12 outubro 2011

COMUNICAÇÃO - Um panorama da comunicação interna no Brasil, 2011

O Instituto FSB Pesquisa criou o Mapa da Comunicação Brasileira 2011, através de um estudo realizado com o intuito de formar conhecimento na área de comunicação organizacional.
Foram entrevistados 100 gestores de órgãos públicos brasileiros, empresas privadas nacionais e de capital estrangeiro.






A respeito da evolução da prática de comunicação interna, ela era vista como uma área secundária durante muito tempo. No entanto, vem ganhando espaço já algum tempo, principalmente nos anos 90, com o boom da internet e das novas interações com stakeholders.


Na pesquisa, hoje, foi constatado que o objetivo principal da comunicação interna é a motivação e a integração dos colaboradores:


"
A comunicação trabalha também para reter os profissionais talentosos.
"
Rodrigo Caetano, Diretor de Pesquisa do Instituto FSB

Outro ponto destacado é o objetivo em manter um alinhamento das posições institucionais, devido, principalmente, ao uso de redes sociais, nas quais os colaboradores também interagem. A atitude de um colaborador pode ser o epicentro de uma grande crise, por exemplo, estando descontente, pode usar as redes para falar mal da empresa onde trabalha.


Dos meios utilizados para a comunicação, o email é o primeiro lugar, seguido de face a face, intranet, jornal, mural e newsletter. O objetivo dos canais é, primordialmente, gerar integração e compartilhar conhecimento e informação.


Se quiser conferir mais detalhes da pesquisa, clica aqui.


Fonte: Nós da Comunicação


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing



Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br