14 maio 2008

INOVAÇÃO - Blog vira protagonista em filme brasileiro.

Fonte: INFO

SÃO PAULO - É em torno de um blog que se passa todo o enredo do filme brasileiro Nome Próprio, dirigido por Murilo Salles, com estréia programada para julho.
Camila, a personagem principal, vivida pela atriz Leandra Leal, usa o blog como forma de compartilhar com o público e com os outros integrantes do filme sua agitada rotina, principalmente experiências amorosas e filosofias.
Alguns detalhes chamam a atenção na área de tecnologia. Nada de notebooks ou de qualquer sinal de banda larga durante as cenas. A explicação? O filme se passa em 2001, com direito a muita conexão discada e o velho som de modem.
Dá para dizer que Camila é uma early adopter dos blogs - e não desgruda do micro. Em suas várias mudanças de casa, a primeira coisa que faz é ligar o PC para postar e checar os comentários que recebe.
Além de entrar nas cenas, o blog também está sendo usado como ferramenta de divulgação do filme, que teve um orçamento modesto. O blog também vai servir como ferramenta de interação com o público, que poderá contribuir para a história. Confira em http://nomepropriofilme.blogspot.com.
12/05/2008

13 maio 2008

COMUNICAÇÃO - O porquê de não ignorar o boca-a-boca

Fonte: Meio&Mensagem

Segundo dia do WOMM-U 2008 mostra que estratégia adotada por muitas empresas de simplesmente não abrir canais de diálogo com o consumidor pelo receio da falta de controle é a pior possível.

Acabou o WOMM-U 2008. Gostaria de compartilhar com vocês um ponto que foi muito debatido e que os gestores de marketing terão que assimilar: a estratégia adotada por muitas empresas de simplesmente não abrir canais de diálogo com o consumidor pelo receio da falta de controle é a pior possível. A informação está disponível e ferramentas como o Google permitem que um post de um blog amador tenha a mesma visibilidade que uma campanha multimilionária. Portanto ignorar o boca-a-boca da era digital simplesmente não funciona.

Apresentação em destaque:
Carla Hendra - CO-CEO da Ogilvy North America

Carla Hendra começou a apresentação dizendo que os gestores de marcas estão diante de uma oportunidade sem precedentes: engajar globalmente os advogados da sua marca, que ela chamou de 'brand actvist'. Segundo ela, o desafio da Ogilvy e das agências é guiar estes consumidores dentro das redes sociais sempre com transparência e autenticidade.

Ele apresentou o case da Nike+, vencedor de Cannes em 2007, em que uma estratégia que começou com um produto para medir performance de corrida se transformou em uma comunidade global de corredores com milhares de usuários. Este é um caso que mostra que a experiência é mais importante do que o produto, segundo Hendra, pois mesmo a Nike não sendo referência na categoria de tênis de corrida, conseguiu construir uma plataforma de diálogo que deixa o público alvo em constante contato com a marca.
A força da comunidade é tão grande que saiu do site Nikeplus.com e se espalhou pela Internet. No exemplo abaixo vemos consumidores que publicaram suas estatísticas de corrida no Flickr como se fossem troféus.


12/05/2008

12 maio 2008

SUSTENTABILIDADE - Não basta ser sustentável: é preciso “parecer”

Fonte: Amanhã

As empresas que pretendem associar suas marcas à sustentabilidade ambiental devem prestar atenção a um boletim divulgado recentemente pela consultoria holandesa Trendwatching, especializada no monitoramento de tendências de consumo. O estudo mostra que há uma demanda cada vez mais palpável por produtos “eco-icônicos”. Isto é, produtos que “são” e também “parecem” sustentáveis – e exploram, assim, a vontade das pessoas de exibir “status” a partir de um comprometimento com a ecologia.

Trata-se de uma evolução no conceito de produtos ecologicamente corretos – que a Trendwatching, numa simplificação bem-humorada, chama de “eco-feios”. Antigamente, diz a consultoria, os produtos sustentáveis tinham “preços altos, baixa performance e representavam uma versão de mal gosto dos produtos convencionais”. Na era dos eco-icônicos, porém, esse problema deixará de existir. Além de utilizar matérias-primas renováveis e processos de fabricação que não danificam o meio ambiente, os bens de consumo terão um design que tornará seus atributos ecológicos mais evidentes.

