A street art é um movimento originalmente das gerações mais novas, explorado por jovens designers, que usam os espaços urbanos para expressar a sua criatividade, certo? Não para a Lata 65, organização portuguesa, que vem quebrando paradigmas em Lisboa, por oferecer workshops de stencil e graffiti para idosos.
O insight inicial do projeto veio dos criadores da Woolfest - Festival de Arte de Rua de Covilhã - quando os grafiteiros perceberam que, durante a realização das intervenções artísticas, diferentes faixas etárias eram impactadas. E, surpreendentemente, os moradores mais velhos eram os que admiravam por mais tempo a atuação dos artistas de rua.
(fotos do Woolfest e interação com a sociedade)
Com isso em mente surgiu o Lata 65, que tem como objetivos: trabalhar o conceito de envelhecimento ativo, promover a solidariedade entre gerações, fomentar a democratização da arte contemporânea e demonstrar que idade é só um número.
Os workshops começam com oficinas (somente para alunos acima de 65 anos) onde a história da street art é apresentada e as técnicas de pintura, como stencil e mural, são ensinadas. Os alunos criam então seus próprios moldes - orientados pelos grafiteiros profissionais - e também aprendem a manusear os sprays.
(compenetrados durante a oficina)
Depois da parte teórica chega a hora de explorar os espaços urbanos e colocar em prática o aprendizado. Todo o grupo pinta em uma mesmo local, fazendo um mural coletivo. No entanto, cada aluno cria o seu próprio molde e desenvolve a sua assinatura.
(já na parte prática, fazendo arte)
O projeto tem ganhado repercussão na internet e em revistas locais, além de formar cada vez mais turmas.
Por conta disso, os organizadores estão estudando a viabilidade de levar a iniciativa, também para outras cidades!
Fonte: Bored Panda
Nenhum comentário:
Postar um comentário