29 julho 2011

INOVAÇÃO - Samsung Galaxy Skin, o celular flexível

O vídeo não é dos melhores, mas dá uma olhada:


O conceito foi criado pelo designer Heyon You, e mostra uma versão muito interessante de um futuro smartphone que conta com todos os seus componentes feitos em material flexível, como tela, câmera, alto-falantes, entre outros. O modelo/conceito do Samsung Galaxy Skin é pensado nas pessoas que querem utilizar o smartphone para várias finalidades, e dependem de um formato mais flexível para uma melhor utilidade do produto.



Por exemplo, segundo o conceito desenvolvido por Heyon, é possível utilizar o telefone (com sistema operacional Android) com o seu painel principal na parte frontal do aparelho, e na parte traseira, você tem a continuação dessa tela, que pode mostrar a lista dos aplicativos instalados no smartphone.
Para esse conceito, o Samsung Galaxy Skin conta com uma estrutura que deixa o telefone muito fino, contando com uma tela AMOLED Full HD. A flexibilidade do aparelho é possível graças aos seus materiais feitos de polímeros ativos, que podem transformar fisicamente o modelo. Com isso, você pode obter formatos que também sejam condizentes com o aplicativo que você está utilizando.


Se você quer um porta-retratos digital, o software ajuda a você transformar o telefone nesse formato. Se você quer executar músicas, ele pode sugerir o formato de um equipamento de som, entre outras propostas. Até mesmo em um formato de relógio, para o usuário levar no pulso.

Infelizmente, esse é apenas um conceito de produto, que muito provavelmente não vamos ver no mercado. Mas pode ser uma fonte de inspiração para outras soluções que devem aparecer no futuro.

Fonte: TechTudo

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

28 julho 2011

ESTRATÉGIA - Tesco, ou melhor, HomePlus por todo lugar

O Tesco, rede de supermercados, tinha um problema: na Coréia do Sul eles não conseguiam passar do segundo lugar. Fizeram uma pergunta: como passar a ser o primeiro, sem aumentar o número de lojas?
A resposta, em forma de "vídeo case", está aí:



É, a simplicidade é a complexidade resolvida. Estudou o mercado, o público, as possibilidades, teve a ideia e colocou na prática com excelência.

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

26 julho 2011

INTERNET - Gigantes interessadas na Hulu

O serviço de streaming Hulu (se quiser saber mais, visita esse outro post aqui) está sendo alvo de várias empresas de tecnologias, no bom sentido...



Apple, Google e Yahoo!, de acordo com fontes do Hulu, estariam interessadas na compra da empresa.
Algumas dessas empresas de tecnologia, inclusive, já teriam feito ofertas milionárias pelo serviço.

O Hulu, que é tido como um forte rival ao YouTube nos EUA, pertence a um conglomerado de empresas, entre elas a Disney, News Corp e Comcast. O serviço exibe, via web, seriados completos e, também, filmes e está avaliado em dois bilhões de dólares.

Para as empresas de tecnologia, a compra do Hulu pode ser positiva. O serviço tem exclusividade nos direitos de transmissão de diversas séries e programas da TV americana – entre eles, o hit Glee. E, por isso, tem uma base com mais de um milhão de assinantes que pagam para ter acesso a conteúdo exclusivo.
Neste ano, o lucro previsto para o Hulu é de US$500 milhões – quase o dobro dos US$263 milhões de 2010.


Fonte: Exame


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

21 julho 2011

BUSINESS - Especialista fala sobre economia criativa à HSM Online

Clarisse Setyon, em entrevista à HSM Online, fala sobre o crescimento da economia criativa, impulsionada pelo crescimento da internet. Ela é caracterizada por negócios que tem origem na criatividade, sendo design um bom representativo. 


Hoje, ela a terceira maior, atrás apenas do petróleo e de armas.




Fonte: @hsmonline


@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

20 julho 2011

COMPORTAMENTO - Pesquisa "A verdade sobre a juventude global" .vídeo.

