24 março 2011

MARKETING - Inovação Aberta

Tradicionalmente, os processos de desenvolvimento de produtos aconteciam dentro dos muros das empresas, com limites rígidos.

A Inovação Aberta surge como um contra ponto a esta crença, acompanhando o crescimento das redes sociais e trocas de informações entre todos stakeholders. É através da Inovação Aberta, que as empresas tem se baseado nas informações geradas pelas multidões para tocarem seus projetos de inovação. Alguns exemplos:

KLM - Reclamações via Twitter geram insights para novo voo: um holandês tuitou sobre a falta de voos diretos de Amsterdam para Miami, gerando grande repercussão. A empresa lançou o desafio de que criaria o tal voo se todos os 351 assentos fossem reservados até 6 de dezembro de 2010. 5 horas foram suficientes. 


H&M pede inspiração à blogueira: famosa blogueira sueca, Elin Kling uniu-se à H&M de seu país para lançar linha de roupas baseada em seu estilo moderno, minimalista e boêmio.

Tim Burton usa Twitter para criar uma história: o diretor encorajou usuários a colaborarem na criação da história do persogem animado Stainboy. Para participar, era só incluir a hashtag #BurtonStory. A história completa foi publicada em dezembro de 2010.


#18DaysInEgypt - Documentário crowdsourced sobre o Egito: projeto que irá recolher materiais com a hashtag #18daysinegypt para criação do documentário.


Na verdade, esta Inovação Aberta nada mais é que uma gestão de conhecimento: monitorar dados de seus clientes, transformá-los em informações e aplicá-los em seus negócios. O valor gerado pela interação desses parceiros pode gerar muito valor no desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços, mas traz bastante complexidade também.

Inovação Aberta x Inovação Fechada - clique na imagem para comparar

Por isso, o modelo de negócio possui um papel fundamental nesse processo: é ele que determina quando utilizar Inovação Aberta, descreve que valores podem ser gerados e quais elementos podem ser buscados. É o modelo também que ajudará a empresa a não cometer erros e saber utilizar redes sociais e campanhas a seu favor.

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