Fonte: Portal Exame
De uma ideia de projeto à construção propriamente dita, se vão anos de pesquisas, questionamentos e negociações — e nem toda maquete se torna obra. No Brasil, os investimentos em infraestrutura têm crescido e feito do país um canteiro de obras movimentado (veja as dez obras mais caras em andamento). Mas não é somente aqui que as construções estão saindo do papel.
Só na Índia, será investido cerca de 1 trilhão de dólares para construir portos, estradas e pontes. Em outros países, o caminho também segue para a modernização e ampliação da infraestrutura. Confira quais são os 7 maiores projetos de infraestrutura do mundo:
7. Metrô de Nova Déli
O novo sistema de transporte da capital indiana tem quase 190 km, com previsão de ser concluído no segundo semestre deste ano. Apesar das obras estarem em andamento desde 1998, a conclusão ainda está dentro do previsto. Foram 6, 5 bilhões de dólares destinados ao metrô de Nova Déli, que é a sétima obra mais cara em andamento no mundo.
6. Sistema de proteção contra tempestades de New Orleans
Quem não se lembra do furacão Katrina? Quase cinco anos depois, New Orleans ainda está em processo de reconstrução. Para proteger a cidade americana de novas tempestades e furacões, um sistema de proteção está sendo construído desde 2005, com valor investido estimado em 14,4 bilhões de dólares. A previsão é de que o sistema esteja a postos para proteger a cidade a partir do próximo ano.
5. Second Avenue Subway, em Nova York
Quanto tempo pode demorar a expansão de um sistema de metrô? E se forem apenas 12 km a mais de linha de transporte dentro de uma ilha? Em uma das consideradas melhores cidades para se viver do mundo, Nova York, o prazo pode ser maior que 75 anos. Não é à toa que a linha que ligará o norte ao extremo sul da ilha de Manhattan foi chamada de “Line that Time Forgot” (“A Linha que o Tempo esqueceu”). Depois de vários inícios “falsos”, as obras começaram em 2007 e estão previstas para serem concluídas em 2016, com investimentos 16,8 bilhões de dólares.
4. Songdo International Business District
Vias de transporte e sistemas de saneamento são comuns entre as grandes obras em andamento no mundo. O que dizer de uma cidade inteiramente planejada, como a Songdo, na Coreia do Sul? A nova comunidade inclui prédios residenciais e comerciais — incluindo o futuro prédio mais alto do país — e empreendimentos culturais, com os planos de valorizar a sustentabilidade e inovação. Os investimentos são estimados em 35 bilhões de dólares, com obras concluídas em 2015, após 11 anos de construção.
3. Estação espacial internacional
Para onde mais ampliar o canteiro de obras? Para o espaço. Iniciada em 1993 — ainda sob efeito do planejamento feito na década de 80, durante a Guerra Fria — a estação coleta dados sobre clima e inclui experimentos científicos. Com estimados 60 bilhões de investimentos, deve ser concluída no ano que vem.
2. Projeto de Transposição da Água “Sul para o Norte”, na China
A ideia inicial foi do Mao Zedong em meados do século passado, para solucionar a escassez de água ao norte da China, mas somente em 2002, após décadas de estudos, as obras tiveram início. O projeto deve ser finalizado em 2050, com investimentos de 62 bilhões de dólares e cerca de 300 mil pessoas realocadas, ao todo.
1. South Valley Development Project, no Egito
Para diminuir a densidade populacional no Egito, onde grande parte dos habitantes vivem em 5% da terra do país, a ideia é de que se a água for bombeada do Nilo em direção ao deserto, haverá mais terras para a agricultura e habitação. Para um empreendimento de tamanhas proporções, nada menos do que 20 anos são estipulados para concretizar o projeto. De 1997 a 2017, são estimados os custos de 90 bilhões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário