19 abril 2016

PUBLICIDADE: Concurso Unilever + Banco de Alimentos

A sociedade ganha muito quando empresas consegue unir sua necessidade de publicidade com a possibilidade de ajudar a quem precisa. 

Nessa pegada, a Unilever se une a ONG Banco de Alimentos e lança o concurso Melhores Quilos do Brasil.

A ideia é simples: quem concorre são os restaurantes a quilo do Brasil, e quem vota é você (ou qualquer um que quiser). 

E se a ideia de homenagear os restaurantes do dia-a-dia favoritos do público não fosse legal o suficiente, a cada voto dado 100 gramas de alimento serão doados a famílias necessitadas!



Toda a parceria é muito legal: divulga os restaurantes, faz a publicidade da Unilever e ainda ajuda a ONG Banco de Alimentos! É muita instituição que sai ganhando!

E essa não é a primeira vez que essa ação ocorre, em 2015 ajudou muita gente.

06 abril 2016

TENDÊNCIA: Para onde vai o futuro da aviação?

Viajar de avião é uma experiência que inspira sentimentos conflitantes na maioria das pessoas.

Por um lado, a maravilha de se fazer uma viagem por um décimo do tempo que levaria por terra, o frio na barriga, e até o glamour associado com esse modo de transporte.
Mas também têm banheiro sujos, pouco espaço, impossibilidade de mover as pernas e comida de qualidade duvidosa.

Uma coisa é clara a todos, as empresas aéreas estão sempre em busca de inovação para economizar dinheiro, e tentar deixar a viagem mais confortável.
Só que às vezes esses dois objetivos são conflitantes.

Abaixo seguem algumas previsões para o futuro da aviação que vão de encontro esses dois objetivos:


1) Preços de passagens dependentes de seu tamanho
Parece absurdo, mas está mais perto de acontecer do que você imagina. A Airbus já aprovou uma patente para um banco regulável, que pode aceitar 3 ou 4 passageiros dependendo da necessidade de espaço deles. Esse banco não é reclinável, e na forma para 4 passageiros não apresenta descanso para braços. A revista Time descreveu o banco como "um pesadelo" e que ele pode "ser usado como técnica de tortura no futuro". Caso esse banco seja aplicado nas aeronaves da Airbus, é bem provável que em pouco tempo as empresas aéreas cobrem pela passagem de acordo com o tamanho de banco que o cliente quiser usar.


2) Banheiros auto-limpantes
Foi a Boeing que apresentou ao mundo seu protótipo de banheiros auto-limpantes, mas todas as grandes empresas fabricantes de aeronaves já se adaptaram a essa ideia. A tecnologia funciona com luzes UV, capazes de matar até 99,9% dos germes, iluminando todas as superfícies que podem ser contaminadas dentro do lavatório. Claro que essa técnica não deixa obsoleto a limpeza manual com água e sabão, mas oferece um alivio em vôos muito longos onde os banheiros podem ser usados por até 24h por centenas de pessoas antes que a empresa aérea tenha possibilidade de limpá-los. Agora a Boeing está trabalhando em protótipos de maçanetas de porta que não precisam ser tocadas com as mãos, e um chão auto-aspirante.



3) Bancos ajustáveis em posição
A Rebel.Aero apresentou seu design para um banco de avião que se ajusta para uma posição semi-levantada. O público pode se perguntar "mas quem gostaria de passa a viagem toda de pé?", só que esse não é o objetivo do novo banco. O banco ajustável busca dar mais opções de modos de se alongar durante viagens longas. É uma mudança que gera conforto ao passageiro sem implicar em aumentar o espaço para cada poltrona, e consequentemente diminuir a renda das operadoras aéreas. Por tanto, é uma pequena revolução que podemos esperar em médio prazo para aparecer no dia a dia aéreo.









4) (um pouco) Mais privacidade
Nem todas as mudanças são revolucionárias, algumas só adicionam uma pequena facilidade no cotidiano de viajantes, mas a criação de um encosto para bancos que pode ser ajustado para maior privacidade. O protótipo foi criado por alunos da  Universidade de TU Delft na Holanda, e espera-se que encontre seu caminho para os vôos comerciais do mundo todo em tempo recorde.







5) Cabines mais aconchegantes
A eterna busca por inovações de design que deixem as pessoas mais calmas e acomodadas chegou em aplicação de madeira em pisos e divisórias internas das aeronaves. Além disso, a iluminação é outra característica que deve mudar em um futuro próximo: a Apex desenvolveu luzes que, além de ditar o clima interno da cabine, podem ser usada para a projeção de imagens no teto do avião.






