05 dezembro 2008

LIDERANÇA - A cultura de "apagar incêndios"

Fonte: News Amanhã

Pesquisa mostra que apenas 16% do tempo dos gestores é utilizado com atividades de liderança.
Aproximadamente 60% do tempo de trabalho dos supervisores de empresas brasileiras é gasto para resolver problemas ou para realizar tarefas administrativas. Atividades como treinamento e capacitação ocupam menos de 1% da jornada de trabalho. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada pela consultoria Proudfoot no primeiro semestre deste ano, envolvendo mais de 100 equipes de supervisores e gerentes em todo o Brasil.

O estudo mostrou ainda que apenas 16% do tempo dos gestores é utilizado em atividades de liderança. "Esse percentual deveria ser pelo menos o dobro", analisa João Currito, presidente da Proudfoot do Brasil. "Aos gerentes não cabe resolver os problemas, mas garantir que as equipes possam resolvê-los por conta própria." Ele atribui o desequilíbrio à falta de um sistema eficaz de resolução de problemas - que incluiria, entre outras coisas, maior planejamento e acompanhamento detalhado do trabalho dos supervisores por parte da diretoria.

Mais tempo empregado em treinamento também é parte da solução para o problema. Segundo a mesma pesquisa, o ideal seria aumentar esse período de 1% para 20%. "O grande desafio das organizações é colocar a busca da eficiência como prioridade", diz Currito. "As empresas precisam desenvolver a consciência de que melhorar o desempenho interno é fundamental para sua própria permanência no mercado".
05/12/2008

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