Uma das empresas que está atenta a esse conceito é a Toyota. A montadora japonesa lançou um carro híbrido (movido tanto a gasolina como a energia elétrica) conhecido como Prius. O design do veículo é diferenciado, mais leve, e busca enaltecer o fato de gerar menor impacto ecológico. Nos Estados Unidos, tem sido um sucesso. Lá, as vendas do Prius dispararam em 2007 – ao contrário da maioria dos híbridos, que ainda têm pouca aceitação. O jornal NY Times analisou o caso da seguinte forma: “Os consumidores estão comprando o Prius porque querem mostrar para todo mundo que estão dirigindo um híbrido”. Aparentemente, os outros veículos do tipo não deixam essa mensagem tão evidente.
12/05/2008

COMUNICAÇÃO - Malabarismos para vestir um jeans

Fonte: Meio&Menagem

Em viral da Levi's, jovens mostram habilidades para entrar em calças ao saltar de plataformas e balanços. O vídeo está fazendo sucesso no YouTube.
Mais um viral explode em hits no YouTube. As visitações ao filme "Guys backflip into jeans" foram tantas que ele está em destaque na página inicial do site. O vídeo mostra jovens executando manobras quase circenses para vestir jeans. Trata-se de uma peça criada para a Levi´s pela agência Cutwater, baseada em São Francisco (EUA).
As acrobacias foram filmadas em março, mas só foram ao ar na segunda-feira, 05. Até a sexta-feira, 9, o número de views superava 1,4 milhão. A chefe de relações públicas da Levi Strauss, Erica Archambault, declarou ao site da revista Wired que a empresa não desejou que a marca ficasse claramente exposta, preferindo que as pessoas descobrissem por si que o filme mostra a nova linha de jeans sem ziper da grife.
Os jovens do filmes pertencem a uma trupê performática que tem habilidades em "break-dancing". A Levi´s assegura que não foram utilizados truques especiais durante as filmagens.
A Wired observa que o vídeo lembra "Guy catching sunglasses on his face", com pessoas colocando óculos escuros em situações inusitadas e até radicais - e sem as mãos. O filme foi postado anonimamente e depois se revelou um viral feito para a marca Ray-Ban. Quem criou? A Cutwater em parceria com Feed Company.
Confira abaixo o viral da Levi´s.
http://www.youtube.com/watch?v=pShf2VuAu_Q
09/05/2008

06 maio 2008

CONSTRUÇÃO CIVIL - Setor imobiliário nacional atrai mais estrangeiros

Fonte: O Estado de São Paulo

Na semana passada, o bilionário investidor do setor imobiliário Sam Zell disse que o Brasil seria sua escolha, caso tivesse de fazer uma única aposta nos próximos anos. “Eu compraria Brasil”, respondeu de forma categórica, ao ser questionado sobre onde os investidores deveriam mirar em caso de terem uma única chance no mercado de imóveis. O americano comprou em 2005 14% das ações da construtora Gafisa, uma das maiores do Brasil - e deve continuar investindo alto por aqui.

Seguindo os passos de Zell, investidores estrangeiros têm dirigido um novo olhar para a construção civil brasileira. Americanos, europeus e árabes começam a ver prédios comerciais e residenciais, habitações populares e shopping centers nos grandes centros do País como um bom destino para seu dinheiro. Antes, apenas os empreendimentos turísticos no Nordeste - voltados principalmente para segunda moradia de europeus - mantinham tal status.

Dados da consultoria Cushman & Wakefield mostram que, em 2007, o Brasil foi o 11º país que mais recebeu investimentos estrangeiros no setor imobiliário, com cerca de US$ 14 bilhões. O volume é 143% maior que o recebido no ano anterior. Entre os emergentes, apenas a China teve desempenho melhor: recebeu US$ 15 bilhões. Boa parte desse crescimento se deve à entrada de novos segmentos no radar dos grupos internacionais.
05/05/2008

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