6) Mudança total da parte interna da aeronave
A transformação que muitos querem ver, mas que as companhias aéreas vão insistir em não oferecer. Uma mudança tão radical como a proposta pela Zodiac é bem improvável de acontecer. Isso porque, embora a total reestruturação de acomodações dentro da aeronave parece ser um sonho para os passageiros, isso implicaria em um número menor de viajantes por vôo - algo que invariavelmente aumentaria o preço das passagens. Mesmo assim, é interessante imaginar como seria viajar em um avião com as poltronas dispostas de acordo com a vontade do passageiro - em meio círculos de 3 ou 4, ou até sozinho e afastado dos outros.



Fontes: The Economist, Mashable

30 março 2016

TENDÊNCIA: Tendências criativas no Shutterstock

O Shutterstock lançou um infográfico interativo com tendências criativas identificadas a partir dos downloads feitos no site.

A maior tendência global é a FLAT LAY, isso significa apresentar objetos em uma superfície plana com bastante contraste, minimalista e direta. Em seguida tem o BOHO, estilo vintage que utiliza muito florais suaves, estampas minuciosas e uma paleta de cores neutras. Também tem a GEOMETRIA SAGRADA, formas geométricas normalmente utilizadas em questões religiosas. E por fim, os METÁLICOS com todas suas nuances, do vintage ao indústria, do glamoroso ao futurístico.

No Brasil, uma tendência que destoa do resto do mundo é a tendência de FOLHAGENS, com muitas folhas verdes do verão e amarronzadas do outono.

As tendências culturais brincam com os opostos: de um lado, um mundo cada vez mais conectado, mais tecnológico, mais corrido, onde tudo está na palma de sua mão; e do outro lado, a busca pelas raízes na natureza, numa vida mais desapegada e calma.

Nas tendência sociais, isto é, imagens usadas principalmente em redes sociais, essa dualidade entre CONTECTADO e DESCONTECTADO se encontram. O que a maioria das pessoas quer ver em seus smartphones são imagens das CORES DA NATUREZA e da ESCALA HUMANA na natureza.

Infographic: Shutterstock’s 2016 Creative Trends

shutterstock-2016-creative-trends-infographic

O infográfico interativo completo pode ser encontrado em seu hotsite.

Fonte: Shutterstock

22 março 2016

INOVAÇÃO: Grandes empresas aderem a embalagens de cogumelos!

As embalagem feita de cogumelos não é uma tecnologia tão recente assim, já faz mais de 5 anos está sendo difundida e diversas empresas já se especializaram nisso.

Mas agora, parece que gigantes transnacionais resolveram aderir a essa mudança!

(exemplo de embalagem feita de cogumelos)
Este ano, a IKEA informou que está pesquisando as novas embalagens feitas de fungos para adaptar sua linha logística a esse novo material. Embora a empresa ainda não tenha dado informações a respeito sobre quando irá começar a usar o material em suas operações diárias, os ecologistas já ficaram bastante animados com a ideia.

Outra empresa que também está em fase de implantação das embalagens de cogumelos é a Dell. Ela já usa o produto da empresa Ecovative para embalar seus grandes servidores.

(o produto também pode ser usado na forração de edifícios e casas)
O material é feito a base de micélio, que funciona como a raiz de cogumelos. O micélio cresce dentro de moldes especiais em formato de embalagens (ou do que se quiser) digerindo resíduos agrícolas, como casca de arroz.

A baixo segue o TED Talk do Eben Bayer, CEO da Ecovative, empresa pioneira da tecnologia:



Fontes: Planeta Sustentável, Telegraph



14 março 2016

INOVAÇÃO: Access Earth, mapas de acessibilidade!

A startup Access Earth nasceu com o propósito de facilitar a vida de pessoas com dificuldade de locomoção.
Seu criador, Matt McCann, conhece bem esse problema, pois utilizar uma cadeira de rodas.

Um dia ele cansou de chegar em lugares que se diziam ser acessíveis para descobrir escadas, portas muito estreitas, e diversos outros problemas que o impediam de se locomover.

Assim ele criou a Access Earth, uma plataforma online e app para pessoas com deficiência mapearem lugares realmente acessíveis em suas cidades.

(mapa mundial do Access Earth)
O time que criou a plataforma diz que o objetivo é "empoderar pessoas a embarcar em aventuras para novos lugares sem precisar se preocupar que seu destino não é facilmente acessível"

O site está em teste beta ainda, mas já oferece um mapa mundial mostrando lugares já analisados - e se eles preenchem os critérios de acessibilidade, como sem escadas, com elevador, ou banheiros adaptados.

Por enquanto, a cidade mais mapeada é Dublim, pois é onde o time criador da plataforma está situado. Mas já existem planos de ampliar a participação do aplicativo nos Estados Unidos.

Além disso, a Access Earth está implantando um programa de embaixadores. Esses embaixadores irão ajudar a difundir a plataforma em seus locais.




Fontes: Mashable, Access Earth, Access Earth Twitter


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