01 novembro 2013

COMPORTAMENTO: Yuppies infelizes

Porque os Yuppies da Geração Y se sentem infelizes?

Diga oi para Lucy:

Lucy faz parte da Geração Y, a geração nascida entre os anos 70 e meados de 1990. Ela também é parte de uma cultura de jovens profissionais urbanos, que em inglês são denominados de “yuppies”. Os yuppies compõe a grande maioria da Geração Y.

Eu tenho um termo particular para definir os yuppies da Geração Y – Eu os chamo de “Yuppies Especiais Protagonistas da Geração Y” (em inglês: Gen Y Protagonists & Special Yuppies, ou GYPSYs). Um GYPSY é uma espécie única de yuppie, é alguém que pensa que é o personagem principal de uma história muito especial.

Assim, Lucy está desfrutando de sua vida GYPSY, e ela está muito contente por ser a Lucy. O único problema é:

Lucy se sente meio infeliz.

Para entender profundamente porquê, precisamos antes definir o que faz alguém feliz ou infeliz. Tudo se resume a uma fórmula simples:


Felicidade= Realidade - Expectativas

É muito simples - quando a realidade da vida de alguém é melhor do que essa pessoa esperava, ela fica feliz. Quando a realidade acaba por ser pior do que as expectativas, essa pessoa se sente infeliz.

Para contextualizar melhor essa história, vamos trazer os pais da Lucy para essa discussão:


Os pais da Lucy nasceram nos anos 50 - eles são os Baby Boomers. Eles foram criados pelos avós de Lucy, que são membros da GI Geração, ou “a Grande Geração”, que cresceu durante a Grande Depressão e combateu na Segunda Guerra Mundial, os quais definitivamente não são GYPSYs.


* Maricas.

Os avós da Era da Depressão de Lucy eram obcecados por segurança econômica e criaram os pais de Lucy de forma que estes construissem carreiras práticas e seguras. Eles queriam que as carreiras dos pais da Lucy tivessem “gramas mais verdes” que a da carreira deles, por isso os pais de Lucy cresceram com o objetivo de vislumbrar uma carreira próspera e estável. Algo parecido com isto: 

Eles foram ensinados que não havia nada impedindo-os de chegar a essa carreira com gramado verdejante, mas sabiam que eles precisariam dedicar anos de trabalho intenso para que isso acontecesse.


Após passarem por sua fase hippie, os pais da Lucy embarcaram em suas carreiras. À medida que os anos 70, 80 e 90 rolaram, o mundo entrou em uma época de prosperidade econômica sem precedentes. Os pais de Lucy conquistaram muito mais do que eles esperavam. Isso fez com que eles se sentissem gratificados e otimistas.


Com uma experiência de vida um pouco mais suave e mais positiva do que a de seus pais, os pais de Lucy injetaram na Lucy um senso de otimismo e possibilidades ilimitadas. E eles não estavam sozinhos. Baby Boomers em todo o país e no mundo disseram para seus filhos da Geração Y que eles poderiam ser o que eles quisessem, introduzindo a identidade de protagonista especial no fundo da psique de seus filhos.

Isso deixou os GYPSYs se sentindo tremendamente esperançosos sobre suas carreiras, de tal forma que o objetivo de um gramado verde de prosperidade  e segurança que seus pais conquistaram não é realmente suficiente para eles. Um gramado GYPSY é digno de flores.


Isso nos leva ao nosso primeiro fato sobre os Gypsys:

GYPSYs são extremamente ambiciosos


* Acho que poderia ser presidente, mas será que política é a verdadeira vocação do meu coração? Não… não, isso seria me acomodar.

O GYPSY quer muito mais de sua carreira do que um belo gramado verde de prosperidade e segurança. O fato é que, um gramado verde não é absolutamente excepcional ou único o suficiente para um GYPSY. Se os Baby Boomers quiseram viver o sonho americano, os GYPSYs querem viver seu próprio sonho pessoal.

Cal Newport aponta que “siga sua paixão” é uma frase que só começou a ficar popular nos últimos 20 anos, segundo o Google Ngram View, uma ferramenta que mostra o quanto uma determinada frase se destacou em publicações em inglês durante um período de tempo. A mesma ferramenta, Google Ngram View, mostra que a frase “carreira segura” (secure career) saiu de moda, e que a frase “carreira com propósito”  (fulfilling career) se tornou frequente.



