Recentemente, a Procter & Gamble lançou uma campanha para a sua marca de absorventes Always. Intitulada "Like a Girl", a campanha nos faz relembrar alguns estereótipos criados sobre a maneira que as meninas realizam algumas atividades.
A diretora Lauren Greenfield convida jovens para o seu estúdio e os questiona: "o que significa fazer alguma coisa 'como uma garota'"? Ela pede que os "mais velhos" realizem algumas ações da forma como garotas fariam. "correr como uma garota", "lutar como uma garota" e "jogar como uma garota". Eles reproduziram na forma de estereótipos de garotas, alguns encenando com um "ai, meu cabelo".
Essas mesmas perguntas foram questionadas a garotas mais novas, de 10 a 12 anos. A pergunta foi "me mostre o que é fazer isso como uma garota" e a encenação foi totalmente diferente. As mais novas reproduziram aquilo que de fato faziam, correndo o mais rápido que podiam dentro do estúdio, jogando com a máximo de força que podiam interpretar e lutando com cara séria e confiante.
O vídeo tem o objetivo de mostrar a diferença entre os mais velhos, que reproduziram cenas estereotipadas, admitidas por um deles como um insulto às garotas. E do outro lado, meninas mais novas mostraram o que realmente são capazes de fazer, afinal elas estavam fazendo o que elas mesmas queriam, e não no propósito de serem "garotas". Para uma delas, a indagação como uma garota: "soa como uma coisa ruim, soa como se você tivesse tentando humilhar uma pessoa".
A P&G acredita que "Like a Girl" como um insulto serve de golpe contra as garotas adolescentes, e impacta fortemente na sua auto-confiança. A marca deseja que todas as garotas sejam confiantes na fase de puberdade e nas próximas, mostrando que fazer coisas "como uma garota" é muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário