Mesmo assim, é esse pictograma que representa a terceira idade no Brasil, de acordo com a ABNT:
Para se posicionar contra isso, desde 2011 existe o movimento Nova Cara da Terceira Idade, que propõe uma grande mudança nessa representação.
O idealizador do movimento foi o publicitário Max Petrucci diz que a iniciativa veio quando a agência em que ele trabalha recebeu o briefing de uma campanha para esse público. Petrucci e seus colegas então notaram que não tinham muitas bases para falar com pesoas acima dos 60 anos, e que essas pessoas dificilmente recebiam atenção publicitária.
(Max Petrucci, idealizador do movimento) |
Foi a partir disso que decidiu-se propor um novo pictograma para representar os idosos e num projeto de co-criação virtual surgiram mais de 450 sugestões. A agência escolheu as seis melhores e as deu para dois designers trabalharem. Após, foram escolhidas as três melhores imagens e, por voto aberto online, foi decidida a vencedora.
(agora, o movimento pretende atualizar a versão oficial da ABNT para representação de idosos) |
No site do movimento dá para ver quais lugares já mudaram e quais foram indicados para que mudasse. E no Facebook, o movimento divulga programas culturais e outros assuntos de interesses do público alvo da campanha.
Fonte: Diário Catarinense e Nova Cara da Terceira Idade
Nenhum comentário:
Postar um comentário