30 junho 2016

COMPORTAMENTO: Jamie Oliver e Sadia trazem a Food Revolution para o Brasil

Você conhece o Jamie Oliver? e a Food Revolution?

Jamie Oliver é um chef celebridade britânico que agora esta usando sua popularidade para transformar o jeito que as pessoas do mundo se alimentam. Oliver quer que o mundo coma mais alimentos orgânicos em refeições mais balanceadas e saudáveis.

Para tanto, ele criou o Food Revolution - um movimento que busca educar as pessoas a respeito de alimentação saudável e receitas para se fazer em família.
Esse movimento culmina todos os anos no Food Revolution Day, um dia de educação e debates a respeito de alimentação e políticas públicas locais que garantem acesso a alimentos de qualidade a todos.

O site do Food Revolution expressa a missão do movimento:

“Acesso a alimentos bons, nutritivos e frescos é direito de cada criança, mas atualmente estamos falhando com os nossos filhos. Milhões de crianças estão comendo demais os alimentos errados, enquanto outros milhões não recebem o suficiente de alimentos bons para ajudá-los a crescer e prosperar. Precisamos nos unir como uma só voz forte, única para forçar governos e empresas a criarem um mundo mais saudável, mais feliz para o futuro”


O Food Revolution Day acontece em 11 países atualmente, e o Brasil é um deles. Mas não é aí que o esforço do chef para! Essa semana, ele divulga sua parceria com a Sadia para tornar a alimentação saudável e balanceada acessível e prática a todos - além de muito saborosa.

Nesse setembro, Jamie Oliver e Sadia pretendem mostrar para o mundo que comida congelada pode ser saudável e gourmet. A Sadia buscou o Jamie Oliver há cerca de um ano com a proposta de criar receitas com frango para o mercado brasileiro. 

Entretanto, para participar ele exigiu que a BRF, detentora da marca, adequasse seu processo de produção de acordo com princípios de bem-estar animal. Controle da temperatura (para evitar ambientes muito quentes) e implementação de poleiros foram algumas das modificações feitas pela empresa nas suas granjas para atender às demandas do cozinheiro.

Em julho, o chef deve vir ao Brasil para o bater o martelo na seleção dos ingredientes e pratos. A linha será distribuída em todo o país e não tem prazo para acabar. Além disso, a parceria preve um programa educacional para 500mil crianças de escolas públicas aprenderam a cozinhar e sobre alimentação saudável.

Abaixo segue a tradução desse post que Jamie fez falando a respeito da parceria.

"Eu mal posso esperar para trazer a Food Revolution para o Brasil

Oi pessoal, eu estou realmente feliz por anunciar que eu e a  Sadia, uma das maiores marcas de alimentos do Brasil, nos unimos para que juntos possamos criar mudanças reais e positivas da fazenda à mesa quando se trata de cozinhar, padrões de bem-estar animal e educação alimentar para os seus filhos. Parcerias para mim vão muito além de grandes produtos, e eu realmente acredito que para inspirar a mudança sustentável em larga escala, é necessário lançar sua mensagem ao mundo. Sadia tem um amplo alcance em todo o Brasil, então eu vou ser capaz de partilhar as minhas ideias com muitos de vocês  - esta parceria tem o potencial de mudar os hábitos alimentares brasileiros para melhor, e isso é realmente excitante para mim.

Saber cozinhar é uma das habilidades de vida mais importantes que você pode possuir, e através de receitas de frango incríveis usando apenas os melhores ingredientes, eu quero dar-lhe a confiança para chegar na cozinha e tentar algo. Eu tenho trabalhado com os agricultores da Sadia ao longo do último ano para melhorar os padrões de bem-estar animal, e todos os nossos produtos só vão usar frangos com alto padrão de bem-estar  - a primeira iniciativa no Brasil nesta escala - e esse é apenas o primeiro passo em uma longa viagem. Além disso, minha fundação está trabalhando com a Sadia para desenvolver um surpreendente programa de educação alimentar para as escolas brasileiras, para que possamos ensinar as crianças sobre alimentação e culinária, e começar a reverter as estatísticas atuais de obesidade ao zero. O grande objectivo é fazer com que mais de 500.000 crianças se desenvolvam e aprendam a cozinhar dentro dos próximos três anos.

E isso é só o começo - Eu não posso esperar para trazer a Food Revolution ao Brasil na próxima semana e conhecer todos vocês, pessoas adoráveis. Vai Brasil!"

22 junho 2016

TENDÊNCIA: Novas formas de agricultura!

O atual método de agricultura é produzir alimentos em grandes quantidades e em regiões afastadas dos centros urbanos. Isso demanda um grande custo logístico para trazer os alimentos até seus consumidores. Esse custo não é meramente financeiro, gastamos muitos recursos naturais e poluímos muito o planeta nesse modelo.

