O mercado de luxo no Brasil faturou US$ 5 bilhões e teve um crescimento de 17% em 2007. Os números são da pesquisa O Mercado de Luxo no Brasil – ANO II, realizado em uma parceria entre a MCF Consultoria & Conhecimento e a GfK Indicator. O estudo apontou que esses números representam 1% do consumo mundial, valor que pode chegar a 2% em 2008.
Foram ouvidos executivos de 100 empresas nacionais e internacionais que operam no país, a maior parte delas do setor de moda. As companhias brasileiras representam 59% e 71% delas estão localizadas em São Paulo.
A pesquisa também ouviu 350 consumidores da classe A. Eles elegeram H.Stern e Daslu como marcas Top of Mind entre as nacionais. As duas também são as marcas mais apontadas quando perguntados sobre qual delas despertava desejo. Já entre as internacionais, foram eleitas Louis Vuitton e Armani, com Chanel e Gucci mais citadas no quesito desejo.
O estudo apontou ainda que foram investidos no Brasil US$ 770 milhões no ano passado, representando um crescimento de 3% em relação a 2006. A maior parte foi direcionada aos estoques (41%) e desenvolvimento dos pontos-de-venda (33%), enquanto que o restante foi direcionado à expansão do negócio (24%) e ações de comunicação (20%).
Entre os aspectos apontados pelos executivos como inibidores da expansão e implementação do negócio de luxo no Brasil, estão a tributação – apontada por 66% das empresas - e a burocracia necessária na hora de importar um produto – citada por 33% delas.
Os estados do Rio de Janeiro e Distrito Federal são apresentados como potenciais mercados consumidores de luxo para este ano, concentrando 44% e 28% das empresas do setor respectivamente. É previsto ainda que a média história de crescimento se mantenha em torno de 20%, mas o número pode subir até 35%.
16/05/2008
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