29 setembro 2011

VAREJO - O não uso das vitrines como estratégia

As vitrines são primordialmente utilizadas para apresentar produtos com o intuito de despertar o interesse no consumidor e fazê-lo entrar na loja. Pois alguns clientes acabam ficando intimidados com as vitrines.


Pois que, agora, algumas lojas têm usado uma estratégia diferente: não possuem vitrines!


A grife de joias Barbara Strauss, por exemplo, adotou esse modelo em 2009. Vinícius Leal, gerente de marketing da empresa, classifica a nova arquitetura da rede como "convidativa". 


"
O cliente se sente mais à vontade para entrar na loja.
"
Vinícius Leal, gerente de marketing da Barbara Strauss






O conceito foi criado pela Marton&Marton, especializada em soluções de arquitetura para o varejo. Para eles, as lojas sem vitrine podem ser comparadas à internet.


"
Hoje, não há mais espaço para barreiras. Qualquer tipo de acesso ao consumo de ser livre. Tirar o vidro torna uma loja mais simpática, receptiva e democrática, aumentando as vendas.
"
José Marton, fundador da Marton&Marton


Para a mudança, os colaboradores passaram por um treinamento, para entenderem o novo conceito. Com isso, foram criadas as estratégias de decoração e abordagem dos clientes.


A My Shoes também se utiliza dessa estratégia. Eles queriam dar o ar de "aconchego" a suas lojas.




Romano Pansera, presidente da POPAI Brasil, associação global de marketing no varejo, afirma que tais estratégias são válidas, mas precisam estar interligadas à proposta de valor e ao posicionamento da marca. Segundo ele, a tática de não usar vidros se aproxima do público mais jovem e descontraído, com vendedores mais comunicativos.


Fonte: PEGN


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

28 setembro 2011

ARQUITETURA - Wunderland faz você viajar da Europa a América com alguns passos

Começar com o vídeo é uma boa ideia:






Esta é a maior maquete de trem do mundo, com 1500 m² ainda não finalizados (pretende-se construir um aeroporte e finalizar em 1800 m²!
A construção de Wunderland está ativa desde de 2000 e conta hoje com mais de 160.000 bonecos "personalizados", 700 trens, 900 cenários, 2.800 construções e 4.000 carros. Em números, maior que muita cidade por aí.


A maquete é exposta em Hamburgo, para visitação. Eles tem um centro de controle computadorizado, que cuida de toda interação, movimento dos navios, trens e carros e, ainda, o dia e a noite da cidade. Para os visitantes, existem 160 "guias turísticos" que orientam a visitação.


Trabalho bem feito.


Fonte: kdobolodecarne


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

COMUNICAÇÃO - Outdoors

Sendo nosso último post sobre outdoors, é válido colocar mais alguns exemplos do que pode significar uma ação de comunicação em área externa e eficiente.
















Fonte: Resultson


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing


15 setembro 2011

COMUNICAÇÃO - A eficácia dos outdoors, literalmente

Não se pode negar que a produção de material de comunicação online é crescente e criativa. Mas a inovação em comunicação outdoor e interativa também. Não só inventiva, mas eficaz.


Esse infográfico, da BuySellAds, mostra que 49% dos consumidores para e interage com o anúncio e 70% falam do anúncio em até 72 horas (pra conferir o info em tamanho maior, clica aqui).




Claro, são anúncios que utilizam tecnologia e criatividade, como interativos através do movimento, multisensorial (como através do som ou cheiro) e pelo contexto (já imaginou estar numa parada de ônibus e, quando começa a chover, eis que surge um anúncio de guarda chuva?).


É esperado que o investimento nesse tipo de anúncio cresça 8,3% em 2011. Mais precisamente, o crescimento para investimento em outdoors digitais irá dobrar de $2,6 para $5,2 bilhões até 2015. 


Fonte: Resultson, Buysellads


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

09 setembro 2011

A comemoração dos 10 anos da INEX

Já falamos aqui sobre a palestra de Julio Decaro, no evento de comemoração dos 10 anos da INEX.