Para solucionar essa situação, tem muita gente inteligente estudando novas formas de produzir alimentos. Segue abaixo algumas dessas novas técnicas:


FAZENDA FLUTUANTE



A ideia aqui é resolver o problema da falta de terras cultiváveis, fazendo fazendas em cima da água.Construída sobre um suporte que boia, ela pode ser instalada no mar, em lagos ou em rios - mais perto dos centros urbanos litorâneos!

A primeira fazenda desse tipo está sendo construída no porto de Roterdã, na Holanda - o mais importante da Europa -, e deve ser inaugurada em janeiro de 2017.

A iniciativa é da Universidade de Wageningen, junto com empresas como Philips e Beladon - construtora especializada em estruturas flutuantes que pretende, no futuro, erguer cidades inteiras sobre a água.

O espaço será especializado na criação de vacas leiteiras, e vai começar com 60 animais. Cada vaca deles terá 15 m² para pastar, um espaço muito maior do que os cubículos em que as fazendas leiteiras industriais colocam seus animais.

A estrutura flutuante também poderia ser utilizada para produzir vegetais.


AGRIHOOD



Agrihood é uma nova tendência de condomínio horizontal. Estes empreendimentos residenciais tem como diferencial fazendas comunitárias de agroecologia. E já existem cerca de 200 deles nos EUA.

O mais recente, chamado The Cannery, foi construído na Califórnia. O empreendimento com mais de 40mil metros quadrados da empresa de desenvolvimento New Home Company  é o abriga 547 casas.

Todas as casas são eficientes em termos energéticos onde cada uma é alimentada por energia solar e vem equipada com tomadas de energia para carros elétricos.

The Cannery é único por outras razões também. A fazenda comunitária de quase 30 mil metros quadrados será gerida por um grupo sem fins lucrativos que pretende executar programas de educação agrícola para estudantes e aspirantes a agricultores do local, além de uma operação comercial com foco em vegetais orgânicos, para abastecer a comunidade e também serem vendidos fora.

13 junho 2016

INOVAÇÃO: Desafio de Impacto Social Google 2016

O Google está com uma votação muito legal acontecendo!

O Desafio de Impacto Social Google 2016 trouxe 10 ideias que podem mudar o Brasil, e agora querem que você vote em sua favorita.




Um desses 10 projetos vai ser financiado pelo Google em R$1,5 milhão!

Abaixo apresentamos um pouco mais desses projetos:

Centro de Valorização da Vida: um app de apoio para pessoas com risco de suicídio. O Centro já une pessoas em momentos vulneráveis com voluntários dispostos a ajudar, e agora quer lançar um aplicativo para facilitar esse processo.

ITS - Rio: Plataforma que facilita a ação dos cidadãos nos debates e criação de políticas públicas. O dinheiro será usado para aumentar uma plataforma online já existente e Vai também construir um aplicativo para obter assinaturas digitais certificadas, permitindo assim propor projetos de lei de iniciativa popular, conforme previsto pela Constituição.

THEMIS: aplicativo de apoio a domésticas para buscarem seus direitos trabalhistas.O projeto visa a atingir mais de 50% de todas trabalhadoras domésticas brasileiras até o final de 2019.

WWF-Brasil: Rastreamento coletivo e online para impedir a propagação de doenças como a Zika e a Dengue. A WWF é uma ONG ambientalista super conceituada mundialmente e agora sua célular brasileira busca fazer a diferença na luta contra o aedes aegypti.

Vetor Brasil: Um portal que liga jovens com grande potencial a cargos públicos de alto impacto. Será um portal abrangente e interativo - incluindo testes de interesse e mapeamento de carreira - que vai chegar a mais de 30.000 jovens profissionais em seu primeiro ano.

Arredondar: Uma solução que faz toda compra ter possibilidade de virar uma doação. A plataforma permite aos consumidores arredondar para cima os seus pagamentos em lojas, e doar até um real em cada compra para ONGs e projetos sociais.

IPAM Amazônia: Uma plataforma que ajuda comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas. Com o prêmio, o IPAM Amazônia desenvolverá um aplicativo que fornecerá alertas para os indígenas sobre alterações no clima, ao mesmo tempo que coletará dados fornecidos por eles.

Aliança da Terra: Uma ferramenta que conecta pequenos fazendeiros com as informações que eles precisam para melhorar seus negócios. Este projeto, Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos, vai conectar pequenos produtores através de uma ferramenta capaz de ajudá-lo a controlar melhor o seu gado e ao mesmo tempo potencializar sua capacidade de conservar a sua terra e o meio ambiente.

Transparência Brasil: Um app que monitora a construção de escolas e garante a responsabilidade governamental sobre elas. O aplicativo Cadê Minha Escola permitirá que os cidadãos possam monitorar a construção de creches e escolas com fotos e relatórios, e verificar o status dos projetos.

Instituto INOVAGRI: Um sistema que orienta agricultores a não desperdiçar água. Com a plataforma S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária), o Instituto INOVAGRI vai conectar os gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir a água limitada de forma mais eficiente.

Escolheu seu projeto favorito? Ainda há tempo de votar! É só ir até a página do concurso.

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br