18 dezembro 2015

COMUNICAÇÃO: Melhores campanhas de Natal de 2015

Já é tradição no mundo da comunicação caprichar na mensagem de final de ano.
As marcas sempre buscam se superar nessa época, e isso geral vídeos que ficam gravados para eternidade.
Aqui vai a lista da INEX de melhores campanhas de Natal de 2015:

Sainsbury - Mog’s Christmas Calamity conta a história de Mog, um gatinho com muitos problemas na véspera de Natal.


Paypal - No Presents mostra dois meninos muito preocupados pois seus pais não foram comprar os presentes de Natal, e esperam uma árvore vazia na manhã do dia 25


Edeka, a rede alemã de supermercados apela para o lado emocional com um avô que finge a própria morte para conseguir unir a família na noite de Natal


Coca-Cola emociona com Uma Ponte para Noel, vídeo gravado na Serra Gaúcha que mostra a dificuldade que um pai passa para tentar realizar o sonho de Natal de seu filho


A Loteria Espanhola conta a história de Justino, o vigilante noturno de uma fábrica de manequins que passa a noite toda criando cenários para seus colegas do dia. Dá para seguir o Justino também no Instagram.


Sky Movies leva uma menina em uma aventura pelo mundo da Cinderella, Big Hero 6 e Os Vingadores para poder se livras de suas couves-de-bruxelas


a Lidl abre uma Escola de Natal para ensinar como criar a mágica desse feriado


Apple - Someday At Christmas traz a força de Stevie Wonder e Andra Day numa bela canção




Canal+ Best Friend mostra a importância de pensar bem a respeito do presente de Natal que vai se dar



e por fim, a Vodafone - Raising a Turkey faz uma campanha especial para os vegetarianos





COMEMORAÇÃO: Egalitê no The Global Good Fund

A Egalitê, cliente INEX, foi selecionada para o Fellowship Program do The Global Good Fund.

The Global Good Fund é uma instituição de desenvolvimento de liderança para empreendedores sociais. Eles identificam líderes com alto potencial e startups sociais de impacto e ajudam no desenvolvimento dessas iniciativas por meio de investimentos e treinamentos.


O Fellowship Program é um programa de 15 meses para jovens empreendedores socias selecionados internacionalmente. Esses empreendedoras são pareadas com executivos renomados que servirão como Coaches e que irão apoiar no desenvolvimento de network, com sua expertise de setor e de mercado.

Esse ano, a Egalitê foi um dos 6 selecionados de mais de 1.400 inscrições no programa. A Egalitê é uma empresa de Recursos Humanos especializada na conexão entre talentos com deficiência (PCD) e empresas buscando novos colaboradores. O CEO da empresa, Guilherme Braga foi o escolhido para passar pelo programa do The Global Good Fund.

Fontes: Egalitê e The Global Good Fund


16 dezembro 2015

TENDÊNCIA: We Love Creators

A youPIX lançou um manifesto-vídeo sobre os Creators, criadores de conteúdo online.

Em 2015, os Creators se firmaram não somente como fenômenos culturais, mas como motores que impulsionam o marketing para Millenials.

Grandes campanhas publicitárias foram feitas com Creators no centro, e o resultado é uma comunicação mais próxima do seu público alvo, e mais personalizada.

Os Creators são referência em quase todas as áreas - cultura, política, negócios - dada a abrangência de suas mensagens e a dedicação de seus fãs.

O youtuber brasileiro Christian Figueiredo está a mais de 40 semanas na lista dos livros mais vendidos do país.
O blog Não Salvo tem mais de 270mil leitores diários, quase chegando no nível do jornal de maior circulação do Brasil.
O canal Porta dos Fundos reuniu quase metade da audiência da TV a cabo brasileira.
E o youtuber norte-americano PewDieDie faturou US$ 7 milhões no último ano.

Fica claro que levar os Creators a sério não é uma questão de visão de tendência, é uma questão de sobrevivência de marca.

Segue abaixo o manifesto escrito pela youPIX e o vídeo manifesto do movimento We Love Creators:



Manifesto We ❤ Creators

Impulsionada por uma conectividade cada vez mais onipresente e móvel, estamos vivendo a maior revolução cultural, criativa e comportamental da história da humanidade.

O poder de determinar o que as pessoas devem pensar não está mais nas mãos das empresas de mídia.

Se expressar e ter audiência não está mais ligado a poder econômico.

A internet deu voz pra quem antes ficava quieto.

Ela ampliou nossa visão de mundo, porque possibilitou que outras expressões e ideias pudessem circular e encontrar eco.

Somos 120 milhões de brasileiros online, são 120 milhões de expressões possíveis.

A internet nos colocou como protagonistas das nossas próprias vidas. Agora, cada um vai atrás do mundo que mais lhe toca e constrói os caminhos de uma nova cultura, de uma nova forma de colaboração e comportamento.

Com a internet, o anônimo se mostrou pro mundo, o pequeno passou a ter voz e se tornou grande, gigante, muitas vezes maior que as empresas que controlavam o que ele tinha que pensar, gostar, ouvir, ler e consumir.

Foi assim que chegamos onde estamos, um momento criativo sem igual, onde todos esses pequenos fazendo seus conteúdos e construindo comunidades engajadas estão quebrando paradigmas na comunicação e na cultura, fazendo ruir sistemas antigos que já não faziam o menor sentido.