As diferenças das gerações, os conflitos possivelmente gerados dentro das próprias organizações, qualidade e defeitos de cada uma... enfim, são diversos materiais sobre o assunto.


O interessante desse trabalho, feito pela WMcCann com mais de 7 mil jovens, é ser atual, tratar da geração jovem hoje, o que ela pensa, em que acredita e quais são suas prioridades. Para ter uma ideia, uma das verdades que eles concluíram foi que mais da metade deles trocaria o olfato por um telefone ou computador. Você trocaria?




Com ou sem olfato, dá uma olhada no vídeo que eles criaram com alguns dos resultados gerados, vale a pena:




@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

CONSUMO - McDonalds escolhe o Brasil para lançar produto

Na segunda feira, dia 18, chegou ao Brasil, com exclusividade, o CBO, Chicken Bacon Onion, do McDonalds.






E daí?


Bem, o voilá mesmo dessa super notícia é que o Brasil foi escolhido como o pioneiro do lançamento do sanduíche na América Latina.
Já lançado na Europa, o sanduíche três ingredientes: frango, bacon e cebola crispy, além de alface americana, queijo picante e maionese especial.
Antes de chegar às unidades de todo o país, o novo sanduíche foi testado no fim de 2010, em 23 pontos de venda do McDonald’s de Brasília.
Pois se você é daquele que faz questão de estar à frente dos hermanos, corre e depois nos conta!


19 julho 2011

DESIGN - Estúdio Ooo My Design, que já inova, agora usa fitas cassetes!

Os cassetes não morreram. Na falta de utilidade musical na era do mp3, os saudosistas acharam uma saída para as fitas, transformando-as em objeto de decoração. O tributo deu origem à linha de lâmpadas do estúdio espanhol Ooo My Design, que usa os tapes como material para decoração doméstica, prologando um tantinho em nossa companhia tais artefatos que marcaram uma geração.


Os objetos no site são todos bem interessantes, diferentes, e usam, de alguma forma, referências retrô.


As luminárias de fita cassete, em especial, levam vantagem do formato retangular próprio das cassetes, e são criadas com a disposição das fitas lado a lado. O resultado é a difusão delicada da luz - e ainda dá para customizar cada objeto trocando ou expandindo a estrutura com fitas empoeiradas da sua própria coleção pessoal. Uma saída charmosa através da reciclagem, e com custo de, em média, 70 euros, ou cerca de 155 reais.
 
 
Fonte: Exame
 
@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

DESIGN - Ford Mad Max Interceptor 2012

Publicado o carro conceito da Ford Mad Max Interceptor 2012, bem ao estilo dos heróis, fazendo alusão ao filme Mad Max (1979), lembra?














Até 1998, era o filme com maior arrecadação de bilheteria, com mais de 100 milhões de dólares.

Agora dá uma olhada no carro conceito da Ford, seu Interceptor: 











Um conceito impressionante.



@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

18 julho 2011

TEDx - Kathryn Schulz sobre "estar errado"

Quem nos segue no Twitter ou acompanha o blog já sabe: curtimos e apoiamos os TEDx. Além dos vídeos, participamos do POAxIdea, realizado junto ao TEDx Porto Alegre, ano passado.

Agora, já deve estar sabendo do TEDx Vale dos Vinhedos, que virá em Outubro e que tem como patronas a InexMarketing e a Mazah ( @tedxv_vinhedos).

Agora, resolvemos colocar, toda segunda-feira, um vídeo legal do TEDx, seguindo a filosofia de "spreading ideas".

O primeiro do movimento é esse da Kathryn Schulz, que se diz "especialista em estar errada". Ela fala sobre anos de pesquisa observando o comportamento das pessoas em estarem erradas - e principalemnte, como reajem a esta situação.



@inexmarketing
facebook/InexMarketing

COLABORATIVO - Google + com tutorial colaborativo

A "onda colaborativa" está em todas!

