22 abril 2013

REFLEXÃO: Onde você dorme?


 “Where Children Sleep”, por James Mollison, é um livro fotográfico que retrata os lugares onde crianças dormem ao redor do mundo, sendo estes não necessariamente camas ou quartos.É o tipo de trabalho que nos deixa pensando se não andamos reclamando demais ou sem verdadeiro motivo.

Lembra daqueles dias cansativos, em que você só pensa em chegar em casa e esticar na cama? Lembra do quão importante é pra manter sua energia e saúde? Então precisa conhecer a história desses meninos e perceber que, afinal, o lugar onde eles dormem pode dizer muito sobre suas vidas. As histórias mostram a diferença das condições de vida das crianças nos diferentes lugares do mundo. 


































Ahkõhxet tem 8 anos e é membro da Kraho Tribe, que vive na bacia do rio Amazonas, Brasil. Existem apenas 1900 membros na tribo, que sobrevivem com comida cultivada num solo pouco fértil, usando ferramentas básicas. A pintura vermelha no seu peito é um dos vários rituais da tribo.

Alex tem 9 anos e vive no Rio de Janeiro. Passa os dias pedindo esmola, roubando idosos ou pessoas esperando nos semáforos. Cheira cola e dorme ocasionalmente nesse sofá ou noutros que vá encontrando.

Milhares de meninos foram recrutados pra combater na violenta guerra civil da Libéria. Este, cuja identidade não é revelada pra sua própria segurança, foi um deles. Vive refugiado na Costa do Marfim, numa escola pra “ex-crianças-soldado”. Tem 9 anos.

Jasmine prefere ser chamada de “Jazzy”. Vive numa mansão com seus pais e 3 irmãos e seu quarto está cheio de coroas e outros objetos que ganhou em “concursos pra crianças”. Com apenas 4 anos, já participou em milhares dessas competições, que podem custar também milhares de dólares aos pais. Jazzy gosta de ser tratada como uma princesa e ter seu cabelo e unhas arrumados, boas roupas e maquiagem impecável. Vive no Kentucky, EUA.


Numa vila no Senegal, Lamine, 12 anos, partilha um quarto com muitos outros meninos de sua escola, onde as meninas não são admitidas. As camas são bastante desconfortáveis, algumas apoiadas em tijolos

Veja mais aqui.
Fonte: Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br