Obviamente não pararíamos por aí. E como nossos clientes e parceiros já sabem, acreditamos que imagens podem falar por mil palavras.
Por isso, estamos postando algumas das fotos do evento, que aconteceu na última quinta feira, dia 1º de setembro, no Teatro do CIEE, em Porto Alegre.


















 @InexMarketing
Facebook/Inexmarketing

LIDERANÇA - 10 regras para empresários

Saiu na FastCompany um post com esse mesmo título.


Nele, Kaihan Krippendorff resume um pouco das ideias do livro "The Intelligent Entrepreneur", de Bill Murphy. Murphy apresenta 10 regras para seguir se você quiser ser um empresário de sucesso:

1. Crie o compromisso: você precisa decidir ser um empreendedor e deixar o caminho tradicional pra trás.
2. Encontre o problema, depois, o resolva: existem dois tipos de negócios, o doloroso e o prazeroso. Os dolorosos têm uma taxa maior de sucesso porque eles estão dedicados a resolver problemas urgentes.
3. Pense grande: você não consegue construir aquilo que não é capaz de imaginar. Você precisa acreditar desde o início.
4. Você não conseguirá fazer sozinho: existem dois tipos de pessoas, as pessoas "das ideias" e as pessoas "que fazem". Poucos de nós fazem os dois. Por isso, decida qual você é e procure seu complemento.
5. Você precisa fazer sozinho: parece controvérsia, mas não é. A jornada do empreendedorismo é solitária. Liderança é, no final das contas, não ter alguém para tirar as dúvidas.
6. Gerencie o risco: muitas empresas quebram por falta de gestão financeira. Sempre mantenha os olhos atentos.
7. Aprenda a liderar: chegará num ponto que você passará de gerente para líder. Isso significa fazer promessas e cumpri-las.
8. Aprenda a vender: todos inovadores são vendedores. Precisam ser para conseguir investimento. Se você realmente acreditar no seu produto e empresa, apaixonadamente, você se tornará um imã.
9. Persista: quem consegue persistir em tempos difíceis tem mais chance de ter sucesso. Desenvolva sua obstinação.
10. Jogue para a vida: não faça isso tudo pelo dinheiro apenas. Faça para se conhecer e criar uma vida para você viver.

"
Empreendedorismo... não é apenas resolver problemas, montar uma empresa, gerenciar risco, ou fazer dinheiro. É ter um impacto positivo no mundo, fazendo o melhor com as oportunidades que lhe são entregues, e perceber todo o seu potencial como ser humano.
"
Bill Murphy

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

08 setembro 2011

ESTRATÉGIA - Aos quatro ventos: dicas de como trabalhar melhor

Determinar e formular diretrizes, como missão e valores, por exemplo, é parte da construção da estratégia de uma empresa. Com elas, a firma consegue manter um "padrão de comportamento", que irá reger todas suas ações, políticas, regras ou qualquer outro processo que a empresa tenha ou pode vir a ter, de acordo com o contexto.

Com essas diretrizes deliberadas, a gestão, em geral, busca colocá-las ao alcance de colaboradores, clientes e parceiros, para que sejam reforçadas.

Eis que surge essa empresa em Zurique: o proprietário resolveu  colocar dez dicas de como trabalhar melhor. Além dos próprios funcionários terem que ler as mensagens todos os dias, ao chegar ao trabalho, a lista também pode ser apreciada pelas pessoas que passam pelo local.



Os artistas responsáveis pela arte são o Fischli & Weiss, os mesmos do filme inesquecível da década de 80, "The way things go", onde eles filmam, por cerca de 30 minutos, a autodestruição de objetos pelo uso de fogo, gravidade e, bem, caos.

Fonte: Resultson

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

06 setembro 2011

DESING - Embalagens interessantes

O eissoaicampeao fez uma lista de 50 embalagens interessantes. Selecionamos algumas aqui.






















Importante para demonstrar como a construção do composto mercadológico de uma empresa e a atenção para com os detalhes de cada item podem fazer toda a diferença.

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br