29 março 2010

ESTRATÉGIA - Google e seu interesse por Startups.

Por Guilherme Soares
Fonte: IDG now!

O gigante da internet, o Google, possui em suas estratégias, de crescimento e abrangência dos negócios, o plano de comprar novas empresas, principalmente, startups (empresas iniciantes) inovadoras. Saiu uma matéria no Portal IDG now! sobre este interesse nas empresas com oferecem serviços e produtos tecnológicos alinhados com a essência empresarial do Google.
Algumas empresas como o YouTube (2006) e o Double Click (2007) geraram negociações de grande volume financeiro, neste caso, respectivamente US$ 1,65 bilhão e US$ 3,1 bilhões.
Vale a pena dar uma conferida na íntegra da matéria do IDG now!, clicando aqui!

Abaixo algumas das últimas compras do Google:

DocVerse
Compra: 5/3/2010
Valor estimado: US$ 25 milhões
A DocVerse produziu um plug-in que permite a edição em grupo, pela internet, de documentos do Microsoft Office – um complemento sob medida para a suíte de produtividade web GoogleDocs, pois cria uma ponte entre este aplicativo e um dos pacotes mais utilizados do mundo. A aquisição trouxe um bônus na forma de capital intelectual: seus fundadores, Shan Sinha e Alex DeNeui, são ex-funcionários da rival Microsoft.

Aardvark
Compra: 11/2/2010
Valor estimado: US$ 50 milhões
A Aardvark mantinha um serviço de ‘pesquisa social’ no qual um usuário publica uma pergunta e os amigos ou amigos dos amigos fornecem respostas. Não chegou a ser um fenômeno da web: em outubro de 2009, a empresa dizia ter apenas 90 mil usuários, 56% dos quais já tinham criado algum conteúdo. Mas dois de seus fundadores, Max Ventilla e Nathan Stoll, já tinham trabalhado para o Google. Com a aquisição, retornaram à empresa.

Gizmo5
Compra: 12/11/2009
Valor estimado: US$ 30 milhões
A Gizmo5 produzia software para chamadas de voz entre celulares e computadores, com tecnologia VoIP. Com a compra, o serviço foi descontinuado. Os engenheiros da Gizmo5 foram integrados à equipe do Google Voice.

AdMob
Compra: 9/11/2009
Valor estimado: US$ 750 milhões
A AdMob era responsável por uma plataforma de publicação de anúncios em dispositivos móveis que se tornou especialmente popular no iPhone. Com a compra, a Google ganhou condições de criar anúncios multiplataforma, e as tecnologias da AdMob poderão receber outras inovações para melhorar a relevância e a efetividade de seus anúncios.

On2 Technologies
Compra: 5/8/2009
Valor estimado: US$ 106,5 milhões
A On2 desenvolveu tecnologias de compressão de vídeo, e conquistou algumas patentes na área. Seus produtos permitem a exibição de vídeo de alta qualidade em desktops e aparelhos móveis, e pode ter aplicação tanto no serviço de vídeos YouTube quanto em sistemas de anúncios de vídeo para smartphones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br