E essa revolução criativa está na mãos deles, os creators.

Blogueiros, youtubers, snapchaters, instagrammers, viners e toda sorte de criadores de conteúdo digital que estão fazendo com que a gente interaja com o conteúdo de um jeito totalmente diferente.

Ser creator é ser gente comum, gente de verdade. É se expressar de um jeito autêntico e fazer conteúdo de cara e alma lavada, livre de estereótipos.

Essa galera democratiza o acesso à informação, tem opinião, discute e ensina coisas, questiona o status-quo, inspira e entretem.

E faz todas essas coisas sob uma perspectiva humana e muito real. Não é um trabalho baseado no que alguém numa sala acha que é um millennial, ou qualquer outro target que precisa ser atingido.

Ser creator é ser protagonista ativo da nossa história, não mais um mero espectador.

E por isso é tão foda!

We ❤ Creators!



Fonte: youPIX

15 dezembro 2015

COMEMORAÇÃO: Finalistas The Venture

Alécio Binotto com sua empresa i9Access, cliente Inex, é um dos finalistas do The Venture, . 

Alécio Binotto da i9Access, um dos finalistas brasileiros do The Venture
O The Venture, em parceria com o Whisky Chivas, desenvolveu um concurso para investir nas startups com grande potencial de sucesso financeiro e de impacto positivo para a sociedade.

Um finalista de cada país participante disputará a final internacional em 2016. Nessa final serão distribuídos US$1 milhão em prêmios para que os vencedores invistam em suas empresas.

The Venture e Chivas em parceria para investir no futuro
O empreendedor social que irá representar o Brasil será definido entre os quatro finalistas já escolhidos por voto popular e pela avaliação de um juri especializado no dia 17 de dezembro

Os finalistas são:
Gustavo Maia da Colab, que estimular os cidadãos a sugerir melhorias em suas cidades e participar de decisões políticas.
Onicio Leal Neto da Epitrack, que busca criar hábitos nas pessoas que ajude a prevenir epidemias
Sérgio de Andrade Coutinho Filho da Sayyou, que oferece uma tecnologia que busca eliminar o uso de agrotóxicos.

E, claro, Alécio Binotto, da i9Access que busca a disseminação de soluções inovadoras de Telessaúde. O objetivo da i9Access é aproximar médicos e pacientes por meio de tecnologia. A empresa tem em seu portfólio produtos como a Sala Cirúrgica Inteligente Multimídia, o Mobile Care para pacientes crônicos e o WebEcg

(empresa que busca levar medicina as pessoas por meio da tecnologia)


Fontes: The Venture, i9Access, Exame

08 dezembro 2015

SUSTENTABILIDADE: Radbahn, a ciclovia sustentável

É lançado um projeto de ciclovia high tech em Berlim, a via se chamará Radbahn. O projeto foi desenvolvido por 8 pessoas e pretende utilizar melhor uma infraestrutura já existente, mas que não atinge todo seu potencial.

A ideia é pavimentar a ciclovia com material captador de energia das pedaladas e completar a via com semáforos, estações de prestação de serviços e até pequenas hortas urbanas.

A rota tem 9 km de extensão e está localizada sob um viaduto de uma antiga linha férrea. Como a área é coberta, será melhor aproveitada pelos ciclistas e enfrentam sol e chuva na capital alemã.

ciclomonta
(imagens de como será a via)

Também deseja-se incentivar pequenos comércios, como pontos de café, assistência técnica, e aluguel de bicicletas.

Com toda sua extensão, a ciclovia irá conectar diversos bairros e criar uma espécie de cortina de vegetação. A vegetação e as hortas funcionarão como filtro acústico e de poluição.

Para os criadores do projeto, além das questões ambientais, o projeto irá estimular o espirito criativo de Berlim e liderará o debate sobre mobilidade urbana.

No vídeo a seguir, o conceito da ciclovia é apresentado e se mostra como ficará a área após pronta:


Fonte: Ciclovivo e Radbahn

03 dezembro 2015

CAMPANHA: Água Limpa é Onda

As Olimpíadas do Rio se aproximam e uma coisa está clara: as águas do litoral carioca estão muito poluídas e podem trazer doenças aos atletas aquáticos.

Pensando nisso e em toda a situação da poluição dos mares, o Instituo-E lança a campanha: Água Limpa é Onda

(imagem da campanha com o surfista Carlos Burle)
A campanha foi lançada dia 23 de novembro e teve apoio Instituto-E, do shopping Fashion Mall, de ONGs e fundações como Uma Gota no Oceano, SOS Mata Atlântica, Salvemos São Conrado, Arpoador Surf Clube, Associação dos Surfistas e Amigos do Leblon, entre outros parceiros.

A campanha pede pela melhora do saneamento de todo o Rio de Janeiro onde, atualmente, 53% do esgoto do Rio de Janeiro é largado no oceano sem tratamento.

A ideia surgiu quando o local da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe foi trocada, em virtude do nível de poluição da Praia de São Conrado. E tudo começou como recolhimento de 5 mil assinaturas em um abaixo-assinado com a finalidade de pressionar o poder público para a execução urgente de obras de saneamento.

Segue abaixo o vídeo da campanha com o surfista Calos Burle, criado pela produto de cinema 300 mL






INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br