23 abril 2014

TECNOLOGIA: 5 iniciativas de compartilhamento ajudam a mudar o mundo

No contexto em que vivemos, questões sociais, ambientais e econômicas estão sendo cada vez mais exploradas (e difíceis). Então, por que não mudar a realidade de forma colaborativa?

Iniciativas criativas e coletivas estão ganhando cada vez mais espaço para a transformação do mundo. A troca de ideias é fundamental para capacitar pessoas, disseminar conhecimento, cultura e ferramentas. Ações do coletivo que motivam cada um a fazer a sua parte.

Confira as 5 tecnologias livres criadas para ajudar a construir o mundo que queremos:

1 - FarmBot

Focado nas empresas do setor agrícola, essa plataforma compartilha gratuitamente tecnologias agrícolas para que qualquer agricultor consiga uma eficiência cada vez maior na produção de alimentos.

2 - Precious Plastics

Uma tecnologia possibilita que o plástico usado seja reaproveitado em coisas novas. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, 20% do plástico jogado no lixo é reciclado. Confira o vídeo sobre a máquina de reciclagem que qualquer um pode ter em casa.



3 - WikiHouse

Já imaginou montar uma casa inteira? Para isso, existe o WikiHouse, onde se compra painéis de madeira, faz o download gratuito de alguns arquivos para fazer os moldes e se usa uma fresadora CNC (máquina comum em usinas) para cortar a madeira no formato correto. 



4 - The Gasifier Experimenters Kit

Esse kit permite que você produza a própria energia que você consome,a partir de restos orgânicos (biomassa). Há opções para venda, mas eles também divulgam um "faça você mesmo".

5 - The Tabby

Não espere para ter o seu carro elétrico. Idealizadores garantem que, tendo as peças, o veículo é totalmente montado em apenas uma hora, especialmente para você.



Fonte: AsBoasNovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br