08 maio 2013

COMUNICAÇÃO: Mensagem oculta apenas para crianças


Mais uma daquelas ideias simples e geniais: a Grey Espanha criou a campanha Solo Para Niños para a Fundación Anar, para conscientizar sobre o abuso infantil. O briefing era passar uma mensagem para as crianças, mesmo que elas estivessem junto dos abusadores. Eles criaram então um cartaz no qual adultos e crianças enxergavam coisas diferentes através da utilização de uma imagem lenticular – aquela que vai ficando diferente de acordo com o ângulo de visão.
Levando em conta que a média de altura entre adultos no país é de 1,75m e que das crianças de até 10 anos é 1,35, eles criaram um cartaz que possibilitava ângulos de visão distintos. Os adultos enxergavam uma mensagem de conscientização, enquanto as crianças enxergavam uma mensagem oferecendo ajuda, com um número para qual elas poderiam ligar para buscar amparo. A informação chegava até elas de maneira sutil, mesmo se o seu abusador estivesse ao lado. Grande sacada.







































































































Fonte: Hypeness

30 abril 2013

COMUNICAÇÃO: Coca-Cola Azul?







Calma, é só uma ação de promoção de vendas que brinca com as cores do Brasil!
Principalmente quem já colecionou latinhas sabe: lata promocional existe há muitos anos. Mas nos últimos tempos, brincar com a cara/cores das latinhas está virando uma eficiente ferramenta de marketing e principalmente buzz.
Mudar a lata gera postagem com foto nas redes sociais e abre novas conversas o tempo todo. Ações como os nomes nas latas de Coca-Cola Zero (que rendeu até vídeo espontâneo do Porta dos Fundos), a lata azul do Guaraná Antarctica pra comemorar 10 milhões de fãs, a lata da Patrícia Bonaldi para Guaraná Zero, entre outras, mostram um pouco deste comportamento atual.

Fonte: Brainstorm9

26 abril 2013

COMPORTAMENTO: 6 curiosidades científicas sobre a amizade


    A semana está acabando e você, provavelmente, vai se encontrar com alguns bons amigos para aproveitar os dias de folga. Mas quer uma dica para decidir para quem ligar? Bom, parceiro que é parceiro boceja junto com você. E detesta seus inimigos. Entendeu? Não? Então confira a lista de curiosidades científicas sobre a amizade que segue abaixo.

FALAR MAL É O MELHOR NEGÓCIO
Se você estiver sem amigos, aí vai a primeira dica: falar mal dos outros é a melhor maneira de fazer amizade. Parece pobre, né? Mas é real. Pesquisadores americanos pediram a algumas pessoas para contar como nasceram as amizades mais fortes e como agiam, quando estavam juntos, em relação às outras pessoas (a tendência mais forte era falar mal do pessoal ao redor). Em um teste final, perceberam ainda que as chances de você gostar de alguém aumentam quando os dois lados fazem os mesmos comentários sobre a vida alheia.

UM POR TODOS E TODOS POR UM
É que não adianta: inimigo do seu amigo só pode ser seu inimigo. Pessoas que dividem a mesma opinião negativa sobre alguém se sentem muito mais próximas. Segundo outra pesquisa americana, isso acontece porque dividir uma mesma opinião ruim acaba com aquele climão do primeiro encontro, quando, geralmente, as pessoas escondem seus defeitos. Falar mal sobre a mesma pessoa gera uma espécie de “subjetividade familiar”.

PROXIMIDADE MÍNIMA
Não adianta, se você não quiser deixar uma amizade morrer precisa manter contato. E isso não exige tanto assim de você. Segundo pesquisa da Universidade de Notre Dame e da Pontífica Unniversidade Católica do Chile, se você quiser manter um amigo bem próximo, terá de ligar a ele pelo menos uma vez a cada 15 dias. E nunca, nunca deixe de retornar as ligações.

EMPATIA
Se cumprir esse trato implícito, vocês podem ser bons amigos. E compartilhar sentimentos – e bocejos! Sim, bocejo é uma demonstração de empatia. Durante um ano, pesquisadores da Itália saíram pelas ruas para observar e conversar com pessoas. E perceberam que entre amigos e parentes o bocejo é contagiante. Segundo a pesquisa, quando não há amizade, a pessoa até vê o bocejo da outra, mas não se deixa levar.

UM MILHÃO DE AMIGOS
Não, nem você, nem o Roberto Carlos vão ter um milhão de amigos. Existe um número máximo, postulado pelo antropólogo Robin Dunbar. Segundo pesquisa do antropólogo, nosso cérebro não dá conta de memorizar e manter laços com mais de 150 pessoas.

AMIGO NÃO TEM PREÇO
Tudo bem se você não chegar nem perto dos 150 amigos. Só o fato de ter algum amigo já vale a pena. Muito a pena: quase 240 mil reais por ano. Segundo uma pesquisa da Universidade de Londres, esse é o preço pelo bem-estar que seus amigos trazem. É ou não um bom motivo para marcar um happy hour nesse fim de tarde?

25 abril 2013

FOTOGRAFIA: O que resulta da união de uma furadeira com tinta?


Grande exemplo do que um olhar atento para coisas simples mas interessantes pode resultar, a série "Black Hole" (Buraco Negro) do fotógrafo Fabian Oefner está incrível. Conhecido por utilizar tintas e cores vibrantes em seus projetos, Fabian conectou uma haste metálica a uma furadeira elétrica, a qual foi coberta com várias cores de tinta. Ao ativar a broca, a tinta era arremessada violentamente e então fotografias eram capturadas. Para capturar o exato momento em que a tinta era arremessada, o fotógrafo conectou um sensor na broca que enviava impulsos para os flashes.

Confira abaixo as fotos e o vídeo do processo:


















Fonte: Hypeness

24 abril 2013

COMUNICAÇÃO: Skol reinventa seu posicionamento.

 A Skol continua praticando releituras de seu posicionamento "Desce Redondo", que completou 16 anos de existência. A nova versão divulgada na nova campanha é "A vida manda quadrado, você devolve redondo".
 O comercial que apresenta a releitura traz uma linguagem diferente do segmento. Menos expositiva, mais inteligente e divertida, relembrando os tempos que levaram a Skol à liderança do mercado. Acostumado com piadinhas sexistas e humor rasteiro, o público da cerveja deve estranhar. E isso é bom.



Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, com produção da Stink.

Fonte: Brainstorm9

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br