(Ted Alloca analisa alguns dos nossos virais favoritos em sua TED Talk) |
Em uma curta mas bem informativa TED Talk, ele cita três pontos importantes que levam a viralização de um vídeo: formadores de opinião, comunidades participativas e imprevisibilidade.
Formadores de Opinião - O primeiro ponto é bem instintivo e ele diz que quando formadores de opinião compartilham vídeos, eles rapidamente se tornam viral. Isso porque essas pessoas tem um alcance muito grande na sociedade, o que leva a mais pessoas verem e essas pessoas mostram a seus amigos. Para ilustrar esse fato, Alloca mostra um vídeo de um arco-íris que só se tornou viral pois Jimmy Kimmel o twittou a seus seguidores.
(o famoso tweet de Jimmy Kimmel que levou a viralização de um vídeo) |
Comunidades Participativas - O segundo ponto é a importância da comunidade online na proliferação de um vídeo. Vídeos em que, além de compartilhar com seus amigos, os usuários interagem e fazem suas próprias versões, tendem a viralizar rapidamente e por um longo tempo. Como o caso do Nyan Cat, onde os usuários criaram diversas versões de Nyan Cat, postaram vídeos e fotos com fantasias, tocando a música original em outros instrumentos, em fim criaram uma comunidade ao redor do vídeo original.
(o Nyan Cat original e suas diversas versões ao redor do mundo) |
Imprevisibilidade - Entretanto, milhares de vídeos são colocados no YouTube diariamente, e pouquíssimos geram uma comunidade participativa ou são lembrados por formadores de opinião. Isso porque o vídeo, para cativar as audiências, deve ser inesperado e original. Esse é sem dúvida o ponto mais difícil de ser replicado, porque nunca se sabe o que vai realmente fascinar as massas e se tornar viral.
Fonte: TED
Nenhum comentário:
Postar um comentário