25 abril 2008

MARCA - Jet Blue: um buzz-marketing para aterrissar na marca “pop”

Fonte: Amanhã


O empresário David Neeleman, dono da norte-americana Jet Blue, adotou uma estratégia peculiar para promover a companhia aérea que está montando no Brasil. Para começar, ele criou uma campanha de apelo popular, conhecida como “Você Escolhe”, que convida o consumidor a sugerir um nome para a empresa. O autor do nome escolhido ganhará nada menos que passagens aéreas gratuitas para o resto da vida. “O objetivo deles é gerar mídia espontânea, um buzz-marketing, como uma estratégia de ativação”, avalia Luciano Deos, sócio-presidente do Gad Design, agência especializada em branding. “Possivelmente, a companhia já está planejando sua estratégia da marca a partir dos 10 nomes selecionados pelo público”, completa ele. Entre os nomes em disputa estão: “Abraço”, “Azul”, “Céu”, “Nossa”, “Samba”, “Alegria”, “Brasileira”, “Mais”, “Pátria” e “Viva”. À primeira vista, as opções podem parecer simplórias, talvez até ingênuas. Mas é aí que entra a segunda parte da estratégia de Neeleman: a de criar uma “marca pop” – isto é, uma marca simpática, de fácil digestão.

“São nomes que têm uma característica mais emocional do que funcional ou descritiva”, explica Deos. Ele lembra que várias empresas brasileiras utilizam marcas “pop” – e com sucesso. As operadoras de telefonia Vivo, Oi e Claro são exemplos conhecidos. Outro é a companhia aérea Gol, concorrente direta de Neeleman, que também pretende atuar no mercado de vôos de baixo custo. Logo, não há nada de arriscado na estratégia de delegar aos consumidores a tarefa de escolher o nome da empresa. “Ao criar esse envolvimento com o consumidor, é possível tentar mudar a postura dele. Especialmente se considerarmos que, nos últimos anos, o grau de frustração com os serviços aéreos no Brasil tem sido grande”, acredita Valerie Engelsberg, sócia-consultora da Top Brands.
25/04/2008

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