Fonte: Portal PEGN
Na abertura do 1° Fórum Internacional de Gestão de Redes e Negócios foi divulgado um estudo inédito sobre o que pensam franqueados e franqueadores.
A partir de um questionário respondido entre março e fevereiro deste ano por 310 franqueados e 120 franqueadores, as consultorias Bittencourt e GS&MD apresentaram, em abril, os percentuais obtidos. Segundo o levantamento, em 2007 havia 65.553 unidades de franquias no país, número que foi para 71.954 em 2008 e atingiu 79.998 em 2009; a maioria das redes pertence ao segmento de alimentação, saúde e beleza e educação. O objetivo do estudo era verificar o apoio que franqueadores dizem oferecer e como isso é sentido pelos franqueados. Abaixo a análise de alguns itens.
Ponto comercial
74% dos franqueadores dizem oferecer total apoio na hora da escolha do ponto;
36% dos franqueados afirmam ter recebido isso;
Para os franqueados, o segmento que menos apoia é o de educação.
Apoio jurídico
61% dos franqueadores dizem oferecer essa ajuda de maneira integral;
30% dos franqueados afirmam receber esse apoio;
Para 41% dos franqueados é o setor de saúde e beleza o que melhor oferece apoio jurídico.
Treinamento e capacitação
76% dos franqueadores dizem que ministram cursos e monitorias de maneira contínua;
39% dos franqueados afirmam recebê-los continuamente;
Processo de avaliação
70% dos franqueadores afirmam fazê-lo de modo contínuo;
34% dos franqueados dizem receber isso sempre;
O setor de alimentação é, na opinião dos franqueados, o que mais oferece uma avaliação contínua.
Depois da apresentação dos dados, Claudia Bittencourt, diretora da consultoria que leva o seu sobrenome, concluiu que um dos aspectos que leva a opiniões tão divergentes é a maturidade das franquias. De acordo com a pesquisa, 42% dos franqueados que responderam às perguntas têm a sua unidade há menos de um ano. Para a diretora, essa pouca experiência gera expectativas acima da média quanto ao apoio que o franqueador deve conceder.
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