26 fevereiro 2014

DIGITAL: #como #usar #hashtags

As hashtags da vida estão super populares hoje. Mas você realmente sabe da onde vieram e como se deve usá-las? 

Caso você se lembre, elas originalmente foram usadas no mIRC e em um dado momento alguém as levou para o Twitter, onde viraram moda e também foram direcionadas ao Facebook. As hashtags viraram uma forma de dar um contexto para o que está sendo falado, agrupando tudo o que as pessoas comentam sobre aquele assunto. E as pessoas gostam de estar juntas dividindo e expondo determinado tema ou interesse.

A questão é se as marcas entendem e usam as hashtags corretamente em suas campanhas. Tanto no Brasil quanto no exterior, poucas sabem aproveitá-las e motivar as pessoas a usá-las. É importante que uma hashtag proposta e usada por uma marca seja um convite à participação. Mas lembrando que as pessoas podem usar esse recurso para expor algo negativo.

Marcas que criam uma nova hashtag correm o risco de não proporcionar sentido nenhum para a comunidade. A solução é criar uma hashtag com base nos assuntos que são interessantes para a comunidade e para a marca. Que tenha fundamento para ambas. Outro caso é quando as marcas usam hashtags já existentes, criadas pelas próprias pessoas, e tentam se apropriar disso. A consequência é que a comunidade desiste de usar esse clichê; a gíria fica velha. #chateada.

Agora, o que pode funcionar bem - e se tem provas disso - é apelar para o emocional. E também se a campanha começa dos meios de massa e vai para a internet tem consequências positivas. Itaú e Nextel já fizeram isso com #IssoMudaoMundo, na semana do Rock in Rio e #AceitaLaura. Então não esqueça: campanhas de TV e apelo emocional dão certo.

E falando de TV, o que funciona bem também são hashtags usadas em seriados e novelas. A audiência comenta sobre os capítulos, interage, tudo fica agrupado e todos ficam sabendo do que está rolando no momento. 

E por fim, que fim leva a hashtag? A brigas por um lugar no Trend Topics. São assuntos destacados que foram comentados por muitas pessoas. E esse é o objetivo de qualquer marca que utiliza hashtags na sua campanha. Elas querem que todos estejam falando delas. Querem cair na boca do povo.

Fonte: Brainstorm9

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br