações que teremos de aprender até 2030

1. O primeiro Smartphone implantável no seu corpo estará disponível em 2025 - além das funcionalidades de comunicação e entretenimento, os dispositivos serão capazes de identificar doenças, rastrear pessoas, enviar dados a centros de monitoramento e librar medicamentos automaticamente, por exemplo, e já serão comercializados em 2025.

2. 80% das pessoas estarão na internet em 2023 - Google e Facebook trabalham duro para levar conexão a lugares remotos, e em 2023 80%das pessoas do mundo terão uma forma de conexão a internet.

3. Nossos próprios olhos serão interface de tecnologias em 2023 - o Google Glass é apenas o início dessa tendência.

(o fim das telas, a próxima interface será direto nos nossos olhos)

4. 10% das pessoas usarão roupas conectadas à internet em 2022 - esqueça os smart watchs, logo suas calças estarão conectadas a internet. Isso nos permitira a rastrear crianças e detectar hábitos pouco saudáveis.

5. 90% das pessoas com acesso à internet em 2024
 - atualmente esse número engloba somente 43% da população

6. 90% das pessoas terão Smartphone em 2023 - e muitas dessas pessoas irão abandonas seus notebooks e desktops pelos "supercomputadores de bolso"

(pessoas de todos os locais do mundo com acesso a smarphones e internet)
7. 90% das pessoas com acesso a armazenamento ilimitado e gratuito em 2018  - o HD é coisa do passado, que venha a Núvem

8. 1 trilhão de sensores conectados, a internet das coisas em 2022 - especialistas acreditam que no futuro, todos os produtos fisicos podem estar conectados a intenet ou a alguma forma de comunicação
(Casas Inteligentes, o lar do futuro)

9. Mais de 50% do trafego de internet será aplicado ao funcionamento dos lares em 2024 - a automação do lar está mais próxima do que se espera, logo a limpeza da casa poderá ser feita por robôs.

10. Cidades inteligentes em 2026 - neste ano, veremos a primeira cidade grande inteligente. Os sensores facilitarão desde o deslocamento até a retirada do lixo das ruas.

11. Decisões tomadas através da big data em 2023 - faz sentido tomar decisões a partir da melhor fonte de informação disponível, e essa fonte no futuro será a big data. Assim, certas decisões governamentais serão automatizadas.

12. 10% dos carros serão autônomos em 2026 - você já conhece o carro autônomo da Google? se não conhece, tá na hora de se informar a respeito porque será o método de locomoção do futuro.

(essa gracinha é o protótipo de carro autônomo da Google que já está rodando pelas ruas de Silicon Valley)

13. Inteligência artificial em conselhos de empresas em 2026  - a tecnologia  pode aprender com os erros para tomar decisões, isso significa potencialmente conclusões mais rápidas e mais precisas.

14. 30% dos empregos de colarinho branco serão substituídos por IA em 2025 - é a real revolução das máquinas, as ferramentas de inteligência artificial são boas em automatizar processos e tomar decisões, o que significa boa parte dos empregos de escritórios.

15. O primeiro farmacêutico-robô em 2021 - muitos empregos já são influenciados por robôs. Em 2021, segundo as previsões, já poderemos confiar na tecnologia para receitar os remédios de que precisamos.

16. 10% do PIB mundial armazenados na nuvem em 2027 - bitcoins, e suas variantes, serão o futuro da economia internacional.


(Bit Coin, a moeda virtual com efeitos reais)

17. Mais caronas do que viagens em carros particulares em 2025 - o sucesso da economia colaborativa vai continuar firme e forte

18. Cobrança de impostos através da rede em 2023 - transações financeiras virtuais facilitam muito a fiscalização e cobrança de impostos

19. Produção do primeiro carro feito por uma impressora 3D em 2022 - por enquanto, impressoras 3D só imprimem em plástico, mas existem diversas pesquisas para evoluílas

(a impressora 3D estão 
20. Transplante de fígado feito com impressora 3D em 2024 - a "bioimpressão" vai revolucionar a medicina

21. 5% dos produtos consumidos feitos por impressoras 3D em 2025 - com a baixa do custo das maquinas, os produtos devem ser popularizar rapidamente

Fonte: InfoMoney

12 novembro 2015

PUBLICIDADE: MINI John Cooper Works

A MINI apresenta seu mais novo modelo de automóvel esportivo, MINI John Cooper Works.

