23 janeiro 2015

TECNOLOGIA: A experiência de realidade aumentada agora é da Microsoft

Foi a vez da Microsoft anunciar seu novo dispositivo de realidade aumentada: os óculos HoloLens. Na última quarta-feira, no evento do Windows 10, a empresa revelou essa tecnologia incrível.

Alguns podem explicar a HoloLens da Microsoft comparando com o Google Glass. Afinal, ambos são praticamente computadores bizarros na sua cara. Porém, é fácil provar que esses dois dispositivos não são similares. O objetivo final de criar uma computação mais visual e contextual pode ser igual para ambos, mas a experiência e o posicionamento dos produtos são bem diferentes.

No projeto inicial, o Google Glass foi desenvolvido para ser usado o tempo inteiro. É uma espécie de "companhia inteligente", com um display que mostra informações como direção, mensagem de texto, fotos e alertas. A ideia por trás do aparelho da Google foi colocar todas as informações relevantes do smartphone bem na nossa frente.

Com a HoloLens, a experiência é outra. A Microsoft posicionou seu produto como algo que a pessoa usaria em alguns momentos do dia (pensando na estética do óculos, isso é bom). Além disso, as informações que aparecem no display são para outros fins. No vídeo conceito, a Microsoft mostra o potencial em usar a HoloLens como uma maneira de obter instruções de forma aumentada e rápida, como consertar um cano ou ampliar visualmente uma estação de trabalho do computador. No palco, no dia do evento, a empresa apresentou um usuário que, usando a HoloLens, conseguiu criar um modelo 3D de drone. Mais do que isso, o dispositivo "entende" não apenas com nossas vozes, mas com nossos gestos - a la Microsoft Kinect - o que torna todo o conceito mais maleável e mais futurístico.




E finalmente, a outra diferença entre o Google Glass e as HoloLens é que esse último foi feito pra você usar de vez em quando. Esse fato pode ser incrivelmente importante para a Microsoft quando a empresa precisa posicionar seu produto ao público. Tendo a HoloLens como um dispositivo que você não usa sempre, a Microsoft tem a oportunidade de vender uma experiência que você eventualmente vai querer ter em todo o lugar.



Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br