17 fevereiro 2012

TENDÊNCIAS - Para 2012, o que vai ser?



Se o ano realmente começa em março, ainda há tempo de se preparar conhecendo as tendências traçadas pela Trendwatching para 2012. Essas tendências de consumo servem para empresas do mundo todo, em qualquer segmento (proposta da Trendwatching).



1. Red Carpet: os empreendedores deverão voltar-se para o público chinês, desenvolvendo produtos e serviços especialmente para satisfazer suas peculiaridades.

2. Diy Health: diy para "do it yourself", ou seja, os consumidores estão buscando ferramentas para cuidarem da própria saúde. Gadgets e aplicativos que permitam isso.

3. Dealer Chic: pedir e compartilhar desconto é chic. Os descontos dão uma sensação de "um bom negócio feito" e as empresas podem beneficiar-se ganhando fama de boas negociadoras.

4. Eco-Cycology: a transparência no ciclo de vida de seus produtos, bem como o auxílio em recolhê-los e reciclá-los, com "ajuda" dos próprios consumidores.

5. Cash-Less: já uma tendência "antiga", esse ano a probabilidade de realmente o uso do dinheiro diminuir é devido a especulações sobre investimentos na áres pelo Google e Mastercard.

6. Bottom of the urban pyramid: aumento da influência e poder dos consumidores de baixa renda que vivem nas cidades.

7. Idle Sourcing: a contribuição por um bem maior, sem esforço. É o que buscarão os consumidores, no caso de aplicativos que mapeiam e monitoram o trânsito em grandes cidades por exemplo (com envio de dados automaticamente).

8. Flawsome: trocadilho que inclui "falha" ("flaw") em "demais" ("awesome"). Isso porque os consumidores estão preparados para a transparência das marcas, inclusive sobre suas falhas (e são bem vistas por isso, provavelmente pelo tom "humano" da situação).

9. Screen Culture: a interação pelas telas, do computador, do celular, da televisão, do tablet. Telas, e preferencialmente touch-screen.

10. Recommerce: retribuição aos consumidores que trocarem seus itens antigos por novos, inclusive da mesma marca.

11. Emerging Maturialism: maturidade global em relação ao relacionamento com as marcas, permitindo ao marketing emergir com ações diferentes e inovadoras.

12. Point & Know: a ideia de poder obter informações sobre produtos, como reviews, preços, qualidade apenas interagindo com eles. Um exemplo é a tecnologia QR.

E bom carnaval.

Fonte: HSM, Trendwatching
Fotografia: ClarkLittle

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