Entra a "era das assinaturas", como disse Barrett W. Sheridan no site da Business Week.
Dela fazem parte as conhecidas Netflix, Dropbox e Hulu, nas quais o consumidor paga uma quantia mensal para poder usufruir dos produtos/benefícios ofertados. Também, existe o mesmo modelo em empresas exclusivamente "offline" como a Birch Box, rotulada pelo mesmo Sheridan como um emblema desta tendência, que envia aos assinantes uma caixa de amostrinhas de produtos de beleza.
Nesta onda, então, quem decidiu remanejar seu modelo de negócio foi a Microsoft, mais especificamente com o XBox. O plano é vender o produto a U$99 e cobrar um valor mensal de 15 dólares, durante dois anos, mediante assinatura de contrato (bem próximo ao modelo das empresas de telefonia).
Segundo Tien Tzuo, Executivo de Marketing no Salesforce.com , todo esse movimento é uma transação do século XX baseado no produto, no "compre uma vez", para o século XXI, baseado em serviço, na "economia das assinaturas".
Sheridan finaliza a coluna um tanto incrédulo, na dúvida se é uma mudança de pensamento social, passando para um modelo de aluguel e pagamento "as you go" ou se é apenas uma forma das empresas ganharem uns trocados a mais.
É possível que existam empresas com o intuito de realmente, ganhar uns trocados a mais. Mas, por todo o movimento econômico e social que estamos vivendo, parece que a maioria das empresas muda o modelo de negócios em busca de uma receita recorrente. E, os consumidores, de conveniência e preço acessível.
Fonte: Business Week
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