06 julho 2011

INTERNET - A dificuldade de se encontrar dados no Brasil - Parte I

Resolvemos colocar a coluna do Jack London, fundador da Booknet, primeiro negócio virtual que ganhou fama no Brasil, e a Tix, empresa de comercialização de ingressos on-line (e que, agora, investe no cinema digital com a Multicine),  no site da PEGN, na íntegra aqui no blog. As considerações são bastante interessantes e válidas. Dá uma olhada por que temos uma observação interessante sobre essas considerações, nesse post.


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Uma avaliação profissional e baseada em resultados apresentados pelos principais sites mundiais serve como importante instrumento para o planejamento futuro das ações na internet em todo o mundo. Infelizmente, o mercado brasileiro não produz estatísticas regulares e precisas sobre o comportamento de seus principais atores. Assim sendo, não somos capazes de avaliar com precisão o que vem acontecendo por aqui com nossas empresas, à exceção das que tem seu capital aberto ao público, que são muito poucas. O que temos no Brasil são estatísticas gerais de comportamento dos usuários e de desempenho sazonal de e-commerce, o que nos dá uma visão geral do mercado, mas não uma visão de como vão as empresas individualmente.


Vamos então observar as principais conclusões dos analistas de mercado pelo mundo.

1 - O crescimento do comércio eletrônico continua estável e firme, apesar da renitente crise econômica.
2 - Especial atenção deve ser dada aos sites que têm um alto desempenho no Japão, pois eles podem sofrer com as consequências econômicas da tragédia ambiental japonesa. Entre estes, poderão ter problemas o Yahoo e a Amazon.
3 - O terceiro quarto do ano, que começa agora em maio, é tradicionalmente o mais forte no crescimento do mercado internacional, e neste ano essa tendência deve se aprofundar. Assim sendo, aguarde boas notícias nos próximos quatro meses.
4 - Para nós, no Brasil, é muito importante observar um dado intrigante: de setembro de 2010 para cá há uma permanente desaceleração no crescimento dos sites de busca na internet pelo mundo, fato esse que atinge todas as empresas por igual, demonstrando uma tendência na sociedade. Com relação ao Brasil, essa tendência também se verifica e importantes reflexos podem ser sentidos pelos sites em geral. Os principais sites de e-commerce no Brasil, não por coincidência, apresentam resultados negativos desde essa data.
5 - Além do Google, considerado pelos analistas uma sólida aposta para excelentes resultados em 2011, veja quais são os sites apontados como mais atrativos para investimento e melhores resultados no ano.
          A- Netflix: site de streaming de filmes e séries de TV para residências que só opera nos EUA e Canadá. Forte área de possibilidades no Brasil, onde o mercado ainda é incipiente.
          B- Priceline: site de ofertas de preços (atenção, não é um site de compras coletivas) para a área de turismo, veterano no mercado.
          C- Expedia: concorrente direto do Priceline, mas que vem crescendo com mais força nos últimos anos.
          D- Ancestry: site de informações sobre origens familiares e genealogia. No Brasil não há qualquer operação mais estruturada nesta área.
          E- Digital River: site de soluções em e-commerce, e-marketing e pagamentos online. Pode ser uma das grandes surpresas do mercado este ano.

Além destes, recomendamos aos empreendedores brasileiros e eventuais investidores uma olhada cuidadosa nos modelos de negócios dos sites Reach Local e Quinstreet.

Pena não poder terminar o artigo comparando resultados com empresas brasileiras. Um dia, quem sabe, saímos da era dos press releases e das declarações de intenções para um tempo de mais profissionalismo e informações abertas ao público, que as merece cada vez mais.
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Fonte: PEGN

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