Boyan Slat, holandês de 19 anos e estudante de engenharia, combinou criatividade, ambientalismo e tecnologia para desenvolver um dispositivo chamado Ocean Cleanup Array, capaz de solucionar um problema global de sustentabilidade: os fluxos de plásticos nos oceanos, que já acumulam mais de 7 milhões de toneladas do material. Um dos principais obstáculos é a ausência de fotos dos principais locais poluídos, dificultando a escolha de onde operar, uma vez que os elementos plásticos estão espalhados por milhões de quilômetros quadrados.
A máquina funcionaria como um filtro, recolhendo todo o material flutuante e armazenando em recipientes até ser recolhido para reciclagem em terra. A vida marinha continuaria segura e em cerca de 5 anos o processo de limpeza seria concluído.
Apesar de ser ainda um protótipo, Boyan criou a The Ocean Cleanup Fundation, uma organização sem fins lucrativos que é responsável pelo desenvolvimento de suas tecnologias. Segundo seu site, a invenção ajudaria a salvar centenas de milhares de animais aquáticos e a diminuir os poluentes que se integram a cadeia alimentar.
Conheça mais sobre o projeto em seu vídeo no TEDxDelft 2012.
Fonte: Hypeness
Nenhum comentário:
Postar um comentário