Você já deve ter ouvido falar em termos como: algoritmo ou Edge Rank do Facebook. Se você só ouviu falar e não entendeu muita coisa, esse post vai esclarecer suas últimas dúvidas.
O tal Edge Rank é um algoritmo criado (e sendo controlado) por Zuckerberg e tem como principal e único objetivo: basicamente, decidir o que você deve ou não ver em sua linha do tempo do Facebook. Para ajudar um pouco mais, dá uma olhada nessa apresentação do TED.
Essa polêmica do Facebook está sendo falada recentemente e algumas verdades estão sendo expostas. A rede social está em constante mudança de suas regras em busca de maior relevância do conteúdo compartilhado e mais anunciantes. Os fatos que desconfiam o mercado digital está relacionado à limitação da plataforma na exposição de marcas que não investem em mídia a uma pequena quantidade de fãs; à limitação no número de pessoas que aparecem frequentemente na sua timeline, como se a rede pudesse determinar quem são seus melhores amigos e quais são as pessoas com maior influência para você; à guerra contra o conteúdo que a plataforma não julga relevante. E mais do que isso, o tal algoritmo, que escolhe o que vai parar nas timelines dos usuários.
É como se não adiantasse controlar as médias e metas de compartilhamento de acordo com a base de fãs ou índices de engajamento. O Facebook simplesmente julga o que é ou não relevante de acordo com seu próprio critério.
Veja a matéria completa no B9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário