Algumas são essenciais, outras completamente supérfluas.
Algumas são extremamente produtivas, outras um completo desperdício de tempo.
Mas reuniões não custam somente tempo e energia, elas também custam dinheiro.
Entre o preço do cafezinho e o valor da hora gasto por cada um dos participantes, reuniões podem sair muito caras.
A consultoria Bain & Company estima que uma reunião semanal entre gerentes médios de uma empresa de grande porte possa chegar a custar US$15 mil por ano.
Por isso a Harvard Business Review lançou a Calculadora de Reunião, que afirma o quanto de dinheiro custa sua reunião.
(página inicial da calculadora) |
Claro que a calculadora está configurada para o mercado dos EUA, com opções de salários anuais em dólar e percepção de valor norte-americana, assim não pode-se levar o valor final da calculadora como uma verdade absoluta.
Entretanto, ela dá uma perspectiva interessante na hora de se pensar "Essa reunião é realmente importante?"
Entre no site e analise suas próprias reuniões!
(resultado de uma simulação na calculadora) |
Fonte: HBR
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