24 junho 2014

MARKETING: Coca-Cola inova com ferramenta real time para a Copa do Mundo

A Coca-Cola brasileira inovou com um projeto sendo trabalhado por aproximadamente 50 profissionais de nove empresas: JWT, Mutato, Movimento, Kolab, Talk, e-life, Textual, DP6 e Ogilvy. 

O real time marketing, ou plataforma em tempo real, é um projeto que a Coca-Cola brasileira fundou para as suas marcas patrocinadoras da Copa do Mundo: Coca-Cola e Powerade. A empresa brasileira é a única, entre as Cocas mundiais, que utiliza essa ferramenta, que veio para ficar após o mundial.

O QG montado na sede da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, é composto por um espaço equipado para a produção de vídeos, monitoramento e interação com o público nas redes sociais. Ele será ocupado por profissionais encarregados de estabelecer uma nova forma de conexão com o consumidor. Essa conexão entre marca e comprador já aconteceu nas partidas até agora, e está se superando a cada jogo.

Os trabalhadores da plataforma monitoram cada movimento das pessoas nas redes sociais, alimentando as plataformas online das duas marcas para interagir ao vivo com os consumidores. Esses profissionais também avaliam as métricas e repassam os números em real time para que sejam tomadas as decisões de como as marcas devem trabalhar a comuncação com os consumidores.

A Coca-Cola brasileira tentou fundar essa ferramenta na Copa das Confederações, porém não estava suficientemente preparada para criar toda a estrutura. Muita coisa aconteceu de improviso e sem preparação. Por isso, hoje eles avaliam que sua participação na Copa das Confederações com o real time marketing funcionou como teste para ser implantado de vez a partir da Copa do Mundo.

"Nós acreditamos que essa é a forma ideal de se fazer marketing pensando no futuro e estamos criando uma estrutura permanente, um novo jeito de se conectar com o consumidor", explica Adriana Knackfuss, diretora de real time marketing da Coca-Cola.

"Aqui funcionam todas as pernas da operação: listening, speaking, amplificação, inteligência de real time. Monitoramos através de várias fontes o que está sendo falado de Coca-Cola, quais as movimentações a respeito de Copa do Mundo", acrescenta a executiva.




Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br