Agora, invadiu o fuzuê do Google +.

Muita gente ainda não tem o convite para acessar o Google+, e mesmo com diversas Redes Sociais que todos os dias nos tomam horas e horas das nossas vidas, diversas pessoas querem utilizar e entender como a nova Rede Social do Google funciona.

Com uma pequena busca no próprio Google, é possível encontrar posts, artigos, tutoriais e teorias sobre como devemos utilizar o Google+. Para unir todas essas teorias, artigos e tutoriais, um grupo de pessoas iniciou um projeto bem interessante e colaborativo.


O Google+: a Collaborative Document, no momento disponível só em inglês, alemão, russo e chinês, está sendo escrito por 120 pessoas e vai reunir em um único documento informações importantes sobre a utilização dessa nova rede social.

Pode acessar o doc aqui.

Pra entender um pouco mais sobre a "onda colaborativa", pode acessar esse link (TEDx sobre Consumo Colaborativo), ou esse exemplo, ou, ainda, sobre inovação aberta. Ou pode procurar direto no nosso gadget, aqui do lado...


Fonte: Proxxima

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

INOVAÇÃO - O que você imaginar, pode ser...

...impresso!

As impressões 3D já são conhecidas no mercado.

Ainda assim, achamos esse vídeo, da National Geographic, que demonstra as milhares de possibilidades imagináveis (tamanho, complexidade, partes móveis, cores...). Além de imprimir qualquer protótipo desenhado em programa específico, o vídeo mostra a facilidade do scanner, que permite imprimir um material já existente.



Quem sabe o dia em que teremos uma dessas em casa?

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

15 julho 2011

SUSTENTABILIDADE - Comunicação verde da Coca-Cola

A Coca-Cola apresentou nas Filipinas um outdoor gigante de 60 metros quadrados, coberto por plantas de chá Fukien que absorvem a poluição do ar.



Cada planta tem a capacidade de absorver até 13 quilos de dióxido de carbono por ano. A iniciativa ajudará a diminuir a poluição nas áreas próximas ao outdoor.
As plantas estão contidas em 3.600 potes feitos de velhas garrafas Coca-Cola que são projetadas para ajudar as plantas que crescem para os lados. E um sistema de irrigação por gotejamento foi instalado, o que economiza água e fertilizantes, permitindo que a água a escorra lentamente para as raízes das plantas, por meio de uma rede de válvulas, tubos, tubos e emissores. Segundo Guillermo Aponte, presidente da Coca-Cola Filipinas a iniciativa é uma personificação do conceito “Viva positivamente que se trata de um compromisso de fazer uma diferença positiva no mundo, por meio da incorporação da sustentabilidade.

Para ver mais outdoors interessantes, é só clicar aqui ou aqui!!

Fonte: Plugcitarios

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

14 julho 2011

COMUNICAÇÃO - A evolução do logo Google

Fala-se bastante em Google +, ou sobre o acordo Google e Heineken (quer saber, clica aqui), e tantas outras "coisinhas Google" que resolvemos relembrar (tom nostálgico...) os velhos tempos:


 
Bateu uma saudade, né?
Pois o logo da Google evolui bastante, apesar de não ter havido tantas trocas.


O primeiro logo, de 1998, foi desenhado pelo próprio Sergey Brin, um dos fundadores da Google. Logo depois, eles colocaram um ponto de exclamação ao final, bem estilo Yahoo! mesmo. Em 1999, Ruth Kedar, referência em design, criou o queridinho que está entre nós até hoje. Dá uma olhada na evolução do projeto:



Em dias festivos e datas especiais (tanto globais como regionais) são celebradas por alterações no logo, no próprio site. Há pouco tempo mesmo teve a homenagem aos 450 anos da Catedral de São Basílio.



Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

ESTRATÉGIA - O choque de gerações em empresas familiares

O principal desafio enfrentado pelas empresas familiares é encontrar o momento certo para abrir mão do controle do negócio e entregá-lo à geração seguinte. Essa foi uma das conclusões da pesquisa realizada pelo consultor americano John L. Ward, durante o evento Special Management Program HSM — Family Business, realizado no mês passado em São Paulo. Aproveitando a presença de 125 sócios de empresas familiares, Ward realizou um estudo sobre o funcionamento desse tipo de negócio no Brasil — publicado pela PEGN.

Segundo a pesquisa, as transições dentro dos negócios familiares costumam ser demoradas. Os empresários que estão no comando cobram maturidade e experiência da geração seguinte: 40% deles só convidam os membros mais jovens para o conselho de diretores depois dos 35 anos; mais de 60% exigem dos descendentes experiência externa superior a um ano, antes que comecem a participar do negócio; e 25% só permitem a posse de ações depois da morte dos pais.


Esses empresários estão certos”, disse Ward, em entrevista à revista. “A maioria dos especialistas acredita que a nova geração jamais deve ocupar o comando sem antes ter experimentado uma vivência substancial no mundo empresarial.”

Outra questão fundamental da pesquisa é a que diz respeito aos diretores independentes. Mais de 40% dos empresários relataram que não tinham nenhum diretor que não fizesse parte da família. Ward não se diz surpreso com o número: segundo ele, a porcentagem pode chegar a 70% em alguns países. “Há uma grande cautela em chamar pessoas de fora. É uma pena, porque esses empreendedores ainda não descobriram a importância de contar com um conselho forte, formado por diretores independentes”, diz.
 
 
 
Você pode conferir mais detalhes quantitativos, indo no site da PEGN.
 
Fonte: PEGN
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

13 julho 2011

ESTRATÉGIA - Heineken fecha acordo direto com Google

A cervejaria Heineken deixou as agências para trás e criou um canal de relacionamento direto com o Google. A notícia foi dada em matéria do Financial Times, o qual diz que a Heineken pagará pelas propagandas nos sites do Google, e terá um serviço especial de consultoria, dados e descontos.

Imagem: State of Search
 O orçamento atual para marketing, na Heineken, é de $3 bilhões anualmente, e 4% deles são direcionados ao marketing digital. O relacionamento com o Google, agora, irá mudar essa situação, por um acordo multimilioário, abrangendo 20 mercados ao redor do mundo.
Em entrevista ao Financial Times, o vice-presidente global de mídias e plataformas do Google, Henrique de Castro, disse:

"
Nós vamos trabalhar com a Heineken, disponibilizando informações adicionais sobre o público alvo e comparando-as entre os diferentes tipos de mídias. Esperamos que marcas inovadoras, como  a Heineken, aproveitem esse tipo de oportunidade para criar parcerias conosco e construir capacidades e inovações.
"

Tim Bradshaw, autor da matéria, atenta, no entanto, para o sinal que é acesso com essa parceria: a fina linha que as companhias de tecnologia gerenciam, como parceiras e competidoras de intermediários, como no caso de agências de propaganda.

Fonte: PSFK

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

12 julho 2011

CRIATIVIDADE - Panamore, criativa e prática pizzaria alemã

A personalização de produtos já acontece há muito tempo e, para pizzas, não é novidade também (ou um  grande desafio). A novidade mesmo da Panamore, pizzaria alemã, é que o cliente customiza sua pizza online e a recebe no outro dia, pelo correio!!


O cliente começa decidindo qual molho irá colocar, com descrições profundas de cada um, bem como quais ingredientes vão bem para cada molho. Depois, carnes, peixes, queijos, frios, ervas, amendoins, enfim, uma variedade de outros ingredientes a escolher. Caso você esteja sem criatividade, o site também disponibiliza algumas sugestões de receitas prontas...


Para a compra, é possível o pagamento online de até quatro pizzas. Com isso, as pizzas são produzidas e embaladas em recipiente e embalagem especificos, para manter a temperatura durante o trajeto, feito pela DHL. Dependendo dos ingredientes, as pizzas podem ficar dentro da validade por até 21 dias, se bem refrigeradas.

Há possibilidade de pedidos por restaurantes e estabelecimentos comerciais também.

Fonte: SpringWise

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

11 julho 2011

CRIATIVIDADE - Ken Robinson fala sobre criatividade

Ken Robinson, especialista em criatividade, inovação e pessoas, nomeado pela rainha Elizabeth II cavaleiro em 2003, diz que o pensamento criativo não vem do esforço individual, mas do trabalho em equipe.

Como o sr. define o conceito “criatividade”?

Há três palavras-chave nesse assunto. A primeira é “imaginação”, a fonte de criatividade. A imaginação é nossa capacidade mais extraordinária, que nos permite trazer à mente algo que não está disponível para ser captado por nossos sentidos. Com imaginação podemos reviver o passado, assumir o lugar de outra pessoa e ter empatia com ela, ou antecipar o futuro –não prever, mas antecipar diferentes possibilidades. Tudo o que é distintivamente humano provém do poder da imaginação.
A segunda palavra é “criatividade”, que consiste em colocar a imaginação para trabalhar. Outra maneira mais formal de definir a criatividade: o processo de geração de ideias originais que tenham valor. Você pode ser criativo em matemática, música, artes, na gestão de uma empresa, na condução de uma família. Tudo é fonte potencial de pensamento criativo. “Inovação” é a terceira palavra-chave. Significa colocar as boas ideias em prática. Muitas empresas estão interessadas em inovação, mas elas não podem inovar da noite para o dia. Antes precisam ter um processo de criatividade e, para isso, devem incentivar e promover a imaginação. Nesse ponto várias organizações e indivíduos falham: deixam de alimentar a imaginação.
Muitas vezes me pergunto como é possível incentivar a imaginação, e respondo que uma forma é com novas experiências. Se você nunca foi a uma galeria de arte, visite alguma; se nunca viu balé, assista a um espetáculo; se não costuma ir a eventos esportivos, vá a um; se sempre segue o mesmo caminho de casa para o trabalho, tente um diferente. Estimule sua imaginação com um novo fluxo de ideias.

Algumas empresas têm políticas específicas para estimular a imaginação dos funcionários, como o estúdio de animação Pixar, que criou um programa de treinamento chamado Pixar University, com palestras sobre diversas matérias realizadas nos escritórios da empresa.
Os funcionários podem passar até quatro horas por semana em qualquer curso, como os de antropologia ou egiptologia; não é necessário que o assunto esteja diretamente relacionado com seu trabalho cotidiano.
Um efeito dessa política é que ela gera um fluxo constante de novas ideias. Como é permitido freqüentar qualquer curso, funcionários de diferentes setores costumam se encontrar em seminários e conferências, o que ajuda a criar uma cultura coesa, um sentimento comum a todos.

Mas como passar da imaginação para a criatividade e inovação?
A criatividade é um processo diligente. Você pode ser criativo em qualquer área. A Pixar é criativa no negócio do entretenimento; a Procter & Gamble, no de produtos de consumo. Sua estratégia de inovação é muito diferente da Pixar. Incentiva a colaboração entre funcionários de diferentes áreas, com a contribuição de pessoas e pesquisadores externos. A Cisco Systems, por sua vez, forma equipes interdisciplinares, com forte ênfase na colaboração.
As empresas cujos departamentos operam de maneira isolada e onde as pessoas só falam de sua especialidade estão menos propensas a acender a centelha da criatividade do que as que incentivam o intercâmbio de ideias entre funcionários de diferentes setores e de distintas especialidades.
Em suma, para incentivar uma cultura de inovação, deve-se reconhecer que o pensamento criativo não vem do esforço individual, e sim da colaboração, do trabalho em equipe, de combinar as ideias das pessoas.


