06 dezembro 2012
BUSINESS - Goethe como guru de negócios
Simon Robinson é um consultor e palestrante sobre temas como teoria do caos e complexidade, inovação, criatividade e sustentabilidade. Atualmente vive em São Paulo e mantém atualizado seu blog, transitionconsciousness.wordpress.com , sobre os mesmos temas e demais reflexões.
Um de seus posts analisa como grandes pensadores, como Goethe, poderiam ser grandes "gurus dos negócios" hoje. Assim, Robinson conversou com Maria Auxiliadora, que dá aulas de negócios e execução estratégica, e utiliza pensadores como Goethe e Henri Bortoft em suas aulas.
Para Maria Auxiliadora o desafio está em conseguirmos nos adaptar ao contexto atual, que pede por inovação, colaboração e criatividade, tendo nós um passado de aprendizagem de processos e ferramentas "mecânicas". Ou seja, no passado, as pessoas eram consideradas meros recursos, peças de uma engrenagem, e esta visão mudou.
Com Bortoft, mostra o raciocínio dos modelos mentais, e da importância da consciência de que sim, temos filtros para perceber o mundo ao nosso redor, e esses filtros dificultam uma visão clara da realidade.
Com Goethe, sendo ele um poeta, era mais livre para perceber e analisar as coisas ao seu redor. Nesse momento, Maria Auxiliadora traz o conceito da mandala, de Jung, o qual propões que devemos, além de pensar sobre determinada situação, senti-la.
Em suma, o ensinamento desses pensadores, para os negócios, seria que devemos ser mais conscientes sobre a real e total situação ao nosso redor - e não só compreender uma parte.
Para ler a íntegra, clica aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
INEX | PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário