30 abril 2013

COMUNICAÇÃO: Coca-Cola Azul?







Calma, é só uma ação de promoção de vendas que brinca com as cores do Brasil!
Principalmente quem já colecionou latinhas sabe: lata promocional existe há muitos anos. Mas nos últimos tempos, brincar com a cara/cores das latinhas está virando uma eficiente ferramenta de marketing e principalmente buzz.
Mudar a lata gera postagem com foto nas redes sociais e abre novas conversas o tempo todo. Ações como os nomes nas latas de Coca-Cola Zero (que rendeu até vídeo espontâneo do Porta dos Fundos), a lata azul do Guaraná Antarctica pra comemorar 10 milhões de fãs, a lata da Patrícia Bonaldi para Guaraná Zero, entre outras, mostram um pouco deste comportamento atual.

Fonte: Brainstorm9

26 abril 2013

COMPORTAMENTO: 6 curiosidades científicas sobre a amizade


    A semana está acabando e você, provavelmente, vai se encontrar com alguns bons amigos para aproveitar os dias de folga. Mas quer uma dica para decidir para quem ligar? Bom, parceiro que é parceiro boceja junto com você. E detesta seus inimigos. Entendeu? Não? Então confira a lista de curiosidades científicas sobre a amizade que segue abaixo.

FALAR MAL É O MELHOR NEGÓCIO
Se você estiver sem amigos, aí vai a primeira dica: falar mal dos outros é a melhor maneira de fazer amizade. Parece pobre, né? Mas é real. Pesquisadores americanos pediram a algumas pessoas para contar como nasceram as amizades mais fortes e como agiam, quando estavam juntos, em relação às outras pessoas (a tendência mais forte era falar mal do pessoal ao redor). Em um teste final, perceberam ainda que as chances de você gostar de alguém aumentam quando os dois lados fazem os mesmos comentários sobre a vida alheia.

UM POR TODOS E TODOS POR UM
É que não adianta: inimigo do seu amigo só pode ser seu inimigo. Pessoas que dividem a mesma opinião negativa sobre alguém se sentem muito mais próximas. Segundo outra pesquisa americana, isso acontece porque dividir uma mesma opinião ruim acaba com aquele climão do primeiro encontro, quando, geralmente, as pessoas escondem seus defeitos. Falar mal sobre a mesma pessoa gera uma espécie de “subjetividade familiar”.

PROXIMIDADE MÍNIMA
Não adianta, se você não quiser deixar uma amizade morrer precisa manter contato. E isso não exige tanto assim de você. Segundo pesquisa da Universidade de Notre Dame e da Pontífica Unniversidade Católica do Chile, se você quiser manter um amigo bem próximo, terá de ligar a ele pelo menos uma vez a cada 15 dias. E nunca, nunca deixe de retornar as ligações.

EMPATIA
Se cumprir esse trato implícito, vocês podem ser bons amigos. E compartilhar sentimentos – e bocejos! Sim, bocejo é uma demonstração de empatia. Durante um ano, pesquisadores da Itália saíram pelas ruas para observar e conversar com pessoas. E perceberam que entre amigos e parentes o bocejo é contagiante. Segundo a pesquisa, quando não há amizade, a pessoa até vê o bocejo da outra, mas não se deixa levar.

UM MILHÃO DE AMIGOS
Não, nem você, nem o Roberto Carlos vão ter um milhão de amigos. Existe um número máximo, postulado pelo antropólogo Robin Dunbar. Segundo pesquisa do antropólogo, nosso cérebro não dá conta de memorizar e manter laços com mais de 150 pessoas.

AMIGO NÃO TEM PREÇO
Tudo bem se você não chegar nem perto dos 150 amigos. Só o fato de ter algum amigo já vale a pena. Muito a pena: quase 240 mil reais por ano. Segundo uma pesquisa da Universidade de Londres, esse é o preço pelo bem-estar que seus amigos trazem. É ou não um bom motivo para marcar um happy hour nesse fim de tarde?

25 abril 2013

FOTOGRAFIA: O que resulta da união de uma furadeira com tinta?


Grande exemplo do que um olhar atento para coisas simples mas interessantes pode resultar, a série "Black Hole" (Buraco Negro) do fotógrafo Fabian Oefner está incrível. Conhecido por utilizar tintas e cores vibrantes em seus projetos, Fabian conectou uma haste metálica a uma furadeira elétrica, a qual foi coberta com várias cores de tinta. Ao ativar a broca, a tinta era arremessada violentamente e então fotografias eram capturadas. Para capturar o exato momento em que a tinta era arremessada, o fotógrafo conectou um sensor na broca que enviava impulsos para os flashes.

Confira abaixo as fotos e o vídeo do processo:


















Fonte: Hypeness

24 abril 2013

COMUNICAÇÃO: Skol reinventa seu posicionamento.

 A Skol continua praticando releituras de seu posicionamento "Desce Redondo", que completou 16 anos de existência. A nova versão divulgada na nova campanha é "A vida manda quadrado, você devolve redondo".
 O comercial que apresenta a releitura traz uma linguagem diferente do segmento. Menos expositiva, mais inteligente e divertida, relembrando os tempos que levaram a Skol à liderança do mercado. Acostumado com piadinhas sexistas e humor rasteiro, o público da cerveja deve estranhar. E isso é bom.



Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, com produção da Stink.

Fonte: Brainstorm9

23 abril 2013

DESIGN: Bike Desmontável


Com o "boom" das bicicletas, nada mais justo do que a criação divertida e original  da bike Sandwichbike. Com design moderno, essa bicicleta permite que se monte e desmonte suas peças, podendo inclusive ser entregue em uma caixa na porta de sua casa.


















Fonte: Zupi

22 abril 2013

REFLEXÃO: Onde você dorme?


 “Where Children Sleep”, por James Mollison, é um livro fotográfico que retrata os lugares onde crianças dormem ao redor do mundo, sendo estes não necessariamente camas ou quartos.É o tipo de trabalho que nos deixa pensando se não andamos reclamando demais ou sem verdadeiro motivo.

Lembra daqueles dias cansativos, em que você só pensa em chegar em casa e esticar na cama? Lembra do quão importante é pra manter sua energia e saúde? Então precisa conhecer a história desses meninos e perceber que, afinal, o lugar onde eles dormem pode dizer muito sobre suas vidas. As histórias mostram a diferença das condições de vida das crianças nos diferentes lugares do mundo. 


































Ahkõhxet tem 8 anos e é membro da Kraho Tribe, que vive na bacia do rio Amazonas, Brasil. Existem apenas 1900 membros na tribo, que sobrevivem com comida cultivada num solo pouco fértil, usando ferramentas básicas. A pintura vermelha no seu peito é um dos vários rituais da tribo.

Alex tem 9 anos e vive no Rio de Janeiro. Passa os dias pedindo esmola, roubando idosos ou pessoas esperando nos semáforos. Cheira cola e dorme ocasionalmente nesse sofá ou noutros que vá encontrando.

Milhares de meninos foram recrutados pra combater na violenta guerra civil da Libéria. Este, cuja identidade não é revelada pra sua própria segurança, foi um deles. Vive refugiado na Costa do Marfim, numa escola pra “ex-crianças-soldado”. Tem 9 anos.

Jasmine prefere ser chamada de “Jazzy”. Vive numa mansão com seus pais e 3 irmãos e seu quarto está cheio de coroas e outros objetos que ganhou em “concursos pra crianças”. Com apenas 4 anos, já participou em milhares dessas competições, que podem custar também milhares de dólares aos pais. Jazzy gosta de ser tratada como uma princesa e ter seu cabelo e unhas arrumados, boas roupas e maquiagem impecável. Vive no Kentucky, EUA.


Numa vila no Senegal, Lamine, 12 anos, partilha um quarto com muitos outros meninos de sua escola, onde as meninas não são admitidas. As camas são bastante desconfortáveis, algumas apoiadas em tijolos

Veja mais aqui.
Fonte: Hypeness

19 abril 2013

CRIATIVIDADE: O quanto a tecnologia afeta a sua criatividade?



Psicólogos de duas universidades norte-americanas concluíram que passar quatro dias imerso na natureza e sem contato com equipamentos eletrônicos aumenta a capacidade criativa e de resolução de problemas em 50%.

"Isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados", disse um dos autores do estudo, David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah. 

Para o investigador, estes resultados provam que "enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza". 

O estudo de Strayer e dos cientistas Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas é publicado na revista científica PLOS ONE, da Public Library of Science, e resulta de uma experiência realizada com 56 pessoas, 30 homens e 26 mulheres, com uma média de 28 anos. 

Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington, nos quais não era permitida a utilização de aparelhos eletrônicos. 

Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã  do quarto dia de passeio. Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza tiveram uma média de 6,08 perguntas certas, enquanto os outros  tiveram apenas 4,14. 

"Demonstramos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%", concluíram os investigadores, sem esclarecer se o efeito se deve à natureza, à ausência de tecnologia ou à combinação de ambos os fatores. 

Os investigadores recordaram estudos anteriores segundo os quais as crianças passam hoje apenas 15 a 25 minutes por dia em atividades de exterior e desportivas, que as atividades recreativas na natureza têm estado em declínio há 30 anos e que, em média, as crianças dos oito aos 18 anos passam mais de 7,5 horas por dia a usar o computador, a televisão ou o celular. 

"Há séculos que os escritores falam da importância de interagir com a natureza (...), mas não sabíamos bem, cientificamente, quais os benefícios", disse Strayer. 

17 abril 2013

REFLEXÃO: Os sonhos de Luka

O fotógrafo eslovaco Matej Pelyjhan realizou um ensaio nomeado "O Pequeno Príncipe" com um garoto de doze anos. O menino, chamado Luka, sofre de distrofia muscular, doença que enfraquece os músculos ao longo do tempo, fazendo com que ocorra a perda gradual da capacidade de praticar atividades rotineiras, como caminhar. Com um pano no chão, objetos do cotidiano e truques de fotografia, Peljhan ajudou Luka a transformar seus sonhos (e desenhos a partir de um notebook) em realidade.

































Fonte: Zupi

16 abril 2013

REFLEXÃO: Você é mais bonita do que pensa.


    É fato, as mulheres são muito críticas com relação a elas mesmas, principalmente com relação à sua beleza. Não adianta os elogios, dizer que estão lindas, magras e esbeltas, há sempre algo a ser melhorado e algum quilo a ser perdido. Estatísticas  apontam que apenas 4% das mulhares se acham bonitas, isso se deve, e muito, ao que é veiculado nos veículos de comunicação, e no inconsciente coletivo enraizado das mulheres perfeitas das novelas, filmes e revistas.

    A Dove então resolveu provar o contrário: Você é mais bonita do que você pensa. Para isso, contratou o artista forense Gil Zamora, treinado pelo FBI em fazer retratos-falados, para desenhar o rosto de mulheres que ficavam atrás de uma cortina e descreviam a si mesmas para ele. Antes disso, elas haviam passado alguns minutos com desconhecidos, e que, saberiam mais pra frente, também as descreveriam para Gil desenhá-las.

    O resultado da campanha assinada pela Ogilvy & Mather é impactante, e prova que realmente elas precisam reconhecer sua beleza, pois isso afeta sua vida em todos os âmbitos, seja pessoal ou profissional. E fica aqui o aprendizado de (ao menos tentar) ser menos críticas consigo mesmas, e de que SIM, vocês são mais bonitas do que pensam.

Vejam o vídeo e as fotos da experiência:








+
Fonte: Hypeness

12 abril 2013

DESIGN: Hermès e seu incrível processo de produção de lenços


A Hermès é famosa por valorizar o trabalho de artesãos ao invés de produzir tudo em fábricas na China. É uma das últimas grandes marcas de moda que cultivam tradição em seu processo de produção.

A produção incrível de seus lenços ocorre através de silk-screen, processo que é bastante lento e exige muita precisão, sendo utilizado em média de 10 a 20 telas por estampa. Existem máquinas modernas que fazem todo esse processo automaticamente, mas a Hermès prefere manter um artesão controlando todo o processo.

Uma curiosidade: Cada lenço é feito com mais de 300 casulos do bicho-da-seda e essa seda de ótima qualidade vem do Brasil.

Assista o vídeo e confira as lindas fotos abaixo:





































Fonte: DesignNerd

11 abril 2013

INOVAÇÃO: Reinvent Payphones Design Challenge


    O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, junto ao seus especialists de tecnologia e urbanismo, desafiou inovadores a levantarem ideias de como melhorar o uso dos 11 mil telefones públicos espalhados pela cidade. Apesar do declínio destes telefones por causa dos celulares, ainda há grande uso quando falamos em emergências, como por exemplo durante o Furacão Sandy. 
    Com foco nos planejadores urbanos, tecnólogos, arquitetos e designers, o Reinvent Payphones Design Challenge tinha como objetivo levantar dados e financiar ideias inspiradas em conceitos de cidade inteligente e design thinking, para modernizar a infraestrutura de Nova York antes dos contratos destes telefones expirarem em 2014.
    Divulgados dia 15 de Março, conheça dois dos projetos vencedores: NYFi (voto do público através da Fan Page da Cidade de Nova York) e NYC I/O: The Responsive City (melhor impacto na comunidade). A lista completa de vencedores por categoria pode ser vista aqui.


NYFI




NYC I/O: The Responsive City



Fonte: Brainstorm9

10 abril 2013

CRIATIVIDADE - Mesa de cristais coloridos deixa o ambiente divertido


Sparkle Palace Cocktail Table é uma mesa de vidro feita sob uma pirâmide invertida de cristais coloridos, que vai aproveitar a luz natural para transformar suas paredes em arco-íris, criada por John Foster.

Essa magnífica peça utiliza a luz solar para decoração, jogando com a cor dos cristais de vidro que a compõem. 






Fonte: Hypeness

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br