Mas que fique claro, os GYPSYs também desejam ter prosperidade financeira, assim como seus pais - só que eles também querem ser preenchidos por sua carreira de uma maneira que seus pais não faziam tanta questão.

Mas alguma coisa a mais também aconteceu. Enquanto os objetivos de carreira da Geração Y como um todo se tornaram muito mais específicos e ambiciosos, Lucy recebeu uma segunda mensagem ao longo de sua infância, que era:


*Você é especial



Essa é provavelmente uma boa hora para trazer o segundo fato a respeito dos GYPSYs:

GYPSYs deliram

Lucy foi ensinada que “todo mundo vai obter uma carreira gratificante”, mas ela se considera excepcionalmente maravilhosa e, como tal, acredita que sua carreira e trajetória de vida vai se destacar no meio da multidão.” Dessa forma, além de ter a meta ousada de uma carreira com um gramado florido, cada indivíduo da geração Y pensa que ele ou ela está destinado para ter algo ainda melhor - um unicórnio brilhante em cima do gramado florido.


Então, por que isso é ilusório? Porque isso é o que todos os GYPSYs pensam! O que desafia a definição de especial:

Es-pe-ci-al |Def. adjetivo:

melhor, maior, ou de algum modo diferente do que é comum.

De acordo com esta definição, a maioria das pessoas não são especiais – a não ser que a palavra “especial” não queira dizer nada.

Os GYPSYs que lêem este artigo devem estar pensando: “Bom ponto … mas eu realmente sou um dos poucos especiais” - e este é o problema.

A segunda ilusão do GYPSY aparece assim que o GYPSY entra no mercado de trabalho. Enquanto a expectativa dos pais de Lucy era de que muitos anos de trabalho duro seriam necessários para que fossem levados a uma grande carreira, Lucy considera uma grande carreira algo óbvio para alguém tão excepcional como ela, e que é só uma questão de tempo para escolher qual caminho certo percorrer.


 Suas expectativas de carreira são mais ou menos assim:



Infelizmente, um fato engraçado sobre o mundo é que ele não é um lugar tão fácil assim, e tem algo estranho sobre carreiras: elas são realmente muito difíceis de serem conquistadas.

Grandes carreiras levam anos de sangue, suor e lágrimas para construir - mesmo aquelas que não tem flores ou unicórnios sobre elas - e até mesmo as pessoas mais bem sucedidas raramente fizeram algo tão grandioso quando tinham 20 e poucos anos.

Mas GYPSYs não querem aceitar isso.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire e especialista em GYPSYs, descobriu em suas pesquisas que a Geração Y tem “expectativas irreais e uma forte resistência para aceitar feedback negativo”, e “tem uma visão inflada de si mesmos.” Ele diz que “não ter expectativas satisfeitas são uma grande fonte de frustração para as pessoas com esse forte senso de merecimento. Elas muitas vezes se sentem como detendoras do direito a recompensas que não estão em conformidade com a sua real capacidade e níveis de esforço, e por causa disso eles podem não conseguir obter o nível de respeito e recompensas que estão esperando. “

Para aqueles que estão contratando membros da Geração Y , Harvey sugere que o entrevistador faça a seguinte pergunta “Você se sente superior que a maioria dos seus colegas de trabalho / colegas / etc., em caso afirmativo, por quê?” Ele diz que “se o candidato responde sim à primeira parte, mas tem dificuldade com o” por que “, pode ter algum problema em relação a esse senso de merecimento.

Isso ocorre porque a percepção dos GYPSYs são muitas vezes baseadas em um senso de superioridade e merecimento infundadas. Eles foram levados a acreditar, talvez por causa de excesso de exercícios para construção de sua auto-estima durante sua juventude, que eles são de alguma forma especiais, mas muitas vezes não têm qualquer justificativa real para essa crença. “

E o cerne do mundo real ainda considera essencial o fator mérito, por isso depois de alguns anos fora da faculdade Lucy encontra-se aqui:


A ambição extrema de Lucy, e também sua arrogância – que vem junto quando alguém é um pouco iludido sobre sua própria auto-estima-  a deixou com grandes expectativas para os primeiros anos depois de formada.  Sua realidade não chega nem perto do que eram suas expectativas, fazendo com que sua equação de “Realidade -  Expectativas” a deixe com um resultado negativo de Felicidade.

E tem mais ainda para piorar. Além disso tudo, GYPSYs tem um problema adicional que se aplica a toda a sua geração:

GYPSYs são Hostilizados

Claro, algumas pessoas do colégio dos pais da Lucy ou das aulas da faculdade deles acabaram sendo mais bem sucedidos do que eles. Enquanto eles podem ter ouvido falar sobre algumas dessas pessoas ao longo do tempo, eles realmente não sabiam o que estava acontecendo nas carreiras de tantas pessoas.

Lucy, por outro lado, encontra-se sendo constantemente hostilizada por um fenômeno moderno: a construção de imagem no Facebook.

A mídia social cria um mundo para Lucy, no qual:

A) tudo o que todo mundo está fazendo é divulgado amplamente 
B) a maioria das pessoas apresentam uma versão exagerada de sua própria existência
C) as pessoas que mais falam sobre suas carreiras são geralmente aquelas cujas carreiras (ou relações) estão indo melhor, enquanto  pessoas que estão verdadeiramente lutando para construir algo, tendem a não divulgar essa situação. 

Isso faz com que Lucy sinta, de forma errônea, como se todo o mundo estivesse indo super bem, o que aumenta ainda mais sua frustração :


É por isso que Lucy se sente infeliz, ou pelo menos, esteja se sentindo um pouco frustrada e inadequada. Na verdade, ela provavelmente começou sua carreira muito bem, mas para ela, isso tudo é muito decepcionante.

Aqui vai meu conselho para Lucy:

1) Continue sendo ambiciosa. O mundo atual está borbulhando de oportunidades para uma pessoa ambiciosa encontrar o sucesso com significado, ou seja, seu grande gramado florido.  Você pode não ter a clareza exata de para onde ir, mas isso vai se resolver quando você decidir se dedicar de corpo e alma a alguma coisa.

2) Pare de pensar que você é especial. O fato é que, agora, você não é especial. Você é mais uma jovem completamente inexperiente que não consegue oferecer tudo ainda. Você pode se tornar especial, trabalhando duro por um longo tempo.

3) Ignore todos os outros. Olhar para a grama do vizinho e achar que ela está mais verde não é um conceito novo. Mas no mundo de hoje, com o Facebook, a sensação é que a grama do vizinho é um verdadeiro campo glorioso da melhor e mais verde grama de todas. A verdade é que todo mundo é tão indeciso, inseguro e frustrado como você, e se você simplesmente continuar fazendo o que te cabe fazer, você nunca terá qualquer razão para invejar os outros.


Fonte: 99 Jobs

29 outubro 2013

MARCA: Um mundo em movimento


Para todos que possuem empresas ou que trabalham na área de design e comunicação, vale a pena assistir esse pequeno vídeo que faz um apanhado geral de como as marcas e o universo que as envolve funcionam, criado pela Ideia Comunicação Empresarial.

10 outubro 2013

COMUNICAÇÃO: Ação de lançamento aterrorizante


Com atualmente cerca de 25 milhões de views, a ação de divulgação do remake do filme "Carrie, a Estranha" feita pela Sony está em alta nas mídias sociais. O vídeo da ação monta uma cena onde uma garota de cabelos cacheados é surpreendida por um homem desastrado, que acidentalmente derruba café em seus pertences. Até aí tudo bem, acidentes acontecem.. porém a reação da menina faz com que os clientes do estabelecimento fiquem aterrorizados: a garota ergue o homem contra a parede através de um poder telecinético, ou seja, apenas com a força de seu pensamento, afastando mesas e derrubando livros e quadros com seus gritos. O filme nos EUA estreia próximo do Halloween, mas aqui no Brasil só chega no dia 15 de Novembro.










