11 abril 2012

VAREJO - Vendas de marcas próprias disparam no Brasil

Esse é o título da matéria escrita por Roberto Nascimento A. De Oliveir para HSM.


E a razão beira a obviedade: 15% mais baratos que os produtos equivalentes, essas marcas próprias ganham espaço na prateleira e na escolha do consumidor.






Um bom exemplo é do atacado-distribuidor Makro, que tem apresentado uma forte expansão nas vendas de suas próprias marcas e que começou a desenvolver novos produtos na década de 1970. Seu maior foco é no cliente denominado HoReCa (hotéis, restaurantes, cafeterias).


Os processos para desenvolver e gerenciar suas marcas e entender o comportamento do consumidor estão cada vez mais profissionais e o foco atual do varejo está em assumir o papel de gestor de marcas (que sempre foi exclusivo da indústria), deixando de ser apenas uma "ponte" entre indústria e cliente, com o intuito de obter o conhecimento no que diz respeito ao controle de qualidade, design, branding, pricing e merchandising.


Uma tendência apresentada pelas empresas que vendem suas próprias marcas é investir fortemente em controle de qualidade, precificação e design (tríplice que acaba sendo a principal vantagem para o consumidor), já que controlam um número chave do marketing mix: preço, comunicação e apresentação do produto.




Com isso, as suas marcas lhes ajudam a se beneficiar do controle dessas variáveis e a conquistar o mercado, o consumidor e a enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada no segmento.

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No Brasil, as marcas próprias, que nasceram no setor supermercadista, atualmente já podem ser encontradas em várias empresas de brinquedos, confecções, calçados, material de construção, farmácias e eletroeletrônicos. O preço de venda 15% mais barato e o amplo movimento dos consumidores em busca de novidades e variedade de produtos faz com que o varejo brasileiro concentre sua estratégia em criar e desenvolver marcas.
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Roberto Nascimento A. De Oliveir

Alguns dados Brasil:
-12,71% dos produtos lançados no 3º trimestre de 2011 foram de marca própria (um aumento de 28,63% em relação ao mesmo período de 2010)
-eles são 15% mais baratos que os concorrentes
-tende a crescer 10% em vendas em 2012

Fonte: Portal HSM


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