06 junho 2012

ECONOMIA - Made in China

O "made in China" há muito pode ser visto e percebido como uma característica "pejorativa" de um produto.


Mas será que ainda?


Uma propaganda da Orion Telescope, bastante criativa, diga-se de passagem, representa uma mudança de paradigma, não só de potência econômica (potência E realidade), mas também de percepção do público. Poderia representar, até, a construção da economia chinesa, que explodiu há poucos anos, mas que foi construída há muitos outros.






A indústria chinesa é notoriamente conhecida pela cópia. Excelente cópia (facilitada pela ida do know how de indústrias estrangeiras, em busca de menor custo produtivo). Ok. E é reconhecidamente inteligente. 
Dotada disso, estão sendo criadas "armas" para transcender outro patamar, de criação e inovação de produtos, idealizados, desenhados e produzidos na China.


Uma cidade chinesa, por exemplo, financia centenas de visionários, estilo Steve Jobs, para inovarem. Além disso, o governo incentiva artistas em programas para tornar a China uma potência cultural, promovendo também políticas de "inovações nativas", ou seja, favorecendo à indústria o desenvolvimento de suas próprias tecnologias. 
Em contraponto, claro, a indústria estrangeira sente-se traída, percebendo tais medidas como chocantes aos acordos anteriores.
Dá pra ver mais detalhes neste vídeo.


Uma mudança que pode trazer reconhecimento real de qualidade dos produtos chineses e levar a economia ainda a outro patamar.


Links utilizados: Funniest, Aljazeera


@INEX
/INEX

Um comentário:

  1. China um gigante que acorda para acordar o resto do planeta.

    Meu comentário é uma resposta as fotos que recebi na internet sobre a fábrica de vela de ignição na China.

    Quando ouvimos comentários pejorativos mostrando a China como um país de escravos, um país de uma indústria sem organização, de um povo sofredor, a primeira reação que devemos ter de pronto é saber quais as fontes da informação e quais seus interesses. Quando vejo esses comentários, não sei se é verdade ou não, mas uma coisa é certa ninguém joga pedra em árvore que não dá frutos, esta é uma verdade milenar. Não acho que um país que teve crescimento de 7,8,e até 10% ao ano seja um pais de medíocres ou de mal organizado, outra coisa o índice de produtividade na China é altíssimo, não acho que trabalho escravo aumenta a produtividade de nenhum país. Quando dizem ser o salário do povo Chinês é um salário de fome e medíocre, nós temos que ver que tudo é relativo, na Suíça os trabalhadores ganham muito, mas uma casa para morar custa convertendo para o nosso dinheiro mais de 1 milhão de reais, tudo tem a ver com o custo de vida, cada país tem seu sistema, acredito que os chineses não tenham um consumismo idiota como nós temos aqui, tudo aqui é marca famosa, é feito para impressionar nossos semelhantes principalmente nossos vizinhos, enfim todos aqui querem se mostrar cada vez mais importante ganhando mais status na sociedade, talvez o povo chinês seja mais humilde do que nós. Por isso a economia deles esteja em um patamar bem mais alto do que a nossa. Sendo assim não se esqueçam. Quando receberem vídeos ou fotos ridicularizando a indústria chinesa procure saber as fontes e seus interesses mesquinhos. Se mostram uma fabrica de vela que deve ser de fundo de quintal, porque não mostram também todo o parque industrial da China, enfim todo seu desenvolvimento. Está claro que esta fabrica de velas é para confundir as pessoas que não costumam analisar os fatos com mais critérios, esta fabrica pode até existir, mas tenho certeza isso não reflete toda a verdade da indústria chinesa.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br