Além das equipes interdisciplinares, algumas empresas estimulam a criatividade dando um tempo livre para que os funcionários pesquisem o que quiserem. Isso funciona?
É uma política inteligente, que dá bons resultados. A disciplina é necessária, mas são fundamentais também o descanso e as etapas de maturação, para que as ideias se desenvolvam.
Um exemplo simples: quando não conseguimos nos lembrar de um nome por mais que nos esforcemos, o melhor que podemos fazer é não pensar nisso e, meia hora mais tarde, acabamos nos lembrando espontaneamente. O pensamento intencional ocorre na parte frontal do cérebro; no entanto, ali também se formam conexões inconscientes e boa parte das ideias criativas.

Qual é o papel da emoção no desenvolvimento da imaginação?
A emoção ganhou má fama no século 18, durante o Iluminismo, quando os filósofos deliberadamente tentaram minimizar seu impacto. Com Descartes, os grandes escritores da época argumentaram que, para a aquisição de conhecimentos, temos de aplicar um rigoroso processo de raciocínio lógico respaldado por evidências empíricas.
O filósofo Hume dizia até que era preciso erradicar os sentimentos do processo lógico, porque eles distorciam a verdade. Temos vivido com essa ideia desde então. Crescemos pensando que há sentimentos de um lado e racionalidade de outro e que podemos confiar no intelecto, mas não nos sentimentos. Assim, a psiquiatria tem se dedicado a corrigir os efeitos negativos das emoções. Entretanto, as emoções também têm efeitos positivos, e cada vez mais se fala dos benefícios da felicidade.

O sr. afirma que a maioria das pessoas acha que não é criativa ou inteligente. A que atribui isso?
As pessoas têm uma visão muito limitada da inteligência, acreditando que é uma espécie de pensamento racional medido por testes de QI. Eu, ao contrário, defendo que a inteligência é muito diversificada e que existem maneiras de pensar diferentes.
Algumas pessoas pensam visualmente; outras, por meio do som ou do movimento; e outras, ainda, de forma matemática.
Os pintores têm ideias visuais; não se trata de tentar compensar a falta de habilidade verbal, nem de converter as sentenças em imagens. Os músicos escrevem textos e, em seguida, os transformam em notas musicais; eles pensam musicalmente. O cérebro humano é interativo. Fala-se muito dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro, porém a ação real acontece nas conexões entre ambos. O cérebro não é um sistema mecânico, mas orgânico. Cada pessoa tem uma forma de pensar única. As grandes equipes criativas são as que reúnem indivíduos com diferentes experiências e habilidades, e convertem essas diferenças em ponto forte. De novo, a Pixar é um bom exemplo. Organiza equipes específicas para cada projeto e as dissolve quando o projeto termina, reorganizando novos grupos para as obras seguintes. Não é por ser do cinema que ela é criativa; é por fazer isso.


Fonte: HSM Online , entrevista a Eduardo Braun, publicada na Edição  83 da revista, em 2010.

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

08 julho 2011

COMUNICAÇÃO - Johnnie Walker lança garrafas com porcelana chinesa



A Johnnie Walker inaugurou no mês passado a "Johnnie Walker House", um espaço de brand experience que deve ajudar a marca a se aproximar do povo chinês e tornar seu uísque mais consumido no país.


Em uma casa de quatro andares, instalações interativas e uma escultura de cobre explicam todo o processo de destilação da bebida e contam a história da empresa escocesa.

Como parte desse projeto, uma série comemorativa das garrafas faz a ponte entre o uísque mais distribuído no mundo e a cultura chinesa. A ideia foi criar embalagens que imitam a pintura delicada das tradicionais porcelanas do país, em branco e azul.

As garrafas estão sendo vendidas exclusivamente na Johnnie Walker House. Somente mil unidades foram produzidas.

O design é da agência LOVE.

Fonte: Portal Exame

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br