Fonte: Hypeness




08 outubro 2013

IDENTIDADE VISUAL: Sessão da Tarde e sua nova Identidade

Algumas marcas são tão clássicas que achamos que elas nunca irão mudar. Mas mudanças acontecem, e muitas vezes para melhor. Essa semana várias pessoas se depararam, sem avisos prévios, com a nova identidade visual da Sessão da Tarde, programação de filmes que a Rede Globo exibe todas as tardes.
Não se tem informação sobre quem criou a nova identidade e seu logotipo, porém desde 1988 não acontecia uma mudança tão drástica no logotipo da Sessão da Tarde (veja aqui a cronologia completa de vinhetas do programa). Também não se sabe se o logotipo apresentado está realmente finalizado, uma vez que ainda não existem outras aplicações (volta dos comerciais, por exemplo) nem um comunicado oficial sobre a mudança. 

Antes


Depois



04 outubro 2013

INTERNET: Saiba como as grandes marcas utilizam o Instagram

Queridinho dos usuários de smartphones, o Instagram também tem sido utilizado por algumas das principais marcas do mundo. Das 500 maiores empresas eleitas pelo ranking da Fortune, 123 possuem conta na rede social.Marcas como Nike , Starbucks, Ralph Lauren, Whole Foods e outras estão explorando as ferramentas do Instagram para atingir em cheio os consumidores. E para mostrar como estas companhias utilizam a plataforma, a TrackMaven, empresa especializa em análise de mercado, lançou um estudo mapeando o comportamento destas marcas na rede social. Segundo a análise, ter uma conta Instagram é uma coisa, mas saber usá-la é outra. Confira abaixo detalhes do estudo.

Marcas com contas no Instagram X sua atividade no aplicativo



Foto x Vídeo

Segundo a análise da TrackMaven, o serviço de vídeo do Instagram é algo novo, que ainda tende a crescer. Portanto, as fotos ainda são a primeira opção das grandes marcas.


Quando postar no Instagram?

O estudo sugere que as empresas que utilizam Instagram como uma forma de marketing devem ir além do tradicional. Isto significa que a postagem de conteúdo não deve ser feita apenas durante o horário comercial, mas durante a noite e nos finais de semana também. O gráfico a seguir mostra apenas uma ligeira variação na interação dos usuários em fotos durante a semana.


No entanto, o conteúdo de vídeo, especificamente, atinge um melhor desempenho durante as horas de folga, sugerindo que os usuários são mais propensos a se envolver com os vídeos quando não estão no trabalho.

Quanto mais filtro melhor?

Curiosamente, a foto intocada, ou as hashtags “#nofilter”, são as mais utilizadas pelas grandes marcas. Entretanto, algumas imagens com filtro fazem muito sucesso.


Hashtags são fundamentais

Dentre as características do Instagram, as hashtags são ideais para as marcas. De acordo com o estudo, o número de hashtags demostra o sucesso do conteúdo. 


Três passos para o sucesso

Sabel Harris, líder de marketing do TrackMaven, deu três dicas para as marcas que querem se dar bem no Instagram, e alcançarem bons resultados assim como as grandes empresas presentes na rede social.

1 . Vídeos são eficazes

Embora lançado apenas há alguns meses, os vídeos são um pouco menos eficazes do que as imagens, em termos de interações. Em média, um vídeo no Instagram pode chegar até a 24 interações - somando comentários e likes.

Os vídeos podem fornecer várias vantagens. A marca pode se destacar utilizando vídeos criativos, porque outras marcas ainda não estão atentas a isso. Em segundo lugar, as funcionalidades e o tempo curto (15 segundos) que os vídeos do Instagram proporcionam podem otimizar o conteúdo e captar mais seguidores.

2 . Mais hashtags

Os dados mostram o porquê uma marca deve se atentar as hashtags. Segundo o estudo, se a empresa utilizar de 4 a 11 hashtags por dia, ela poderá aumentar até 77 interações por post.

3. Instagram nunca dorme
Apesar dos sites de mídia adotarem uma estratégia de tempo de postagem, os usuários do Instagram interagem na plataforma a todo momento. Esse comportamento deve estar no radar das marcas sempre. Portanto, os posts devem ser feitos em qualquer horário, independente de feriados, finais de semana, ou madrugadas. As marcas que fizerem isso sairão na frente. 
Confira algumas das 123 marcas do ranking da Fortune que estão no Instagram: Nike, Starbucks, Foot Locker, Apple, Walt Disney, Gap, Whole Foods e AT &T.

Fonte: Proxxima

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br