O carrinho vai na contra mão dos carros esportivos tradicionais, que são grandes e rebaixados.
O MINI John Cooper Works segue o design tradicional da marca, mais alto e mini

Então não é de se espantar que o público não tenha muita fé que um carro com um design tão fora do padrão apresente uma aceleração desejável no modelo esportivo.

(MINI John Cooper Works não é o que vem a mente quando se pensa em velocidade)

Para provar que esse preconceito não corresponde à verdade, a empresa lançou um desafio aos usuários do Youtube: Você consegue ser mais rápido que o John Cooper Works?

Todo mundo tenta passar a propaganda de 30 segundos que aparece antes dos vídeos o mais rápido o possível, no geral clicando assim que os 5 segundos obrigatórios passarem.

Mas no segundo final, o carro acelera e é uma competição entre o espectador e o carro para ver quem chega no botão de pular o anúncio primeiro. No vídeo mostra como o desafio funciona:



MINI John Cooper Works YouTube Race from Kinetic Singapore on Vimeo.


Nisso, a MINI deu uma aula de como interagir com um público relutante e aproveitar novas dinâmicas online.


Fonte: Vimeo

10 novembro 2015

MERCADO: 11/11, o dia dos solteiros na China

Você compra em algum site chinês?
Se sim, já deve ter ouvido falar do famosos 11/11 - o Dia dos Solteiros - mas você conhece a história desse dia?

O Dia dos Solteiros começou a ser celebrado na China nos anos 90.
O objetivo desse dia era os jovens universitários solteiros saírem para comemorar, bebes e cantar Karaoke - e quem sabe deixarem de ser solteiros.

O café da manhã do dia dos solteiros é especial, quem ainda não está casado deve comer quatro Youtia (varetas de massa frita) que representam os quatro 1's do 11.11 e um Baozi (pãozino recheado) que representa o ponto do meio.

(café da manhã com 4 Youtiao e um Baozi)
Mas a verdade é que não foi por causa da festa e da comida que o dia ficou famoso pelo mundo - é pelas promoções.

As promoções começaram de forma natural, com empresas, restaurantes e shoppings fazendo eventos para seus públicos jovens - tentando interagir com a nova geração.

Mas a nova geração chinesa é muito adepta ao comércio online, graças ao site Taobao da gigante Alibaba. Taobao é um shopping online feito especialmente para a juventude chinesa e que faz tremendo sucesso no país. E isso cresceu de formas inesperadas, em 11 de novembro de 2012 o Taobao vendeu aproximadamente US$3 bilhões em produtos chineses a jovens chineses.

Não demorou para o grupo Alibaba notar o potencial dessa promoção a um nível mundial.
O feriado também fica logo antes (no calendário) da Black Friday e da Cyber Monday, os dois maiores dias de compras do mundo ocidental.
Para a empresa chinesa, fazia mais sentido focar suas promoções no 11.11, quando seus fornecedores já estavam preparados para as grandes promoções, do que tentar competir com os varejos ocidentais na Black Friday e Cyber Monday.

(gráfico criado pelo jornal Telegraph mostrando o 11.11 em vermelho na compração com o Black Friday e o Cyber Monday)

E a verdade é que a fórmula deu muito certo, e hoje em dia o 11.11 é o maior dia de compras virtuais do mundo inteiro - mesmo só sendo praticado por lojas chinesas. O Dia dos Solteiros vende mais do que 5 vezes o que vende a Black Friday, em 2014 chegou a faturar US$ 9,3 bilhões

E esse ano, o plano é crescer ainda mais!
O grupo Alibaba reservou o Centro Olímpico Aquático de Beijing para a força tarefa de colaboradores do dia, e convidou Adam Lambert  para cantar a equipe.

O Alibaba tem expectativa que 1.7 milhões de carteiros, 400 mil veículos e 200 aviões-carga lotados serão enviados para entregar os pacotes comprados no dia 11/11/2015.

(Adam Lambert irá cantar para a equipe do grupo Alibaba na força tarefa do 11.11)

O 11.11 é um ótimo exemplo de como focar as estratégias de vendas de acordo com as forças da empresa, e não com o que a concorrência está fazendo, pode gerar grandes resultados!


Fontes: Bloomberg, Telegraph, e BBC News



INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br