No final de Maio aconteceu, em São Francisco, o Google I/O - conferência anual feita pelo Google para divulgar novidades em relação ao seu sistema operacional e apresentar produtos. Entre os projetos apresentados pela companhia, um, promete revolucionar o segmento têxtil.
Dentro do Google há um grupo de criativos que forma a ATAP (Google's Advanced Technology and Projects ) descrita pela própria empresa como "small, scrappy group of pirates working on wicked cool shit" e foi lá que tudo começou. Liderada pelo designer de integração Ivan Poupyrev, esta facção da empresa apresentou na última conferência, o Projeto Jacquard.
(Ivan - Popyrev >> Ex-Motorola e Disney Research)
O projeto é o novo empreendimento do Google, o qual permite que os fabricantes de tecido possam incluir um tipo de fio condutor nas tramas, para tecer controles de toque direto na fabricação dos panos. Diferente de tecnologias já existentes no mercado - como as usadas para luvas touch screen - esse fio pode vir em qualquer cor e ainda ser utilizado em qualquer tipo de máquina de tear.
(Foto do tecido com as linhas de controle)
Através de um controlador por Bluetooth somado à uma pequena bateria, que fica escondida na roupa, o tecido assume o papel de uma tela sensível ao toque podendo se conectar à dispositivos, como o celular. Ou seja, você pode atender ligações, passar música ou tirar fotos apenas tocando na sua roupa!
(bolso secreto para colocar a bateria)
Embora os tecidos "tecnológicos" não sejam uma novidade, o fato de elevar isso ao patamar massivo de uma indústria que produz aproximadamente 19 bilhões de peças de roupa por ano, é o grande diferencial do projeto. Acha tudo isso coisa do "futuro"? Então prepare-se! Para mostrar que a tecnologia é viável, no próprio evento foi anunciado que a Levi´s será a primeira marca a desenvolver peças do Projeto Jacquard.
(fio tecnológico aplicado ao jeans)
Confira AQUI o vídeo completo do projeto!
Fonte: fastcodesign
Nenhum comentário:
Postar um comentário