02 outubro 2015

TENDÊNCIA: a Nova Cara da Terceira Idade

Em pleno 2015, parece lógico que a maioria das pessoas com mais de 60 anos não anda de bengala e com corcunda.

Mesmo assim, é esse pictograma que representa a terceira idade no Brasil, de acordo com a ABNT:


Para se posicionar contra isso, desde 2011 existe o movimento Nova Cara da Terceira Idade, que propõe uma grande mudança nessa representação.

O idealizador do movimento foi o publicitário Max Petrucci diz que a iniciativa veio quando a agência em que ele trabalha recebeu o briefing de uma campanha para esse público. Petrucci e seus colegas então notaram que não tinham muitas bases para falar com pesoas acima dos 60 anos, e que essas pessoas dificilmente recebiam atenção publicitária.

(Max Petrucci, idealizador do movimento)

Foi a partir disso que decidiu-se propor um novo pictograma para representar os idosos e num projeto de co-criação virtual surgiram mais de 450 sugestões. A agência escolheu as seis melhores e as deu para dois designers trabalharem. Após, foram escolhidas as três melhores imagens e, por voto aberto online, foi decidida a vencedora.

(agora, o movimento pretende atualizar a versão oficial da ABNT para representação de idosos)
Nessa semana, o Neumarkt Shopping, de Blumenau, foi o primeiro empreendimento de SC a aderir a mudança, e está inaugurando as novas sinalizações em homenagem ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro).

No site do movimento dá para ver quais lugares já mudaram e quais foram indicados para que mudasse. E no Facebook, o movimento divulga programas culturais e outros assuntos de interesses do público alvo da campanha.

Fonte: Diário Catarinense e Nova Cara da Terceira Idade



Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br