13 novembro 2009

CONSTRUÇÃO CIVIL - 71% das pessoas decidem o que vão comprar no ponto de venda, aponta pesquisa

Fonte: Portal PEGN

Estudo do Popai mostra também que apenas 29% dos produtos comprados já tinham marca definida

Quando o tema é material de construção, as decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Esta é a conclusão de um estudo feito pelo Popai, consultoria especializada em marketing no varejo, com 1.949 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. De acordo com a pesquisa, 71% das pessoas escolhem o que vão levar para casa quando estão na loja de material de construção e apenas 29% dos produtos comprados já tinham marca definida. Entre os consumidores profissionais, o índice de decisão de compra no ponto de venda é de 56%, tendo marca já definida, 43% dos produtos.

A pesquisa também mostrou que 63% dos consumidores finais são do sexo masculino e 37%, do sexo feminino. Em relação ao comprador profissional, as mulheres representam 6% do público, um número considerado representativo no canal.

Em relação à classe social, o estudo mostra que a maior parte dos compradores de material de construção é da classe B (52%), seguida pela C (31%), A (14%) e D (3%). A idade média dos consumidores é 40 anos, o ticket médio no canal da construção é R$ 110 e 67% das compras foram pagas em dinheiro, segundo a pesquisa. Entre os principais motivos das compras, estão reforma, manutenção, reparo e conserto.

Atendimento
O atendimento assistido é importante nas lojas de material de construção, tanto para o consumidor final como para o profissional. 69% dos entrevistados pedem auxílio de um vendedor e 33% preferem atendimento com um especialista de cada setor. Resultado que não surpreende, já que grande parte dos itens exige explicação técnica e garantia de recomendação de profissionais que conhecem as categorias.

O estudo revela ainda que a localização é o primeiro fator de escolha da loja, apontado como motivo principal por 57% dos entrevistados, seguido por preço com 48% e variedade de produtos com 38%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br